22/06/2021

Explicando Alicization: Os testes do Underworld-Sword Art Online Brasil #008 [PARTE 3]

AVISO: Edu aqui. Esse post é a parte 3,  clica no link e tenha todo o contexto de guerra necessário para o entendimento completo do arco de Alicization. outra coisa, eu deixei vários links no post para a Wikipedia, SAO Wiki entre outros sites, todos esses artigos não são de minha autoria e quaisquer erros neles não são de minha responsabilidade. estão sendo citados meramente como forma de justificar minhas fontes e dar a chance das pessoas conhecerem melhor as obras, eventos e personagens citados


Primeiro teste: 

O primeiro teste se baseava em clonar um Fluctlight de um adulto. Mas quando esse Fluctlight Artificial se dava conta que ele era na verdade um clone, ou seja, que ele não era real no sentido biológico, ele entrava em colapso.  

Isso acontecia devido a aquele clone manter as memórias e sentimentos da pessoa real, então ele não conseguia conceber o fato dele não existir ou sequer ser real. E isso já foi uma grande frustações do Projeto Alicization, imaginem só se um soldado, sei lá, um atirador de elite extremamente disciplinado e experiente fosse clonado, imaginem um exército de soldados assim, pois é, não da. logo de início toda a ideia do Projeto do Kikuoka foi basicamente jogada no lixo.   

Segundo teste: 

Depois mais de 10 testes desse tipo, todos com o mesmo resultado ,  eles ficariam uma semana em reuniões de Brainstorming até que uma pessoa tivesse uma ideia GÊNIAL: 

''Vamos limitar as memórias pessoais'' -Funcionário da RATH

ou seja, nome, endereço e etc, boa ideia não? 

Acontece que o aprendizado também é uma forma de memória, logo, quando se bloqueia as memórias, você bloqueia a capacidade de aprendizado da pessoa. Com isso o Fluctlight artificial não só não iria conseguir saber como atirar ou pilotar um caça, como também não saberia nem falar ou ter a capacidade de desenvolver tais aprendizados. mas calma, por mais que tenha sido outro fracasso, o conceito de bloquear memórias vai voltar aqui várias vezes ainda.

Terceiro teste: 

Então vamos para quando finalmente foi posto em prática a ideia de clonar o Fluctlight de um recém-nascido, afinal ele teria toda uma vida pela frente, e esse não teria memórias ou personalidade formada, além de nesse sentido não existir uma diferença significativa com o Flutchlight de um adulto. ou seja, uma mão na roda pros caras, certo?  

SIM!!!

Deu tudo certo dessa vez e através da cópia dos Fluctlights de 12 recém-nascidos foi criado o que chamamos de arquétipo de alma.  

Arquétipo de Alma: 

Através disso seria possível a criação de mais Flutchlights artificiais se baseando naquilo. ou seja, imaginem que isso seria skins, a partir daqui o sistema poderia criar uma aleatoriedade, ou seja, realmente criando novos seres de forma completamente diferente. o padrão que seria criado aqui seria usado para o desenvolvimento cerebral dos futuros seres do Underworld, porém isso aqui deve ser interpretado de forma meramente ''biológica''. Afinal SIM, a genética dos pais das crianças importa tanto na personalidade como na aparência, porém antes de vocês entenderem isso, é necessário explicar algumas outras coisas. 

Problemas no paraíso: 

Aqui entra um problema, sim o STL é muito promissor, mas ainda tinha algumas limitações para a criação de um mundo, tanto que ficou decidido que seria melhor que esse mundo fosse com um toque mais Medieval, dessa forma eles poderiam fazer com que, além de ser mais fácil de projetar um mundo ''totalmente indistinguível da vida real'' os Flutchlights artificiais também teriam um baixo conhecimento filosófico e cientifico, ou seja, uma manipulação seria muito fácil, fazendo com que eles nas determinadas situações, nem soubessem que aquilo era uma realidade simulada. E atenção nesse ''determinadas situações''  

Bom, ai que vai um bônus interessante, como nós evoluímos muito o nosso conhecimento geral do mundo, uma realidade onde o conhecimento das pessoas seria algo equivalente a mais ou menos o século 11, o conceito de magia, deuses e etc seria algo que seria de fácil compreensão e aceitamento. Ou seja, explicar coisas como magia e própria adição de uma ''magia'' nesse mundo, faria com que fosse ainda mais fácil eles entenderem aquilo como sua realidade e não houvessem grandes questionamentos.  tanto que é nessa que entra as Super Contas.

Super Contas:

Elas seriam contas que os funcionários da Rath usariam para entrar no Underwolrd, tendo privilégios de Administrador semelhantes aos que Heathcliff e Oberon tinham, porém em proporções diferentes. Acontece que existiam diversas contas desse tipo, as de mais alto nível, que podem ser consideradas quase como divindades do Underworld, uma vez que cada uma delas tinha um poder Elemental. porém também  haviam contas mais genéricas, como nomes do tipo ''Cavaleiro Negro'' que mais tarde se tornaria uma espécie de facção naquele mundo,  e por fim vale citar que aqui as contas que eram usadas para logar em jogos como ALO poderia ser usadas para serem convertidas em avatares do Underworld. com o aparelho fazendo todo o trabalho de conversão daquele avatar de polígonos para a rendereização

Mais problemas:

Tudo até aqui parece bom, mas novamente problemas iriam surgir.                                            Primeiramente vamos voltar ao ponto citado acima da dificuldade de criar um mundo virtual contemporâneo aliado aos problemas de desenvolvimento das I.A's:

  • Todo o desenvolvimento da Rath aqui teria que partir dos princípios de não existência de armas que usam pólvora, do meio de transporte mais rápido ser uma carruagem e também da necessidade de intervenção humana dos funcionários da Rath para auxilio inicial nessa fase incial das I.A's. Com isso, senhoras e senhores, chegamos na parte da Primeira Geração dos Seres do Underworld, com a Rath utilizando a base da Semente para criar um pequeno vilarejo conhecido como Rulid.

Primeira Geração:  

Com tudo isso em mente, temos os reais primeiros Fluctlights Artificias do Underworld, compondo  16 vidas, sendo criados e nutridos em duas famílias, porém novamente temos problema, essa primeira geração de IA'S não poderia ser geradas por outra I.A (por isso que eu disse da necessidade de humanos apoiando as I.A's), ou seja, elas iriam surgir, mas de onde elas surgiram?  

Bem, mesmo sendo promisora, a Semente não é capaz de simular nascimentos em seu puro, e isso obrigou a quem fosse colocado uma ajuda externa. assim agora sou eu que vou fazer uma pergunta pra vocês. Quem liga para quem nasceu primeiro o ovo ou galinha, o que eu quero saber é: 

Se esses 16 Fluctlights Artificias são a primeira geração, logo, ancestrais de todos os seres Eugeo,Alice e Etc, quem são os pais da primeira geração?

Nesse caso temos 4 funcionários da Rath que seriam designados para entrar no Underworld, sendo os pais dessas crianças. sendo 4 homens e quatro mulheres. e aqui você deve estar novamente cheio de dúvidas, se o Projeto Alicization praticamente só estaria nesse estágio pós Phantom Bullet, como a Rath iria conseguir fazer a Primeira Geração nascer e crescer e ainda assim dar tempo para Eugeo e Alice nascerem?

Nessa seria ativado algo chamado: «Aceleração de Fluthclight».

Aceleração de Fluthclight: 

Devido ao STL se conectar não se conectar ao cérebro e sim nas partículas quânticas da consciência, o aparelho é capaz de enviar sinais elétricos aos neurônios e neurotransmissores, resultando em vários fenômenos biológicos, com isso, conseguindo acelerar a percepção de tempo. em outras palavras, ele consegue fazer com que a consciência da pessoa envelhaça na velocidade que for melhor para eles. é como se essas partículas fosse o tempo de vida, através da manipulação e tradução do aparelho, é possível fazer com que ele sinta que anos se passaram e isso não causaria danos. só tem uma questão, primeiramente a alma humana aqui serve como se fosse um HD, mas nesse caso ao invés de dados de espaço, nós temos anos de vida,  um Flutchlight não consegue suportar mais de 200 anos de vida. Sim, vocês leram direito, aqui é dito que nós temos condições de viver até os 150, porém  até mesmo aqui o corpo não consegue aguentar tanto tempo assim.

O lado que favorecia a Rath é que foi descoberto que os anos simulados no Underworld poderia ser facilmente reprimidos no mundo real. ou seja, é como se uma pessoa de 18 anos saíse com a mente de 28 anos, haveria uma pequena diferença, mas ela em si permaneceria a mesma. apenas com pequenos lapsos de memória, mas sendo incapaz de retomar as memórias de forma natural. uma vez que, elas ainda estariam ali, seriam apenas inacessíveis. quase como se fosse dados corrompidos que ainda lotam o HD, mas que se pode abrir ou excluir.

E vale citar que mesmo que 10 anos da uma vida fosse ceifados pelo STL, isso ainda assim não seria grandes coisas, é como perder 10 GB de um HD total de 200. boa parte ainda está lá. a única coisa que precisa ser frisada, é a limitação dos 200 anos. uma vez que aquilo fosse atingindo, essa pessoa morreria de causas naturais.

A Vida dos primeiros Seres do Underworld:

Em apenas uma semana, na vida real, os Flutchlight Artificias chegaram aos 18 anos de idade. ou seja, uma aceleração de 1000. Aqui vale citar uns detalhes: 

  • Como os funcionários da Rath eram todos japoneses, o idioma do Underworld foi justamente japonês, E aqui surge um problema, no japonês temos a palavra ''Pan'' que sim, é o nome da neta do Goku, porem é literalmente PÃO em japonês. a palavra veio do Português de Portugal, na qual, teve grande influência no Japão. Logo, mesmo que o japonês fosse o o idioma falando nativamente no Underworld, muitas palavras tinha sua verdadeira origem completamente apagada ali. é quase como se nó Brasileiros excluíssemos da história tudo que se sabe sobre o Português de Portugal, estabelecendo o português como a única e verdadeira língua.                                              
  • Além disso, mesmo que ciência e filosofia não fossem algo que eles queriam que os Flutchlights Artificias tivessem conhecimento, obviamente foi necessário ensinar a eles conhecimentos básicos de matemática, e qualquer outro tipo de ensinamento que lhe viesse a calhar nas atividades que eles tinha ali, que seria usados nos trabalhos como: Cortar Arvores, Plantar e etc. e guardem essa informação, mais tarde eu falo de novo disso aqui. 

E com isso tudo estabelecido, os funcionários da Rath foram deslogados de lá, e isso simulou as mortes desses seres, sendo explicada no Underworld como se fosse uma pandemia que os matou os mais velhos. e aqui entra o ponto: As memórias dos 18 anos lá dentro foram suprimidas pela Rath, ou seja, pra eles foi como se eles tivessem apenas dormindo por todo esse tempo. mesmo que ainda houvesse aquele leve reptício de memória. chegando ao ponto de quando esse funcionários assistiram seus próprios funerais no Underworld, ver seus filhos sentindo a dor da perda fez com que todos os cientistas caíssem no choro. eles realmente desenvolveram um amor por aquelas crianças e não conseguiram suportar aquela cena. 

O Desenvolvimento do mundo virtual

Aquelas duas famílias citadas antes agora eram compostas por 8 meninas e 8 meninos. 4 Meninas e 4 Meninos por família. todos eles se tornaram casais que foram viver suas famílias. Com isso o Underoworld foi pra aceleração de 5.000 (sendo que Flutchlights artificiais podem ser acelerados quanto for sem que isso cause risco na vida deles) todos os 16 Flutchlights artificiais compuseram novas famílias, e tem um problema: Devido a não existir nada que fosse digital ou sequer analógico no Underworld, eles não tinham muita coisa pra fazer além de plantar, cortar arvore, comer e ... é

 Um total de 10 crianças nasceram. mas não é 10 crianças das 8 novas famílias, são 10 crianças POR FAMÍLIA. o bom disso é que essa nova geração também iria crescer e constituir novas famílias entre si, fazendo com que fosse possível substituir todos os NPC's por Flutchlights artificias, e assim eles foram se multiplicando, criando novas famílias e gerações, e isso continuou até que o Underworld atingiu os 300 anos de existência, com um total de 3 semanas de trabalho e uma população de mais de 80.000 Flutchlights.  através disso revoluções foram feitas: 

  • Primeiramente um sistema feudal com suas famílias reais com sobrenome próprios, um governo central que controlava aquele mundo e uma igreja foram criados. essa igreja no caso se amarra com a falta da explicação cientifica que eles tinham.                                                                                                                                                                                                                                    
  •  A Igreja de Axioma acreditava que existia uma deusa da criação, sendo essa a divindade maior daquele mundo, seu nome é Stacia, e ao lado dela temos Lunaria,Terraria e Solus, respectivamente as deusas dos Sonhos, da terra que fornece bênçãos às plantas e protege metalúrgicos e artesãos, e a Deusa que fornece bênçãos ao mundo na forma de raios solares que aumentam o poder sagrado. ou seja, aqui explicando como as plantas crescem e morrem e todos os tipos de fenômenos naturais, além da concepção de o que é o sol. E sim, são as tais Super Contas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                      
  • O sistema Feudal só veio graças aos ''ancestrais'' dos seres do underworld que eram funcionários da RATH, ou seja, os desejos e pensamentos deles foram transmitidos para as novas gerações que vieram a criar essa sociedade.  

e assim, sabe o que aconteceu nesses 300 anos de desenvolvimento?  

Nada.  

Dentro do Underworld existia o ''Código de Tabus'' nele existiam uma série de leis e regras que os seres do Underworld deveriam seguir, nesse caso, lembram que eu falei que a primeira geração de Flutchlights artificiais faziam pequenos serviços de Cortar árvores e etc? Bem, tudo isso era feito de bom grado pelas crianças. e isso foi transmitido pelas próximas gerações de forma que os habitantes do Underworld eram pessoas de coração puro... o era para ser...

Acontece que entre os funcionários da Rath existia um homem conhecido como Yanai, este aqui sendo um ex-funcionário da         , mas precisamente o homem que assediou a Asuna no ALO. ele consegui jogar toda a culpa em seu companheiro e entrou na Rath com o objetivo de continuar o legado de Sugou. e devido a ele ser uma pessoa cruel, seus filhos acabaram (mesmo que de forma inconsciente) sendo influenciados por sua personalidade e assim  se tornando pessoas igualmente cruéis e perversas, e isso tudo leva ao já citado surgimento dos nobres, que mais tarde dariam origem a uma garotinha chamada Quinella, e este não só fundaria a Igreja de Axioma como também iria criar o Código de Tabus com o objetivo de criar a paz no Underworld e impedir que qualquer um pudesse se opor a ela, mas eu to adiantando coisa aqui, vamos voltar um pouco.

Foram 300 anos sem Guerras ou Assassinatos, isso devido a segunda regra do código de Tabus não permitir a diminuição de uma vida humana. e nessa é importante dizer uma trapaça que foi feita naquele mundo com a intenção de fazer que o Código de Tabus fosse respeitado.

Code 871 (The Seal of Right Eye):

O Selo do Olho Direito foi uma limitação criada no Projeto Alicization de forma totalmente oculta aos olhos de Kikuoka e Higa, através dele quaisquer Leis, Regras ou Ordens feitas a um cidadão daquele mundo teriam que ser obedecidas ao extremo. 

Exemplo:

  • Os Habitantes do Underworld não podiam ferir ou matar outros seres humanos de forma proposital, a não ser que isso entra-se em contradição com alguma outra regra. se caso isso fosse tentado, a visão do olho direito do ser ficaria avermelhada com a aparição de grande circulo e o texto ''SYSTEM ALERT# CODE: 871'' e isso causaria uma dor extrema naquele infrator, desencorajando ou incapacitando ele tempo o suficiente para que o pensamento de quebrar o Código de Tabus saísse completamente da sua mente.

Os problemas aqui, são vários:

  • Em teoria, o Código de Tabus não era algo ruim. como dito antes, ele trouxe paz para o Underworld, porém essa paz custou a liberdade das pessoas. muitos seres do Underworld viveram uma vida simples, porém feliz naquele mundo. década e décadas sem se dar conta que a Igreja que ele referenciava na verdade estava controlando sua própria vida.
  • Mesmo que o Código de Tabus fosse muito bem embasado em suas leis, ele tinha diversas brechas, e muitas delas eram usadas por Nobres para fazer o mal com pessoas menos favorecidas.
  • Existia um caso extremamente especifico onde seguir o Código de Tabus significava o ser do Underworld por em risco a sua própria existência. E isso tudo acontecia devido a naturalmente s seres do Underworld serem incapazes de quebrar o selo e se não basta-se isso, quando essa situação especifica acontecia a mente do ser focava em duas coisas: ''Seguir o selo'' ''Quebrar o selo''  e isso, tal como saber que a pessoa se trata de uma cópia de um ser humano real, levava ao colapso do ser, resultando em sua morte.

Experimento de Sobrecarga:

Infelizmente a Rath descobriu esse último ponto da pior forma, deixando toda uma região do Underworld sem o gado, assim obrigando os seres do Underworld a racionar os mantimentos de forma que uma parcela de sua população perecesse, enquanto a outra iria continuar vida.
 Mas isso falhou e a comida foi dividida igualmente até o ponto onde todos os seres daquela pequena região morreram.

''Aqui é valido citar duas coisas, existe um diálogo do Kirito com a Cardinal que deixa a entender, pelo menos pra mim, que houveram mais testes desse tipo, porém eu não posso confirmar isso por dois bons motivos: Isso não é confirmado pelo Kikuoka e o Higa. Ele só assumiram esse que eu falei''

O problema agora é que a Rath não tinha nem ideia da existência do Selo do Olho Direito, com isso eles começaram a formular uma teoria para explicar o motivo dos Fluctlights Artificiais serem tão pacíficos: 

A programação do STL e do Lightcube não indicam que eles sejam os culpados disso, logo, o problema está dentro do Underworld. Alguma coisa lá dentro impossibilita os Fluctlighs artificias de cometerem crimes, algo lá dentro cria toda essa fé ao Código de Tabus. porém esse algo deve impossibilitar apenas Fluctlighs artificias, seres humanos normais devem conseguir quebrar o código de Tabus facilmente através de força de vontade.  

E com isso em mente, um funcionário da Rath foi colocado dentro do Underworld vivendo 10 anos de uma vida normal ali como uma criança, e foi a partir dessa idade que a teoria da Rath foi confirmada. Logo, estava provado que a limitação da ordem era algo dos indivíduos. Mas a questão é.. porquê?  

Infelizmente impossibilitados de encontrar uma reposta, a Rath tinha em suas mãos o primeiro mundo completamente virtual com seres humanos artificiais, mas que eram incapazes de matar, logo, inúteis para o propósito do Primeiro Exército I.A do mundo, mas eis que algo interessante foi notado:            Por serem adultos, os funcionários da Rath não eram tão curiosos ou empolgados quanto Fluctligths artificias e isso devido a de alguma forma eles percebiam que aquilo não era real, então já que o mundo real ainda era diferente do artificial, isso obrigaria a Rath a fazer mais testes 

O Último Teste: 

Percebendo que seria necessário o uso de um... trouxa? Kirigaya Kazuto foi o escolhido, afinal ele havia passado 2 anos no SAO então ela seria uma pessoa acostumada com um mundo virtual e que poderia facilmente usar o Underworld sem que isso lhe causasse a estranheza, além do fato óbvio que mesmo que indiretamente, Kirito havia contribuído muito para o Projeto Alicization, e o Kikuoka sabia exatamente como manipulá-lo ao seu favor. e no fim, novamente eles estavam certos e o Kirito dentro Underworld tinha uma curiosidade e astucia muito maior que a dos funcionários da Rath, o que fez com ele chega-se ao ponto de quase quebrar o código de tabus várias vezes enquanto era apenas uma criança de 10 anos,  porém isso teve um preço, Kirito interagiu intimamente com dois Flutchlights artificias:


Um garoto Loiro de olhos verdes chamado apenas de Eugeo, e uma garotinha loira de olhos azuis conhecida como Alice Zuberg. Sendo essa última, a filha do líder da vila de Rulid.  

 Devido a essa relação próxima, Kirito iria sem querer fazer com eles dois fossem propensos a quebrar o código de tabus, ou seja, a Rath conseguiu provar que Fluctlights Artificias podem também ser influenciados. Mesmo que em especial o Eugeo tivesse uma linhagem de boas pessoas, fazendo ele ser extremamente gentil e até um pouco tímido, ainda sim, dependendo da criação, era possível moldar um Fluctlight Artificial para agir de uma determinada maneira, o que pra Rath era perfeito, resolvia todos os problemas do P.A de uma vez só, porém isso tudo que dizer que esses Fluctlight artificiais estavam se aproximando de quebrar o código de Tabus e o Seal of Right Eye, e infelizmente isso um dia ocorre, mas antes vamos tentar entender melhor a relação desses três:

Kirito,Eugeo e Alice eram melhores amigos desde de sempre, sendo os dois garotos os sucessores de Garitta, Lenhador de 6ª geração que mal havia chegado perto de derrubar o Cedro de Gigas, uma gigantesca arvore que cobria parte da luz de Solus, impedindo um maior desenvolvimento agrícola de Ruild. quando os dois garotos haviam completado 10 anos de idade eles dois juntos herdaram tal Tarefa Sagrada.

O problema começa quando Eugeo, que era o mais comportado dos três, era o típico garoto que segue as regras ao pé da letra, não querendo dar um mínimo deslize mas tão descontente com o progresso quanto o Kirito, tanto que um dia Kirito e Alice conversam como os alimentos expiravam muito mais rápido no verão do que no inverno, fazendo ambos chegarem a conclusão que o gelo conseguia conversar alimentos por mais tempo, a questão era como conseguir resfriar os alimentos em pleno           verão obrigando Kirito dizer para que eles fossem até as montanhas do fim, onde o grande Bercouli havia lutado contra um dragão, e lá provavelmente havia gelo o suficiente para que os três conseguissem pegar e assim manter a comida de todos em Ruild por mais tempo.


Sabendo que isso poderia ferir o Código de Tabus, Eugeo foi o único a se opor a essa ideia, porém sua opinião foi ignorada e o três partiram para a borda do mundo e lá além de diversas pedras de gelo, eles encontram uma espada azul com detalhes de uma rosa encravada em sua base e a ossos de Dragão, os três pegaram o que precisavam porém acabaram por escolher o caminho errado e ao invés de ir direto para o lado da caverna que dava pra Ruild, eles escolheram o caminho inverso indo diretamente para o lado do território negro, chegando a tempo de ver Deusolbert  Synthesis Seven, um cavaleiro da Integridade, lutando contra um Cavaleiro Negro, e foi aqui que tudo deu errado e certo ao mesmo tempo para a Rath.





A tal curiosidade do Kirito se manifestou em Alice que tentou salvar o cavaleiro negro que estendeu a mão em sua direção a ela, como se ele estivesse pedindo ajuda, e ela seguiu em frente em indo da caverna para o Território Negro, ou seja, o consciente de Alice considerou salvar aquela vida mais importante que seguir o Código de Tabus a risca sem isso lhe causar o tal colapso, mas isso foi interrompido no momento que os pequenos Kirito e Eugeo gritaram pra ela parar, a
 desequilibrando,  fazendo-a cair e tocar o chão do território negro com os seus dedos. uma falha gravíssima do Código de Tabus que proibida qualquer Ser Humano a ultrapassar a barreira que existia entre o Território do Império Humano e o Território Negro. O que fez com que ela fosse levada para a capital de Centoria onde ela seria forçada no ritual de Sintesi, uma penalização feita pela Igreja de Axioma para os pecadores.

Infelizmente a Rath demorou tempo de mais para perceber isso, e o ato de Alice foi descoberto 3 dias (No Underworld) depois do ato ser feito. lembrando que aqui Kirito, que aproposito nasceu no mesmo dia que o jovem Eugeo, já tinha 12 anos de idade, um pouco mais novo que a versão da vida real que ficou presa dentro da Aincrad anos antes. vendo que o Kirito havia sido uma excelente cobaia, ele foi retirado do Underworld apos um período de em torno de 72 horas imerso ali e voltou para a sua vida normal, enquanto a Rath pensava em como repetir o o fenômeno de Alice Zuberg. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário