27/10/2021

Por quê SAO recebe Hate gratuíto?-Sword Art Online Brasil #029

ATENÇÃO: Edu aqui, ou Victor Hugo se preferirem, só passando pra avisar que o texto a seguir não é minha autoria. é do Professor Pedro . como devem ter percebido, nas últimas semanas eu tive contribuições do Josué e do L.N.B, e mais delas estão por vir. o Pedro é mais uma pessoa que agora também vai publicar textos aqui no blog. Enfim, Boa Leitura. 


Sword Art Online é uma obra muito controversa no gosto popular, sempre existe a turma que reproduz comentários de ódio e raiva para cima dos fãs, que sempre vivem rebatendo e se defendendo, gerando uma situação interminável e por muitas vezes patética.

 asuna x kirito » Anime Xis

Não se sabe de onde surgiu este ódio e raiva pela obra, muitos dos argumentos são baseados somente na animação da A-1 onde existem diversas alterações e tomadas de decisões que mudam alguns entendimentos da obra, como a tentativa de forçar um harém no protagonista e algumas mudanças que obviamente fariam com que a obra fosse perdendo um pouco do sentido geral.

Todas as obras que têm uma adaptação em anime sofrem com estes problemas, onde é necessário fazer cortes para que haja um encaixe, porém ainda não existe uma obra na qual esses cortes mantenham a fluidez das cenas ou que as explicações possam ser feitas, gerando algumas interpretações errôneas ou dando uma sensação de descuido.

Junto destas questões, as empresas que criam as adaptações acabam por mexer na estrutura elaborada pelo autor, algumas adaptações parecem ser feitas sem o cuidado necessário para não mudar a situação, e o caso é SAO.

À primeira vista da obra muitas pessoas acabam achando que é um anime de ação feito para jovens onde o protagonista vive lutando e guerreando, sem ver o lado humano, mas com o desenrolar da trama vemos um personagem cheio de defeitos e quem uma psiquê bem mais trabalhada, mudando totalmente o conceito da obra.

Buscando analisar os comentários de haters*, muitos deles parecem nutrir também uma certa frustração pelo anime, achando que o protagonista começa a se aventurar com outras garotas deixando a Asuna de lado, tal produção é uma das adaptações feitas pela equipe responsável pelo anime, gerando uma falsa sensação de harém na trama.

Eu conversei com uma pessoa que nutre um ódio pelo anime, o texto completo dele ficará em baixo para análise:

“Minha primeira impressão foi de que seria um anime de "crescimento" e divertido, e até certo ponto estava realmente assim, com uma produção boa demais seja em animações, músicas etc. Mas aí eu notei como começava a se formar um harém por nenhum motivo, e isso já era algo que começava a me irritar principalmente por deixar explícito que iria ocorrer uma relação entre o Kirito e a Asuna”

Kayaba akihiko sword art online | lifeanimes.com

Fica claro que a obra não foi bem aceita neste aspecto no Brasil, apesar de ser apenas uma impressão individual, muitos dos haters usam este argumento para tentar denegrir a obra e tentar criar um sentimento de vitória automática em um debate, porém muitos fãs sabem bem como rebater cada argumento, os leitores da novel sempre auxiliam os fãs que só viram o anime nestas questões.

Eu tenho obras na qual eu nutro sentimentos negativos, porém eu tenho ciência de que é apenas a minha opinião e que eu não saio bancando o messias para tentar buscar seguidores, o ser humano sabe o quão bom é a sensação da sua opinião ser validada como correta, mas para o gosto pessoal, infelizmente opiniões erradas são questão de opinião.

Eu passei por uma situação assim, onde um fã de One Piece ao saber que eu era fã de SAO, me chamou de adolescente que não saiu das fraldas”, “crianção”, “pessoa com QI menor que 3 e outros xingamentos tentando denegrir a min ah pessoa, o hater expressava a sua opinião sobre Sword Art Online como se fosse uma verdade universal e forçava todos a concordarem com ele, utilizando argumentos sem lógica alguma como “ o autor fez somente o arco de Aincrad, os outros arcos ele só animou por dinheiro”.

Fica claro que os haters não fazem pesquisa nenhuma para propor seus argumentos, a frustração da obra não ter sido algo que ele queria e usar como base apenas ódio gratuito para fomentar os argumentos faz com que ele queira pertencer a um grupo, o de fãs de um pirata que estica que na minha opinião é uma obra fraca e tediosa.( ele pediu minha opinião sobre One Piece depois de me atacar e quando eu falei, ele printou minha fala e saiu soltando em grupos de pessoas com opiniões parecidas com a dele visando denegrir a minha imagem).

Sword art online alicization em hd - Page 2 | lifeanimes.com


O Renan, dono do twitter AincradArchive vive postando pérolas de haters, sendo algumas citações um pouco perturbadoras, em conversa com ele, debatemos o ponto de atuação de hater e ele me apresentou um texto de um filme, na qual é dito que o trabalho de um crítico é bem fácil, há poucos riscos e é um prazer avaliar com superioridade o trabalho alheio, mas uma simples besteira as vezes pode ser algo muito bom.

O que difere é, hater não fazem uma crítica, eles expressam seus sentimentos de frustração na obra pois queriam algo diferente na qual foi escrito, eu mesmo odeio algumas obras por isso, mas não externalizo esse ódio nem deixo ninguém saber, são motivos pessoais e que só competem a mim, buscar superar ou conviver com aquilo, coisa que todos os haters que não aguentam ver pessoas gostando da obra deveriam fazer.

 A grande realidade sobre SAO é que a obra recebe um hate exagerado, os haters vão continuar a existir por conta deste rito de passagem que é odiar para pertencer e se esconder na base do senso critico, o fã da obra vai continuar a sofrer, a vida do hater é buscar maneiras de se sentir bem com a falsa sensação de estar certo e tentar buscar o máximo de carneirinhos para o grupo na qual ele sempre sonhou em fazer parte.


ToT on Twitter: "Explicando porquê com #KiritoNaNota nós acabaremos com a  inflação e teremos um país melhor - A Thread… "

 Considerações finais: É galera, o hate sempre vai existir, opiniões divergem sempre e isso que é legal da vida humana, sempre vão existir pessoas que só aceitam que elas estão certas, é normal, então eu só peço, não entrem mais em brigas, isso é pelo bem da saúde mental de vocês.

Video a qual o Renan se baseou para diferenciar criticismo de ódio: youtu.be/wasHFSVP6vQ

Depoimento de alguém que odeia SAO:

(Lembre-se, esta pessoa autorizou para que eu utilizasse o depoimento dele, ele sabe o motivo pela qual vou escrever o texto e autorizou, eu não estou buscando expor nem criar ódio em cima do dono deste depoimento, estou disponibilizando isto para que vocês leiam e entendam que cada um é cada um, isto não representa uma verdade oficial, ele mesmo já constou que isso é apenas a visão dele, então caso este texto te faça pensar algo diferente disto, pare de ler imediatamente)

“Bom, os dois pontos principais para que eu odeie a obra é

1- Influência na indústria

2- A estrutura

Eu só assisti o anime.

 

Minhas primeiras impressões foi de que seria um anime de "crescimento" e divertido, e até certo ponto estava realmente assim, com uma produção boa demais seja em animações, músicas etc. Mas aí eu notei como começava a se formar um harém por nenhum motivo, e isso já era algo que começava a me irritar principalmente por deixar explícito que iria ocorrer uma relação entre o Kirito e a Asuna, outra coisa também é o anime tentando ser sério, tipo risco de morte ou vilões abusadores? Pelo menos na minha impressão, foi uma seriedade muito "edgy" sabe? Algo forçado e sem naturalidade, como se o editor obrigasse de última hora, talvez em novel seja diferente, mas no anime eu tive essa impressão.

É algo bem pessoal, mas eu definitivamente detesto todo o elenco de SAO, e acho absurdamente esquecível, coisa de dos de eu só lembrar de Leafa, Kirito e Asuna dos de assistir duas temporadas, especificamente os dois personagens são duas fórmulas querendo ou não genérica que você acha em qualquer shonen, protagonista corajoso que atraí todas as mulheres da obra e a heroína guardiã que o enredo é ficar em perigo para o seu cavaleiro a salvar. Não sou do tipo que acho que tudo tem que ser inovador, o genérico funciona na maioria das vezes, mas nesse caso me irrita por eu não ter achado um personagem legal com quem eu desse importância. De resto que eu poderia reclamar sobre sexualização, protagonismo em batalha ou passagem de tempo horrorosa, mas são coisas batidas que ficaríamos insistindo no mesmo assunto.

Sword Art Online não intencionalmente destruiu o mercado de animes e mangas, eu chamo SAO de um câncer, literalmente, ele cresce e apodrece tudo ao redor dele, até destruir completamente, é isso que SAO fez, obviamente o autor não escreveu pensando nisso, mas não posso deixar de odiar, hoje em dia só saí isekai, usando a mesma fórmula de SAO, literalmente toda temporada de animes, ou lançamento de novels tem mais de um isekai que usa a mesma fórmula de SAO, muitas vezes é o mesmo protagonista até (absurdo), criou um público alienado a esse tipo de obra, que faz com que MUITAS obras ( a maioria de novels ) não ganhem anime por não ser potencialmente um sucesso comercial (não ter um Kirito, não ser isekai e etc.) acabou com a indústria esse talvez é meu maior ódio.

No geral eu acho SAO uma obra ruim, baseado em duas temporadas do anime que eu assisti, não recomendo para ninguém, principalmente pelo constrangimento e para não contaminar com esse câncer”

 

Glossário:

Edgy=Algo que é tão forçado para ser daora, assustador etc. que chega a dar vergonha alheia

Hater= pessoa que nutre e espalha ódio por algo ou alguém, seja figura pública, obra ou qualquer coisa que possa gerar o sentimento de ódio.

Texto por : Professor Pedro Kawahara.


2 comentários: