Páginas

23/03/2021

Explicando Alicization: Contexto de Guerra-Sword Art Online Brasil #001 [PARTE 1]

AVISO: O Post a seguir faz um pequeno resumo dos eventos da Primeira Guerra Mundial e um resumo um pouco mais caprichado da Segunda Guerra. todos esses eventos são reais e estão sendo citados para contextualizar melhor a minha explicação do arco de Alicization. se caso algum erro, seja ele qual for, for localizado vocês podem e devem me informar na sessão de comentários desse post. meu intuito é unir meus dois grandes amores nesse blog. então quero trazer isso da melhor forma possível. eu deixei vários links no post para a Wikipedia, SAO Wiki entre outros sites, todos esses artigos não são de minha autoria e quaisquer erros neles não são de minha responsabilidade. estão sendo citados meramente como forma de justificar minhas fontes e dar a chance das pessoas conhecerem melhor as obras, eventos e personagens citados.e outra coisa, eu sei que História é para muitos uma matéria chata que te obriga a decorar eventos e nomes de pessoas que morreram séculos antes de sequer nós nascermos, porém um homem sábio uma vez disse que aquele que não conhece o passado está fadado a repeti-lo, e acreditem em mim quando eu digo que esse post mostra e muito do que nós devemos evitar. além do já explicado fato que isso vai ajudar a vocês entenderem melhor o arco de Alicization. porém se mesmo com tudo isso você não tem o mínimo interesse em um post filler, pode pular direto pra parte 2 [em breve]. 

Edu aqui. Antes de qualquer coisa relacionada a Kirito ou tecnologia VR, é importante voltarmos para o final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana, guerra essa que a França perdeu e com isso temos o surgimento do Império Alemão

Bandeira do Império Alemão 


Império: Diferente de um reino, um império é um acúmulo de territórios de diferentes Religiões, Raças e até mesmo Idiomas. o poder ainda é centralizado em uma pessoa, no caso o Imperador, mas aqui há uma constante busca por expansão. com isso, podemos ter um reino dentro de um império, mas nunca um império dentro de um reino. 


O problema aqui é que o Império Alemão não tinha muitas terras e isso e uma série de outros eventos levaria a Primeira Guerra Mundial (Para mais informações, recomendo o vídeo ''Primeira Guerra Mundial-Nostalgia¹).*Que fique bem claro, ela não foi nomeada direto como ''Primeira Guerra''. seu nome ficou na época como ''A Grande Guerra''. porém obviamente isso com o tempo acabou mudando

''Ta, mas o que isso tudo tem haver com Alicization?''

Calma, precisava fazer uma pequena introdução ao tema, e agora irei explicar em tópicos questões que são realmente essenciais para o entendimento completo do arco de Alicization: 


  • Algo que começou após o final da 1ª Guerra, e apenas aumentou com o passar das décadas e outras guerras (em especial durante a Guerra do Vietnã), foi o Pensamento Anti-Guerra. acontece que a destruição (durante a primeira guerra) nas cidades e as mortes foram algo colossal, logo, na década de 20 o pensamento ''geral'' era evitar ao máximo outra guerra tal como uma 2ª Grande Guerra² era algo visto como impossível. porém as coisas não foram bem assim. Que fique bem claro que após 1918, os Estados Unidos ascenderam financeiramente, porém isso não durou muito, já que em 1929 houve a famosa crise da bolsa (após a 2ª Guerra eles se tornaram uma superpotência) e se a situação nas américas não estava boa na década de 30, ela estava pior no agora país, Alemanha.
  • Devido aos eventos completamente desumanos feitos por eles, o antigo Império Alemão foi obrigado a pagar uma indenização para os países da Tríplice Entente (Aliados da Primeira Guerra) e isso simplesmente quebrou o país, deixando eles numa situação financeira terrível, e fazendo o povo sofrer muito durantes anos. E eis que surge o problema, isso aumentaria algo que já estava surgindo há algum tempo, que era a rixa política. Em 1918, já havíamos tido a Revolução Russa, e se a coisa já não estivesse ruim o bastante, surge Hitler e o Partido Nazista, com seus ideais de raça pura, Nacionalismo exacerbado e por fim uma recuperação do status da Alemanha, porque sim, Hitler conseguiu elevar a falida Alemanha para uma nova potência. E não demoraria muito para começar de novo aquela pira por conquistar territórios, e isso foi sendo tolerado por França e Inglaterra até Hitler tentar conquistar a Polônia onde não havia mais jeito, e estava declarada a 2ª Guerra Mundial.

  • Quem entende o básico de 2ª Guerra Mundial deve saber que os Italianos e Japoneses lutaram a favor da Alemanha Nazista, porém as coisas na primeira guerra foram um pouco diferentes. pra começo de conversa a Itália traiu a Alemanha (coisa que se repetiu na 2ª guerra :v) , mas aqui isso ocorreu devido a Itália ser aliada do Império Alemão através da Tríplice Aliança (Eixo da Primeira Guerra), porém uma vez que foram os Austro-húngaros que deram o verdadeiro Start na 1ª Guerra, a Itália optou por se manter neutra, porém em 26/04/1915 a Itália assinou o Pacto de Londres que prometia após o final da guerra dar os territórios da costa da Dalmácia, da Áustria-Hungria, e o resto dos territórios dos Balcãs do Império Austro-húngaro que seria dividido entre os três estados independentes: Sérvia, Montenegro e Croácia.  
  • Já o Império Japonês, desde de o princípio, foi contra o império alemão. assim lutando de 1914 a 1918 (ou se preferir durante toda a Primeira Guerra) a favor da Tríplice Entente. já na 2ª guerra mundial seu envolvimento começou apenas em 1941, com um evento que eu vou explicar melhor depois.

''E qual é a grande questão da 2ª guerra pra Alicization?'' 

Bem, temos duas:

  • A União Soviética QUASE foi aliada dos Nazistas, acontece que ainda antes do início da Segunda Guerra, Hitler e Stalin fizeram um pacto de não agressão. ou seja os Soviéticos não poderiam se meter tal como Hitler tinha que deixar eles fora de suas conquistas de territórios, mas Hitler acabou atacando eles de qualquer jeito o que fez Soviéticos e americanos lutarem do mesmo lado. Porém entendam uma coisa, os Estados Unidos lutarem junto de outro país não quer dizer que eles são amigos. e vocês vão entender o motivo de eu dizer isso no próximo tópico.
  • Várias tentativas foram feitas pra frear o eixo e eis que a mais questionável delas foi feita: 

Os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki 

O momento que vai ser citado agora estamos na seguinte situação:

-Devido a uma Guerra-Civil a própria Itália virou a casaca. (E sim, meteram outro pé na bunda dos Alemães :v).

-Os alemães perderam, e Hitler se suicidou.

Bandeira do Império do Japão entre 1889 a 1945

-Só sobrando agora o Japão. acontece que em 07/12/1941 os japoneses fizeram um ataque covarde a base de Pearl Harbor, base naval dos estados unidos que ficava localizada no Havaí. os americanos, resolveram contra atacar com tudo para por um fim naquilo. A tal vingança só ocorreu entre os dias de 06/09/1945 com Hiroshima e 09/08/1945 com Nagasaki.
É necessário que todos entendam aqui o estrago que uma bomba dessas pode fazer (novamente recomendo o Vídeo do Canal Nostalgia³) com isso, o Japão em 14/08/45 desiste e e a 2ª guerra acaba oficialmente 02/09/1945. porém os problemas para o Japão apenas começam. Através do Artigo 9 o Japão foi obrigado a extinguir o seu exercito e também abrir mão total e oficialmente da criação de armas de grande destruição. 

Artigo 9. Aspirando sinceramente a paz mundial baseada na justiça e ordem, o povo japonês renuncia para sempre o uso da guerra como direito soberano da nação ou a ameaça e uso da força como meio de se resolver disputas internacionais. ... O direito a beligerância do Estado não será reconhecido.*Vale citar que já houveram conversas para uma possível mudança no Artigo 9, porém até o momento onde esse post está sendo escrito, o Japão se mantém abrindo mão de Guerras e fabricação de armas de destruição em massa.

Bandeira das Forças Marítimas de Autodefesa do Japão 1945-Hoje em dia       

      Na realidade, pouco tempo depois iria ser formado as ''Forças de autodefesa do Japão'' sendo equivalentes ao Exército, Marinha e Aeronáutica, porém em sua maioria suas missões são diplomáticas, e o seu poderio bélico é muito baixo. Ou seja, mesmo que fosse travada outra guerra, eles não tinha homens ou armas o suficiente para durar muito tempo. Isso seria tolerado pelos outros países, e é a nossa realidade de hoje em dia, o Japão ainda mantem as forças de autodefesa em missões de paz (raramente eles se envolvem em algo fora da jurisdição deles de forma não-pacifica) e antes de finalmente entrarmos na lore, vamos voltar mais um pouco.

Devido aos Estados Unidos demonstrarem poder de construir bombas nucleares, o mundo viu o medo das guerras atômicas. isso, é claro, repercutiu e muito na cultura pop, gerando filmes como Godzila de 1954 entre várias outras histórias, mas como a vida imita a arte, e a arte imita a vida, teríamos início a uma nova guerra, mas essa não seria um Conflito Militar como havia sido antes, agora temos uma disputa entre duas grandes superpotências.

''Quem vai criar a melhor arma?''

''Quem vai levar o homem ao espaço primeiro?''

''A primeira pessoa a pisar na lua vai ser Americano ou Soviético?''

Senhoras e senhores. chegamos na Guerra Fria e no fim dessa primeira parte.

É... eu sei, eu não citei absolutamente nada sobre SAO em todo o primeiro post desse blog, mas acreditem que isso tudo vai fazer a diferença no próximo post e quem já leu Alicization deve ter percebido o motivo de eu ter citado esses eventos. 


Referências:

¹: Vídeo do canal Nostalgia explicando a Primeira Guerra

²: Vídeo do canal Nostalgia explicando a Segunda Guerra

³: Vídeo do canal Nostalgia explicando os estragos da Bomba Atômica

Nenhum comentário:

Postar um comentário