16/09/2021

Como SAO Progressive surgiu?-Sword Art Online Brasil #022 #ProgressivenoBrasil

Edu aqui. Para evitar decepções, aviso desde de já que o artigo a seguir é uma versão beta do roteiro do meu vídeo dessa semana. tem coisa nova aqui? Tem! a versão vídeo é mais resumida, logo, faltaram informações que vocês veram aqui. mas a estrutura é parecida. recomendo assistir o vídeo e depois ler o artigo como um complemento. 

Lembrando que esse artigo pertence a #ProgressivenoBrasil. apoie todos os parceiros:

Animes in Japan , World Dubbing & News , SAO BRA, PORTAL SAO Brasil , Sword Art Online BR

Central Sword Art Online, Roda Pop, Kirinoji

Como SAO Progressive surgiu?

Em 2012 surgiu uma obra que pegaria até os não fãs de anime de surpresa. Sword Art Online, o anime que se passa dentro de um jogo da morte. O primeiro episódio até hoje é um show de adaptação e de como criar hype. Só uma pena que a partir do segundo não só o termo adaptação é uma palavra muito forte como também tivemos um pequeno problema de comunicação. Acontece que o anime de 2012 adapta os 4 primeiros livros da série, sendo que o primeiro é uma história fechada que mostra o início e fim da Aincrad, parte do meio disso veio no segundo livro através das histórias que hoje são criticadas por terem criado o suposto harém da série. Sendo que o próprio protagonista demonstra interesse zero nelas '-', diferente da Asuna, que é o par dele na Light Novel e anime de Aincrad até o arco mais recente, Unital Ring. Os dois livros seguintes compõe o que já foi erroneamente associado como temporada 2, sendo que na verdade seria o segundo arco, Fairy Dance, um arco intencionalmente feito para não se parecer em nada com o anterior. Já que como dito O Arco Aincrad nunca tinha sido feito com a proposta de ser uma história a longo prazo. Era uma história que acontecia naquele mundo, não um mundo com aquela história.  

Mas, o povo é chato e clamaram por mais, e a grande questão é '‘Por que não?’’ e assim surgem mais Side Stories, com o surgimento dele... Sword Art Online: Progressive

Antes que você venha com hur durs que SAO poderia sim ter se focado na Aincrad e não joguinho de fadinhas, armas de fogo ou até mesmo cópia de Fate. Calma, eu explico. 

SAO, assim como qualquer outra obra de um iniciante, precisou de um concurso. Problema? ele foi escrito no início dos anos 2000 mas só foi publicado em 2009 junto da nova série do criador, Accel World, sendo essa a vencedora do concurso do ano de 2008, sendo que não só ambas as séries ainda estão de pé, como também SAO foi publicado devido ao interesse do editor de Reki pela obra, demostrando sua total confiança no novato, que saiu de um total desconhecido para a pessoa em que a Dengeki estava confiando ao menos duas obras ao mesmo tempo. 

                                                              

Mas a questão é: 

Se SAO foi escrito quase 10 anos antes de ser publicado, o que aconteceu nesses 10 anos pra justificar essa demora? 

Bem, acho que todos sabemos uma coisa, para uma obra passar nisso ela passa por um peneira, vários bons caras perdem a chance junto de outros ótimos criadores.  Mas o essencial é o cara saber apresentar a história dele, tanto que vocês podem ver que normalmente o primeiro arco ou ao menos o primeiro episódio do anime adaptação da obra em questão, é uma história que pode acabar ali mesmo. FMA,One Piece, Dragon Ball,Naruto. Tudo isso foi desse jeito, e independente de como foi no mangá, quantos capítulos levou pra introduzir a história. O importante é vocês entenderem, não adianta a história ser boa, se ela for enorme.  Você pode sim criar algo legal em 50 páginas, tal como em 500. Mas mandar um projeto de iniciante de 500 páginas é zoado também E foi nessa que o Reki vacilou, o primeiro rascunho de SAO era enorme e de um escritor amador. Que nem tinha trabalhado com isso antes. ele tinha um limite de 120 páginas para apresentar sua história e ter a chance de publicação, acontece que a Light Novel 1 de Aincrad (que sim, foi editada. mas ainda sim é o mais perto que temos do rascunho original) contém  360 PÁGNAS. considerando que as edições forram mínimas, temos 3 vezes mais material. e mesmo que apenas as 120 páginas fossem apresentadas, a história não teria final. logo, seria descartada pela Dengeki. Fazendo com que fosse impossível SAO ser inscrito na época. Sendo que o mesmo quase ocorreu com AW anos depois. por pouco Reki conseguiu uma versão de 120 páginas para apresentar sua história. 

Logo, o Reki  publicou SAO em seu site,  o Word Gear, surgindo assim a Web Novel. 

Vale citar que isso é meio incerto, a Web Novel não existe mais. Mas o que podemos ter 97% de certeza que o que era o rascunho original era o que chamamos hoje de novel 1, com várias mudanças indo de um Kirito de cabelo espetado que usava capacete até uma Asuna que mata Kuradeel, uma das 40.000 vítimas do castelo flutuante Aincrad, o jogo que funciona no sistema Nerdles. 

E ta? Qual é a sinopse?

Bem, no ano de 2011 era lançado o NerveGear, um aparelho capaz de fazer as pessoas entrarem dentro do jogo, mas sem o lado do isekai. Apenas a mente delas entrava. E dizer que ela entrava é meio forçado. Mas enfim. 

Em 2012 era lançado o SAO, o primeiro jogo AAA desse aparelho, mas ele era uma armadilha. Os jogadores não poderiam sair e teriam que vencer todos os chefes para fazer o logout. 

  • Ok, é isso a proposta de mundo tal como: 
  • Um garoto que come uma fruta do tinhoso 
  • Um moleque órfão que tem um capeta de 9 caudas no próprio bucho 
  • Ou até mesmo um garoto que vê gente morta mas não é esse aqui, que pistola pra tudo e agora que virou um Shinigami, mas ao invés de ser isso ta mais pra isso.

Podemos ver aqui como One Piece é péssimo. Afinal, o Luffy já começa foda no início do anime, e nós nem ao menos vemos com ele desenvolveu as suas habilidades de Gommu goomu pistol ou Gommu gomumu no cannon. Naruto e DBZ nem se dão ao trabalho de mostrar como essas crianças conseguiram sobreviver sozinhas. Assim como Bleach começa e você não faz a menor ideia como esse moleque ta vendo gente morta. 

Piadas a parte, com essa proposta apresenta, SAO segue com Kirito, um jovem de atualmente 16 anos que joga solo, quer dizer, por um breve período ele jogou em party com uma guilda, mas atualmente todos, menos o Kirrito obviamente, estão mortos. A grande questão é quando uma jogadora de alto nível aparece e sua relação com Kirito começa a se tornar cada vez mais íntima. Chegando ao ponto onde fica claro como um se importa com o outro. E a questão é, será que o Kirito merece amar de novo alguém? E se ele perder ela...? 

Bem, como podem ver o anime aperfeiçoou isso por mostrar a personalidade de Kirito com outras garotas. Justificando assim sua segunda espada, a bondade dele, mostrando que ele é capaz de se sacrificar pelos outros, justificar que sim, se você upa você fica forte, coisa que aparentemente é culta dms pros supostos criticuzinho dos anime por ai entra outras coisas que ocorrem entre os ep 3 ao 7 da primeira temporada. O problema é que nem todo mundo vê as coisas assim, acreditando que com base no ep2 a história seria aquilo. Cada ep, um chefe. 

Mas e seu eu disser pra vocês que essa história é um baita filer? Ela é parcialmente baseada numa história que foi escrita em algum momento entre os anos de 2002 a 2008. Nela, Kirito ainda está no andar um.  Kawahara ou melhor Fumio Kunori desenvolveu um estilo particular de sempre dar um foco para personagens femininas fortes. Sendo essas duetranoistas. O problema que após criar tantas personagens ele se viu num problema, ela precisava de alguém forte para estar ao lado de Kirito no início de tudo. Assim justificando haver tantas explicações de mundo.  afinal, a narrativa onde Kirito ''conversa com o leitor'' até funciona, mas isso podia ser expandido. e ter alguém ao lado do Kirito ajudaria a deixar as explicações mais atreladas a história, tal como mais interessantes. 

O Kirito não estaria falando com o leitor toda hora, e sim com alguém. Assim ficaria expositivo, mas pra livro funciona, e seria divertido. Afinal seria uma noob e um pro naquele assunto, algo que começaria a mudar com o passar da história, com aquela noob se torando uma real pro no jogo da morte. O problema era, Sachi só viria após andar 25, então. Um furo teve que ser criado, mostrando que Kirito e Asuna se conheciam desde do início. que fique bem claro, esse furo não tem muita relevância se você não é leitor da Light Novel, e é exatamente por isso que APENAS PESSOAS QUE LERAM A NOVEL 1 FALA DELE, se você está supresso em ver que os haters nunca dizem ''Nem era pra Progressive existir, é devido ao fato que como eles passam tempo e mais no soltão da mãe deles, eles não se deram ao trabalho de ler a Light Novel para saber como a escrita é. e caso esteja em dúvida, segue ai o famigerado trecho onde Kirito afirma que não conhecia Asuna profundamente, criando assim o furo em Progressive

O Furo existe e é assumido pelo próprio Reki, mas das palavras dele:                  

Como colocar alguém alguém assim que não fosse a própria Asuna? 

Afinal, ela sempre foi a escolha dele como par romântico.  Sachi pode até ter sido seu primeiro amor, mas Asuna sempre foi a prioridade na sua vida. 

Tanto que: 

  • Em Aincrad ele pensou em abadonar tudo, e isso inclui todos os jogadores ainda vivos do SAO, pra viver com ela no jogo 
  • Em FD ele foi com tudo parra tirar ela do ALO e impedir que Sugou case com ela. Afinal, Sugou deixou clarro que ele não tinha boas itenções com essa união com os Yuuki 
  • PB ele de proposito esconde o que estava fazendo para não por ela em risco. Afinal nem mesmo o Kirito de início conseguiu pensar em como Death Gun matava suas vitimas. E lembrando que, Sinon está auqi pq ela foi envolvida, mas asuna não está pq era o Kirito que o Kikuoka queria. Tanto que isso volta em Alicization 
  • Onde Kirito foi uma peça fundamental pro Projeto Alicization, o Kikuoka sabia que ele poderia manipular o Kirito, mas a Asuna não. Kirito desconfiava de suas intenções mas ele tinha uma divida eterna por Kikuoka ter dito em que hospital Asuna estava e lembrando que, foi o Kirito que zerrou o SAO. Logo, não faria sentido ela ser a beta teaster do Projeto Alicization 

Por fim, vale citar que Progressive inicialmente estava na mesma colocação que as histórias da Sachi,Silica e Lis estão. Era uma Side Story. Tal como Calibur e Mothers Rosario tbm são. O problema é que o Reki não parou por ai, ele escreveu toda a história do primeiro andar, que que fique bem claro é mais coisa do que o anime do ep 2, e ele seguiu com histórias dos andares seguintes. Ele compilou essas história e criou a categoria SAO Progressive. 

''Mas a questão é, pq não começar por ele?''

Bem, SAO Progressive foi lançado após o anime iniciar. E a frequência dele não é das melhores. Enquanto as LN normais saem por volta de 3 por ano, Progressive é uma média de 1 ao ano.

Sendo que só o andar 6 levou duas novels para ser completo, sendo que novel 1 de SAOP é andar 1 e 2. uma baita diferença mostrando como as subtramas evoluíram. O que antes era um complemento ou histórias bobas, agora conseguem compor um livro inteiro aliado a própria história de zeramento do andar, lembrando que tudo isso está amarrado numa mesma teia, com Progressive complementando Hopeful Chant, que complementa O.S, mas essas precisam do Arco Aincrad original para fazerem sentido, o que compõe não só a novel 1 , como também a história da Sachi, que é pós Progressive, e seus eventos finais se passam depois da morte de Yuna. ou seja, é tudo a mesma coisa, mas são histórias diferentes que necessitam de tempo para se alinharem. ver na cronologia até faz sentido, mas a narrativa não cronologia é mais recomendada por ela querer ser contada assim por plots e surpresas que seriam mais impactantes depois. Com isso, entendam que Progressive complementa a série principal. Existe deixas em progressive que complementam Alicization, assim como um evento numa história que existe na novel 8 que continua a novel 1 antecede progressive e é referenciada em Alicizaton. ou seja, na cronologia da Novel nós vemos:

  • Aincrad [2 livros]
  • Fairy Dance [2 livros]
  • Phantom Bullet [2 livros]
  • Mother's Rosario (voltando com forte importância da Asuna) [Volume único]
  • Early And Late (deixando tudo mais suave. explicando assim Kirisuna,A Calibur e a tal pessoa que Kirito encontra pós deixa o Klein). [Volume único]
  • Início de Alicization [2 livros]
  • Linha progressive intercalando com Alicization [Em torno de 12 livros] 

E ai sim, quando chegamos no sonho de Kirito, veremos como foi melhor ver aquela história pouco antes de Alicization, já que chegar aqui quase tomou 10 livros (só de Alicization) se a narrativa fosse cronologia, além de ser quebrada dada ao fato de Progressive ainda está sendo publicado, e está série ficou num hiato entre os anos de 2018 e 2021 , enquanto a linha principal seguiu em frente. Eu tenho noção que existem muitos mangás que entram direto em hiatos, como HxH e Berserk, infelizmente com esse último, como sabem, sendo definitivo dado a morte prematura de seu criador. Kentato Miura morreu aos 54 anos antes de finalizar sua obra. Deus me livre cogitar isso pra SAO ou qualquer outra obra, mas o ponto eu quero colocar aqui é que Reki Kawahara é um ser humano como qualquer outro, e infelizmente ele teve que pausar Progressive, o que em teoria, tronaria impossível de nós prosseguirmos a acompanhar sua série, não?

Mas é claro que não.

Como qualquer outro fã de SAO eu quero sim que ele complete tudo, indo até ao andar 73, mando um baita cliffhangerr pra novel 1 de Aincrad. mas temos que ser realistas, seu estilo estilo de escrita é muito complexo, o que dificulta cogitar ler SAO. Logo, entendam que Progressive, mesmo que bom, ainda sim depende de você conhecer aqueles personagens, mesmo que estamos vendo uma versão de 2 anos no passado, se o anime fosse feito com os rascunhos do Reki de Aria,Rondo,Concerto e Baracole  mal chegaria a 2014 e A-1 não teria mais material pra adaptar. Enquanto a série principal iria render no mínimo 3 temporadas. Tanto que isso foi feito e durou entre 2012 a 2020. Quase 10 anos mostrando aquela história, com só agora a adaptação de SAOP iniciando, aparentemente feita em filmes. Com agora sim, tem um certo material, por mais que eu ainda ache pouco pra iniciar adaptação. E outra coisa, Aria é legal? é. 

Mas ele não é uma história fechada. Ele começa já no andar 1, ou seja, sem o ep do Klein aquilo não faz sentido. O que obriga a A-1 a adaptar aquilo também ou trocar aquilo pelo ponto de vista da Asuna. Sendo que o protagonista da série e personagem mais bem desenvolvido, é o Kirito. Afinal até então ele tem por volta de 32 livros livros de desenvolvimento. 

Enquanto o anime mal deve ter pego 30% de UM livro. Essa é a diferença, de um personagem que para leigos é unilateral pra um cara teve uma evolução muito perceptível isso só nos 3 primeiros arcos.  Aria demonstra ainda um personagem um pouco imaturo, fazendo coisas que hoje em dia ela não faria. Um pouco sem foco ainda no que ele vai fazer, sem ter criado o compromisso de proteger aquela pessoa e digo mais, com suas habilidades ainda muito iniciais. ou seja, não esperem ele o filme todo com o visual clássico, ou tão pouco ele tão forte quanto era na linha principal.

Logo, vocês finalmente entenderam o que SAO Progressive ele não é reboot. Ele é uma prequel, tem furo? tem. Mas ele é fácil de aceitar até pq história grande uma hora ou outra vai ter furo. 

Ele é bom? isso vai de cada um. Ele é uma escrita depois de anos de treinamento e experimentação do Reki.  Mas a questão é que ele é uma história SIM pensada a longa prazo, isso vai no sentido que tudo ainda está sendo feito, desenvolvimento real dos personagens tem que ser visto quando mais material estiver em nossas mãos. Então, com isso você está pronto parra Progressive 

Nenhum comentário:

Postar um comentário