Páginas

08/06/2021

Explicando Alicization: I.A's, Kayaba Akihiko e o início do Projeto Alicization-Sword Art Online Brasil #007 [PARTE 2]

AVISO: Edu aqui. Esse post é a parte 2,  clica no link e tenha todo o contexto de guerra necessário para o entendimento completo do arco de Alicization. outra coisa, eu deixei vários links no post para a Wikipedia, SAO Wiki entre outros sites, todos esses artigos não são de minha autoria e quaisquer erros neles não são de minha responsabilidade. estão sendo citados meramente como forma de justificar minhas fontes e dar a chance das pessoas conhecerem melhor as obras, eventos e personagens citados

  • O território mais tarde conhecido como Alemanha se torna um império após vencer uma guerra com a França, logo após isso começaria uma a série de conquistas de territórios e eventos que levariam a Primeira Guerra Mundial. porém isso foi em vão uma vez que eles perdem e o agora país quebra financeiramente.
  • Anos depois começaria a Segunda Guerra Mundial, com agora Japão e Itália, antigos inimigos dos Alemães, lutando a favor dos Nazistas, mas novamente isso não foi o bastante uma vez que os aliados conseguiram vencer.
  • Com o início da Guerra Fria, EUA e União Soviética começam uma disputa que durou décadas e como foi dito anteriormente, o fato de EUA terem algum país como aliado na Segunda Guerra não quer dizer muita coisa, afinal toda essa tensão geopolítica durou de 1947 até 1991, e durante esse tempo o mundo via o risco de uma possível Terceira Guerra Mundial entre Socialistas e Capitalistas. mas isso nunca ocorreu e a principal questão é: Em SAO houve uma Segunda Guerra Fria, essa entre Japão e EUA.
  • Devido as mortes e destruições que ocorreram na Primeira Guerra começaria o pensamento Anti-Guerra, uma vez que os países não queriam mais arcar com os custos financeiros e também danos psicológicos que a morte de soldados causavam, transformando assim a criação de armas que não iriam por a vida de um soldado em risco em um grande chamariz. Tanto que a Bomba Atômica era uma demonstração disso, uma arma de destruição em massa que só precisava ser lançada uma única vez e seu dano seria certo. além do fato de não necessitar ceifar a vida de diversos soldados aliados (inimigos já é outra coisa :/). Porém os problemas aqui são vários:

-Como dito antes, isso causava uma destruição colossal que até hoje repercute e muito no Japão. foram mais de 200 mil mortos[¹] num ataque que é questionado até os dias de hoje.

-O Japão não só não poderia se envolver em problemas de outros países como também não poderia desenvolver armas como bombas atômicas graças ao Artigo 9.

-Os Estados Unidos chegaram a um ponto onde parecia impossível serem superados. logo o Japão havia se tornado ''refém'' deles não podendo conquistar uma independência militar, estando totalmente exposto caso algum país inicia-se uma guerra contra eles, e correndo o risco de um mero deslize fazer com que mais bombas fosse lançadas em território japonês por americanos.[1]

Foto meramente ilustrativa de UAV

Logo, começaria uma disputa entre Japão e EUA para construir a UAV¹ (Veiculo Aero não tripulado, ou apenas Drone) perfeita. acontece que mesmo tendo a praticidade de ser muito menor que um caça e não depender de um piloto na aeronave, os Drones podem ser facilmente derrubados com um PEM (Pulso Elétrico magnético) logo, transformando a promissor arma em um brinquedo de criança que nunca seria relevante nas guerras. [2]



Então o Japão volta a estaca zero, não tendo nenhuma arma que realmente poderia arranhar os Estados Unidos e ainda estando presos a eles, mas eis que surge uma oportunidade.

Que fique bem claro que o universo das histórias do Reki em nenhum momento tinha o compromisso de ser um universo 100% fiel a nosso mundo, logo revoluções tecnológicas ou coisas (hoje em dia) humanamente impossíveis são totalmente perdoáveis em prol da narrativa, principalmente partindo do ponto que SAO foi escrito como se fosse um ''possível futuro'' tanto que a história se passava 20 anos depois do seu ano de escrita original, e isso tudo eu digo no ramo da Inteligência Artificial, uma vez que SAO demonstra desde do princípio um mero sonho que as pessoas que trabalham nessa área tem hoje em dia, mas seria injusto dizer que ele não partiu de princípios reais, e com isso chegamos nos conceitos de Bottom Up e Top Down.  

Ambos são conceitos reais de Inteligência Artificial, sendo o primeiro deles a ideia de uma real I.A, onde sua construção se assemelha a um cérebro humano no sentido que ela não só teria a capacidade de aprendizado como também de interpretação, logo, ela teria total e completa noção da sua existência, e isso se difere por completo da Top Down, onde a inteligência artificial seria ensinada, ou melhor, programada a agir de uma determinada maneira em um determinado tipo de evento. [3]

Aqui muito se discute de qual seria a verdadeira IA perfeita, uma vez que uma Top Down poderia ser programada para ser fiel, mas ela nunca conseguiria ter a noção para poder agir em qualquer cenário, e dessa mesma maneira a Bottom Up não é algo que pode ser criado do nada, toda a tecnologia de I.A se baseia na Top Down, logo nada do que foi feito hoje em dia poderia ser utilizado, além do fato que estamos falando de criar uma real vida artificial, e todos sabemos que as coisas não são tão simples assim. Logo, o uso de Inteligências Artificiais como vemos em filmes como Exterminador do Futuro é algo que estava muito distante. pois é, estava.

Eis que um estudante prodígio a frente de uma grande empresa apresenta um projeto muito interessante. Kayaba Akihiko e o SAO.

No Universo de SAO, a tecnologia VR atingiu a 2ª geração, sendo a primeira tudo o que temos hoje em dia, e a 2ª o conceito do Fulldive (Imersão Total) uma forma de colocar a consciência das pessoas dentro do jogo ao estilo Matrix. (que eu corto minha mão fora se isso não foi uma das maiores fonte de inspiração do Reki) A grande questão aqui é que enquanto desenvolvia o SAO, Kayaba percebeu que aquela tecnologia tinha muito mais potencial, e mesmo realizando o seu sonho de construir o castelo que ele sempre viu em seus sonhos, Kayaba descobriu a ''imortalidade'' 

Através daquela tecnologia, uma pessoa poderia scanear sua consciência, e mesmo que seu corpo real perecesse, ela poderia continuar existindo [4]. mas eis que temos o problema:

Kayaba era uma pessoa complicada, era um prodígio sem sombra de dúvida e isso desde da tenra idade, porém era muito focado no seu trabalho e relaxado com si mesmo, e isso chamou a atenção de Koujiro Rinko, na qual mais tarde engataria um romance com ele. [5]

Mesmo sendo apaixonada por ele, Rinko nunca conseguiu ver Kayaba por completo, para ela, ele era apenas um ''Nerd Maluco'' que estava fazendo um jogo que mudaria o mundo. mas o dia 6/11/2022   chegou e ela descobriu as reais intenções dele e com isso planejou assassina-lo, mas falhou em seu plano. se tornando sua ''cúmplice'', sendo obrigada a cuidar do corpo de Kayaba no tempo que ele ficaria no jogo, se não seria morta com uma bomba que estava alojada em seu peito.Acontece que Kayaba nunca planejou matar Rinko e isso foi feito unicamente para impedir que ela fosse presa. porém ai que ta o ponto:


Através de Rinko, Kayaba forneceu informações para o desenvolvimento do Medicuboid (Dispositivo Médico VR de 3ª Geração)[6], um aparelho que usaria a realidade virtual para tratamentos médicos. uma vez imersa, a pessoa não sentiria nenhuma dor. podendo viver uma vida normal em ambientes virtuais enquanto seu corpo era tratado por medicamentos, com isso sendo possível até tratamentos experimentais e evitar dores e incômodos que as fortes medicações fariam no corpo da pessoa.Infelizmente no universo principal da série tivemos apenas uma usuária do Medicuboid, sendo essa a Yuuki no arco de Mothers Rosario [7]  nos jogos de SAO, Asada Shino chegou a usar o aparelho como um método de tratar seu trauma de armas de fogo, porém isso só fez ela ser transferida para a Aincrad após Heathcliff ser ''morto'' por Kirito (isso é a sinopse básica de SAO Hollow Fragment, não disse spoilers). [?]


Voltando a explicação de Inteligências Artificiais, o Sword Art Online usava um sistema um pouco mais complexo de I.A's, os meros NPC's do jogo funcionavam num sistema Top Down tão avançado que quase conseguia ser considerado uma Bottom Up, uma vez que determinados NPC'S (como a Yui) eram programadas a imitar o comportamento humano, além de terem a habilidade de ler trejeitos humanos e replicá-los (como o bocejo da Yui em Fairy Dance) 

O problema aqui é bem simples, Yui não é uma Bottom Up, logo, não é uma I.A perfeita.[3]

Na novel 3 temos um diálogo do Kirito afirmando que ele acredita que Yui seja a I.A perfeita:

Tradução oficial da Panini

Atualmente, em 2025, várias empresas de pesquisa têm anunciado ''Inteligências Artificiais extremamente próximas das naturais''. Se você analisar bem os ''comportamentos inteligentes'' dos programas, vai ver que a distinção entre a imitação da inteligência e a inteligência real está ficando cada vez mais ambígua. Além disso, considera-se que as IAs mais avançadas são aquelas que estão nessa fronteira.

 Yui talvez seja uma dessas. Ou talvez seja a primeira IA verdadeira a nascer. Mas, para mim, nada disso importa. Eu amo Yui, e ela me ama também. E isso é o suficiente.  -Sword Art Online Vol.3-Fairy Dance, Página 71

Porém vamos lembrar que isso é algo que está sendo dito pelo Kirito, que não é um especialista no assunto. ele é meramente o narrador e está empregando o seu ponto de vista. e nesse caso, o narrador não é 100% confiável, e isso eu não digo de maneira de diminuir o personagem, mas sim pelo mesmo fato que o Kirito é tão ''Nerd do SAO'' nas outras novels. Ele sempre relatou as coisas com base em sua experiência, ele sabe tanta coisa sobre o SAO por causa do tempo que ele ficou no jogo, logo, quando ele sabe que o Kuradeel iria fazer uma Avalanche isso se deve a ele saber que os pré-movimentos do seu inimigo eram característico daquela Sword Skill, que o Kirito conhecia [8]. aqui novamente ele emprega o que ele sabe, falhando, mas não deixando de construir a história maravilhosamente.-e que fique bem claro que isso é ''culpa'' do Kirito. nós não devemos culpar o Reki por informações erradas ditas pela boca de um personagem, principalmente porque isso mais tarde pode vir a ser elemento de roteiro, tal como foi aqui.

Para comprovar tudo isso que eu estou dizendo, vejam só o que a novel 10 diz a respeito da Yui e outras I.A's:

Tradução do saolightnovel.com


''Yui, poderia nos dizer o que é de fato uma Inteligência Artificial?''

Ao ouvir essa pergunta, Yui deu um sorriso triste enquanto pousava na mesa.

''Está mesmo certa de que quer me perguntar isso, mamãe? Responder isso seria como perguntar para vocês, 'O que são os seres humanos'...''

''Sim..., por favor, nos diga...''

''Tentar colocar de uma forma didática é praticamente impossível. Pois nesse mundo, nunca existiu uma verdadeira inteligência artificial..., seja no passado ou no presente...''-Sword Art Online Vol.10-Alicization Running, Página 18

...Agora explicarei o outro tipo de I.A., a bottom-up. Essa é muito similar ao cérebro, mamãe... que tem bilhões e bilhões de conexões neurais, todas interconectadas como um organismo biológico e seu objetivo é recriar através disso, dispositivos eletrônicos artificiais com a função de gerar uma consciência.-Sword Art Online Vol.10-Alicization Running, Página 19

E beleza, com isso em mente vocês já sabem que o SAO não só tinha a grande parada de ser o jogo que as pessoas entravam dentro como também tinha uma tecnologia muito avançada de I.A's, e eis que surge a nossa primeira figura importante:


Kikuoka Seijirou
: Citado pela primeira vez no 3º volume, Kikuoka aparece no início do 5º volume da série como o ''cara do governo que disse onde a Asuna estava''. ele é apresentado aqui para nós como um personagem bobo porém muito ardiloso e que aparenta estar escondendo algo, e isso se prova verdade quando descobrimos que ele na verdade é tenente coronel das Forças de Autodefesa do Japão [9], além de ter sido um Beta Tester do SAO.[10]

Acontece que quando o SAO foi anunciado o Kikuoka soube na hora que aquilo seria o futuro e que estava ali a chave para a construção da arma perfeita [11]*, (in)felizmente o plano dele deu ''certo'' até de mais e o evento das vitimas do SAO fez conquistar um cargo no governo com o único objetivo de resgatar aquelas pessoas [10], e após dois anos de trabalho um mero pirralho de 16 anos era o responsável por vencer o jogo da morte. logo, seria uma fonte de informações essencial e fácil de ser manipulada, principalmente quando Kikuoka viu que apenas alguns telefonemas seus poderiam dar a única coisa que Kazuto queria, e essa não era dinheiro ou poder, e sim a localização das pessoas de que ele tanto se importava, e uma vez que Kikuoka tinha poder o bastante pra isso e Kazuto era o herói do jogo, isso foi facilmente conseguido e o Kirito abriu a boca. [12]*

Com isso Kikuoka começou a reunir informações para o seu próprio projeto, mas havia um problema. eu não citei antes, mas houveram casos de cientistas alemães que trabalharam para americanos após a 2ª guerra [²] (algo tipo o Arnim Zola em Capitão América 2:O Soldado Invernal) e isso seria bastante útil aqui certo?

Só seria uma pena se o Kayaba tivesse fritado o próprio cérebro e vazado via internet [13]*. Com isso, Kikuoka precisava de um novo Kayaba, e porque não encontrar alguém que estudou ao lado do mesmo? e não, não estou falando da doutora Rinko e sim de Higa Takeru. 

Higa Takeru: Outro estudante da universidade do professor Shigemura (Sim, aquele tio do Ordinal Scale). Higa foi companheiro de Kayaba,Rinko e até mesmo Sugou no seu tempo de faculdade [4] e após isso ele foi pra coreia onde iria conhecer uma pessoa (de nome desconhecido :/) que seria obrigado a lutar na Guerra do Iraque***, infelizmente esse amigo foi morto por um homem bomba num evento que deixaria Higa desolado tendo agora um grande e forte objetivo de vida: [14]

Com  isso, ele teria o intelecto e a motivação necessária para defender o seu país através da sua inteligência e a compaixão o suficiente para entender que aquilo não necessariamente era um ataque, e sim apenas a construção de uma defesa. pelo menos na teoria. A partir disso seria formado a Rath, nome esse que deriva de um ser com corpo de tartaruga e cabeça de porco do livro Alice no país das Maravilhas [15] [16]. essa empresa era união de Médicos, Cientistas e pesquisadores todos com o objetivo de construir a tal Bottom Up [14]

''Mas como isso iria ser feito?''

Ok, agora podemos ir para a ''terceira e última figura''****:


Shigemura Tetsuhiro: Esse senhor foi um dos antagonistas do filme de Ordinal Scale e pai de uma menina chamada Shigemura Yuuna (sim, é Yuuna), ela tinha um grande amigo de infância chamado Nochizawa Eiji na qual também foi presenteado com um NerveGear e uma cópia do SAO. o problema é que Shigemura não sabia que seu antigo aluno prodígio estava na verdade criando uma armadilha da morte e os dois anos que iria se suceder iria de profundo arrependimento por ter ceifado a vida daquelas duas crianças... quer dizer, não é bem assim. Antes disso, vamos tentar entender melhora a relação de Yuuna e Eiji, ou melhor, Yuna e Nautilus:

Eiji era o segundo filho do casal, porém este se separou enquanto ele apenas uma criança pequena, com Eiji indo morar com sua mãe, e seu irmão mais velho indo morar com seu pai.
Desde então, Eiji morou no mesmo bairro que Yuuna e foi para o mesmo jardim de infância e escola que ela, até que ela se matriculou em um colégio só para meninas. Apesar de ter desenvolvido sentimentos pela menina ainda no jardim de infância e de ser bom amigo dela, o menino não conseguia transmitir seus sentimentos a ela. Na esperança de poder confessar o que sentia por ela em um mundo virtual, Eiji a convidou para jogar Sword Art Online juntos; para sua surpresa, a garota aceitou o convite. através de Tetsuhiro, ambos conseguiram cópias do SAO e logaram ainda no primeiro dia de jogo, após descobrirem que o SAO era um jogo da morte ambos viveriam juntos  em uma pousada do primeiro andar e se tornaram próximos (não romanticamente :/), com Eiji mais tarde sendo um membro da Ketsumei Kishida (guilda da Asuna), o problema começa quando Yuna acaba morrendo para um mob em um evento esse que deixaria tanto ele como Shigemura completamente abalados psicologicamente, e se não basta-se isso, os eventos do SAO foram de mais para o  ''novo casal Nochizawa'' que acabou se separando, fazendo Eiji ir morar sozinho vivendo de uma mesada que seus pais lhe deram para terminar seus estudos. mais tarde, em 2025, após mais de um ano martirizando a magoa pela perda de seu grande amor e seu completo ódio pela guilda de Asuna e pelos membros da, Eij seria chamado pelo Professor Shigemura que iria fazer o convite dele se tornar seu aluno, porém isso tudo era uma fachada uma vez que Eiji não estava indo para a universidade e sim se preparando para a insurreição de Yuuna.[17] [18]

O Professor iria adaptar a tecnologia FullDive para a realidade aumentada, assim criando um aparelho semelhante porém com suas particularidades próprias, e através dele antigos jogadores do SAO iriam ser convocados para lutar com antigos chefes do SAO e através disso teriam suas memórias scaneadas e roubadas pelo Augma. enquanto isso Eiji serviria aqui como o jogador lendário Ranking 1, quase como se fosse um equivalente ao Kirito, e através de tudo que fosse conseguido aqui, Yuuna seria recriada em Yuna, uma Inteligência Artificial que seria feita com base em todas as memórias possíveis da Yuuna real, usando a desculpa de ser uma idol estilo Hatsune Miku.



O problema obviamente começa quando o Scan de memórias retira tudo que as pessoas se lembravam do SAO, deixando elas com um caso semelhante a PTSD (Transtorno de Estresse Pós-traumático) e também quando fica claro que o grande objetivo de Shigemura era trazer sua filha de volta (o que convenhamos é algo justo. finalmente um ''vilão'' de SAO que tem um plano bem aceitável), mas Shigemura planejava usar até mesmo o próprio Eiji, já que este retinha muitas memórias da Yuna e seria essencial para que esta se torna-se a I.A perfeita. porém o plano ''falha''. Yuna permaneceu existindo, aparentemente ainda retendo muito da antiga Yuuna e ficando ligada a Eiji, agora recuperado e que após os eventos de OS, mais precisamente em Cordial Chords meio que se redimiu.

E só parem e pensem, agora Kikuoka tinha ''dois Kayaba'' e através de Shigemura, as I.A's poderiam ser melhor refinadas e o Projeto Alicization poderia ser posto em prática.

(Continua)






Referências:

¹ UAV: Unmanned Aerial System (Em Português: Veículo Aéreo não tripulado)

Fontes:

[¹] Matéria da BBC sobre os bombardeios de Hiroshima e Nagaszaki 
[²] Matéria da BBC sobre Cientistas Alemães trabalhando para os EUA


Trechos:
[1] Sword Art Online Vol.10-Alicization Running (Página 60) [Tradução de fã]
[2] Sword Art Online Vol.10-Alicization Running (Página 57) [Tradução de fã]
[3] Sword Art Online Vol.10-Alicization Running (Páginas 18 e 19) [Tradução de fã]
[4] Sword Art Online Vol.4-Fairy Dance (Página 193)
[5] Sword Art Online Vol -Alicization Running (Página 75) [Tradução de fã]  
[6] Sword Art Online II-Ep 25-Mother's Rosario
[7] Sword Art Online Vol.07-Mother's Rosario
[8] Sword Art Online Vol 1-Aincrad (Página 85 e 86) 
[9] Sword Art Online Vol 10-Alicization Running (Página 28) [Tradução de fã]
[10] Sword Art Online Vol.10-Alicization Running (Página 56) [Tradução de fã]
[11] Sword Art Online Alicization-EP 06-Project Alicization
[12] Sword Art Online II-EP 01-The World of Guns
[13] Sword Art Online EP 25-The World Seed
[14] Sword Art Online Vol.10-Alicization Running (Página 61) [Tradução de fã]  
[15] Sword Art Online Vol.09-Alicization Beginning (Página 71) [Tradução de fã]  
[16] Sword Art Online Vol.10 Alicization Running (Página 16) [Tradução de fã]
[17] Sword Art Online Hopeful Chant
[18] Sword Art Online Cordial Chords

*O Anime deixou mais claro a informação.
**Guerra do Iraque:
***Eu citei o professor Shigemura como a terceira figura do Projeto Alicization meramente pelo fato de OS ter uma cena pós-créditos demostrando ele na Ocean Turtle, porém na Light Novel ele foi citado apenas como Professor de Universidade, e não um contribuído do Projeto.





Parte 1: Resumo de Guerras [Post Filler]
Parte 2: IA's e o Início do Projeto Alicization
Parte 3: Explicando Como o Projeto Alicization funciona
Parte 4: Explicando Os testes do Underworld
Parte 5: Death Gun,BoB e o Squad Jam
Parte 6 : Explicando o Básico do Underworld
Parte 7: Explicando O Passado de Quinella e Cardinal
Parte 8: Os Cavaleiros e os seus EA e RR (Post  Meio-Filler)
Parte 9: A Jornada de Kirito e Eugeo (Ruild)
Parte 10: O Torneio de Zakkaria
Parte 11:  A Academia
Parte 12: A Jornada de Kirito e Eugeo (Igreja)
Parte 13: A Guerra do Underworld 
Parte ?: Star King Kirito 







Vol.9, Pag 71: Origem do termo Rath





A Itália era aliada do Império Alemão através da Triplice Aliança, porém uma vez que foram os Austrro-hungaros que deram o verdadeiro Start na 1ª Guerra, a Itália optou por se manter neutra  

Nenhum comentário:

Postar um comentário