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23/01/2023

Explicando Alicization: o Básico do Underworld [PARTE 5]-Sword Art Online Brasil #042

Olá, L_N_B__ falando. Esse é um dos roteiros, a 5° edição em específico, do finado 'Explicando Alicization' que o Edu deixou de rascunho. Percebendo que já estava praticamente pronto, resolvi pegar e revisar eu mesmo para assim publicá-lo, mesmo sem os rascunhos da 4° e 6° edição, então dessa vez o artigo não é de minha autoria. Encare isso como uma homenagem ao meu grande amigo <3.


Dessa vez preparei uma nada pequena lista de tópicos sobre o Underworld que vão ajudar na compreensão dos próximos artigos que vou publicar nas semanas que estão por vir ai. só lebrando que isso tudo é um apanhando de 10 livros, logo muito do que está aqui levou um tempo para ficar claro nas Light Novel's, mas o entendimento disso tudo agora, vai facilitar a explicação da jornada de Kirito e Eugeo,e da missão de Alice.

Partes anteriores :

Parte 1 Resumo de Guerra (Post Filler)

Parte 2:  I.A's, Kayaba Akihiko e o início do Projeto Alicization  

Parte 3: Os Testes do Underworld 

O Tempo dentro do Underworld:

Primeiramente vamos pegar a deixa sobre como os anos passaram dentro daquele mundo virtual, bem lá dentro eles são contados a partir da criação do império Humano. ou seja, temos os anos antes do Império Humano e os Anos a partir da criação dele. O ano mais antigo que nós temos é o exato ano em que as duas primeiras famílias foram criadas.  Sendo esse, o ano 70 Antes do Império Humano.

A contagem de meses:


Algo bom de explicar aqui, é que essa contagem antes e depois foi algo estipulado pela Igreja de Axioma como meio de esconder o tempo daqueles 4 primeiros. Ou seja, ocultando a verdade por trás do Underworld. Mas essa é uma parte bem fácil de se entender porque nós vamos entender os meses lá dentro. 

No caso o ano humano é divido em 12 meses. Mas ao invés deles terem nomes eles tem números. Logo Janeiro é o 1° mês e dezembro o 12° mês. Não encontrei infos se existem anos bissextos lá. 


Voltando um pouco aos anos antes do Império Humano, Centoria era ainda um pequeno vilarejo, A Igreja de Axioma, Código de Tabus, Cavaleiros da Integridade e a nobreza não existiam. Como vocês bem sabem, 18 anos se passam e então chegamos em 52 antes do império humano, com a morte dos pais, a união dos casais e a constituição de novas famílias. Eu havia dito antes que era perigoso acelerar um Fluctlight, porém isso não vale para os Flucltlights Artificiais, já que eles vão apenas viver suas vidas enquanto a Rath fazia seus testes. Então o Underworld é acelerado em 5.000 vezes mas ao invés de falar do tempo pós aceleração, vamos explicar melhor algo que ficou de fora nos primeiros artigos e vai fazer diferença agora: 


Império Humano e o Feudalismo: 

Vamos relembrar a Guerra Franco-Prussiana e a criação do Império Alemão, eu havia dito que um Império no Underworld é a mesma coisa, mas ao invés de um único, nós temos 4 Impérios. Só que ai que ta, eles só foram mesmo existir eles na época da Quinella, logo, os nomes e mais detalhes sobre eles é uma info que seria melhor deixar para o meu próximo post onde ela e a Cardinal vão ser devidamente explicadas. Mas calma que não só isso, criando a deixa perfeita para o tal post, das palavras do próprio Kirito: 


'‘Feudalismo. Era uma estrutura de governo onde a terra estava nas mãos dos nobres como senhores ou reis que controlavam tudo ao seu redor. Em resumo, o tipo de regime totalitário muito comum visto em histórias de fantasia e jogos’’. 


Ou seja, os Nobres tem terras do redor do mundo. 


Usando o Alicization Lycoris de exemplo, em um determinado momento da campanha, a Liena deu uma aula extracurricular para Kirito e Eugeo, que eram ainda pajens, no caso a missão oficial deles era caçar um animal. O problema é o seguinte: 


Eles tinham o direito de pisar nas terras de um outro nobre, o direito de ir e vir de um cidadão comum do Underworld não era limitado ou sequer proibido. As únicas questões que existem são os propósitos, que limitavam onde os seres humanos ficavam e, é claro, as Muros Imortais. Que demarcavam os impérios. Porém o tal animal que Liena e os encrenqueiros derrotaram era (supostamente) o animal que um outro nobre estava caçando. Lembrando que esse Nobre nem estava na terra que pertencia a ele. No caso, aquela era uma área que pertencia a família Zizek. Ou seja, do Humbert. Mas mesmo assim ele questionou a ação da Liena. Ou seja, o simples fato daquele ser um nobre de classe superior, fez com que ele a subjugasse, tentando faze-la passar por um evento que ele considerava como uma humilhação na frente do Pajen dela, no caso, o Kirito, e ainda lutou ao lado dos amigos dele contra o Kirito, um belo ato covarde. Com isso vocês entendem que temos as famílias dos imperadores, os lordes, os nobres que possuem terras, as cidades, os pequenos vilarejos e etc. 

Mas já que eu citei o termo Alta classe, vamos adentrar melhor nesse tema. 


A Classe de nobres do Underworld: 

No Underworld existem 6 graus de nobreza, os 4 primeiros seriam os que mais se 'respeitam' entre si. Enquanto nobres de 5ª e 6ª são vistos como inferiores. Tanto que as famílias da Ronye e da Tiese são de 6ª classe e vivem rotineiramente com os cidadãos comuns. E assim, por mais que tenha dito isso tudo, vale citar que existem exceções. 

Raios é um Nobre de 3ª e Humbert um nobre 4ª. No caso ambos se respeitam, com o Humbert até colocando o Raios como superior a ele, porém eles distratam todo mundo. Incluindo nobres como a Liena, que também é de 3ª, e caras como o Volo, que é de 2ª. Sendo que esses dois respeitam e muito qualquer outro cidadão do Underworld, com Liena várias vezes demostrando um extremo carinho pelo Kirito e Volo aceitando sua derrota sem fazer cara feia. 


Nascimentos, Reprodução e etc: 


Tentando ficar o mais dentro do tópico anterior possível, vamos responder uma dúvida que a muito pertinente em minha cabeça desde que li Alicization pela primeira vez:


Afinal, de onde vem os bebês no Underworld?  

Bem gente, relevante ou não, saibam que a reprodução sexuada existe dentro do Underworld, A questão a ser levada em conta aqui é que assim como na vida real, não necessário que você seja casada para se ter um filho, porém existe uma lei no Código de Tabus que proíbem pessoas que não são sejam casadas se beijem na boca. Uma vez que uma mulher estivesse gravida, um período de 9 meses de gestação no Underworld era necessário para essa criança nascer, no caso, ela nascendo da barriga da sua própria mãe. Em evidência, o filho é um Amálgama da aparência com um arquétipo primário de personalidade baseada nos pais. Ou seja, seus olhos, pele, cor dos cabelos e o comportamento é herdado. Logo, plebeus com bons corações costumam ter crianças igualmente bondosas, enquanto nobres mantém babaquice até mesmo no sangue. Quando um ser no Underworld se casa, ele estaria pedindo a benção de Stacia, a Deusa da Criação, sendo essa que poderia permitir que aquele casal tivesse filhos. Nesse caso eu não sei se a primeira e segunda geração tinham conhecimento de onde vinham os bebês, mas é fato que eles eram no mínimo especialistas por experiência. 


Idioma: 


Outra coisa gente, a palavra 'sagrado' assim como você deve perceber é algo muito presente dentro do Underworld, logo, nós temos a Língua Sagrada. Ela seria o Inglês e alguns outros idiomas (Como o Latim) lá dentro, sendo usados para definir coisas que estão relacionados as Deusas de ao Mundo Celestial. Nesse caso, os habitantes do Underworld não conseguem entender o significado de nenhuma daquelas palavras, exceto por encantaments curtos, e guardem essa info porquê ela é importante para a construção da Quinella. 


Porém a linguagem comum do Underworld seria o japonês normal. Aqui existem meros 1.000 Kanjis e vale citar que sim, é impossível não haver influência de outros idiomas.  Como a palavra para definir Pão. Que deveria do português de Portugal devido a influência que Portugal teve no Japão. Aqui é a mesma coisa, mas nenhum ser de lá sabe disso. Pra eles é uma mera palavra como qualquer outra. E por fim, vale citar que os nomes são escritos em katakana. E já que falei de nomes. 


Nomes: 


Por mais  bizarro que pareça, sim, eles também criaram uma lógica para os nomes lá dentro. Acontece que os 4 primeiros deram nomes simples que usavam Silabas Aleatórias de Katakana. Isso se repetiu com as próximas gerações tendo meras variações daquilo. Mas depois de um tempo foi acordado que os Sons tinham significado. Tal como cada nome no mundo real tem algum significado. por mais que duvide que mais que 2% da população saiba ou se importe com isso. 


Ex: Tiese contém as características de ser enérgico, prestativo e talentoso nas artes militares.  


No caso essa parada dos significados também vale para o Território Negro. Embora muito semelhante ao Império Humano, lá eles possuem suas próprias peculiaridades de nomenclatura para cada raça.


Vale citar que quando um nome de um ser no Império Humano é transcrito para o alfabeto Romano, ou seja, linga sagrada, existe uma adaptação de sua sonoridade. É tipo aquelas palavras que os japas adaptam do inglês pra forma mais fácil de eles falarem. Ou seja, a pronúncia correta seria algo como ''Yujio'' e a escrita correta Eugeo. 


Medidas: 


O Underwolrd segue um sistema métrico semelhante a nosso, mas os nomes das unidades diferem ligeiramente dos do nosso idioma, embora tenham o mesmo valor. Por exemplo: 

  • Metros são chamados de Mel (メ ル
  • Os Quilômetros são chamados Kilolu (キ ロ ル
  • Os Centímetros são Cen (セ ン
  • Milímetros é Mil (ミ ル
  • Os litros são Lil (リ ル
  • A moeda interna do Underworld é a Shear
  • E As Sílabas que compõe nomes no Underworld se chamam Mora

Essa seria uma das coisas que mais pode causar confusões, mas basta apenas você memorizar os nomes. Porquê, por exemplo, Centoria e Ruild estão a cerca de 750KM, quer dizer... 750 Kilolu. 

 

Sword Skills/Artes de Execução:

Já aditando uma info aqui, a influência de Quinella no Underworld retardou em muito a esgrima. Antes eles até tinham conhecimento de como fazer determinadas Sword Skills, mas como Quinella é intocável, todo esse aprendizado foi perdido. Com isso temos as formações dos estilos. Temos: 


-Zakarite 

-Norlangarth 

-Serlut (sendo esse derivado do Norlangarth. Uma vez que os Serlut's não poderiam usar Norlangarth) 

-Estilo Balto 

-High Norlangarth (Exclussivo dos nobres)


Os maiores problemas que nós temos aqui são primeiro:

Cada Escola/Estilo teriam seus próprios nomes únicos para os seus movimentos, e esses, obviamente, não são os mesmo dos de SAO. Exemplos que nós temos disso é minha amada Slant que é Azure Wind Slash segundo o Estilo Zakarite 


Ligthning Slah é o equivalente ao clássico Vertical pra galera do estilo Norlangarth. Nesse caso, o nome que Sword Skills tem lá é Artes de Execução. Afinal a ideia aqui seria você mandar uma só e acabou. E mesmo que houvesse uma colisão de Sword Skill's, diferente de Aincrad, onde vimos o Kirito escolhendo a Sword Skill perfeita para desviar da Avalanche, ou melhor a Heavens and Moutains BREAK, do estilo dos nobres. Então, aqui isso não rola, em Underworld a força de vontade seria o que vai definir o vencedor. E lembrando também que quando eu digo que houve um atraso, além desse povo saber fazer uma ou outra Sword Skill, eles estavam limitados a fazer Sword Skills apenas com  espadas de baixa prioridade na maior parte do tempo, o que também afetava eles, fazendo eles se limitarem e com isso, o máximo visto ali seria uma Sword Skill de 4 hits, que quase não eram executadas. E olha que nem mesmo Kirito e Eugeo depois de passar pela academia, treinados por dois prodigios, conseguiram fazer algo muito elaborado. Mas calma gente, que mesmo que Artes de Execução sejam assim, as artes sagradas não são.   



Artes Sagradas: 

A ''magia'' do Underworld, conhecida aqui como Artes Sagradas. Tais Artes, ou Comandos de Sistema, são habilidades que são ativadas via comando de voz que criam diversos efeitos. Infelizmente existe uma pequena complicação. As principais artes elementais que são novamente atreladas a influência da Quinella são: 

Água, Térmico, Luz, Gelo, Vento, Trevas, Cristal e Aço 


Na verdade, existem outras. como por exemplo, seria possível fazer uma arte sagrada que rejuvelhecer o corpo de um Fluctlight Artificial, mas não só isso seria algo que eles não deveriam saber como usar como também não é algo listado oficialmente. De alguma forma, acredito que graças a Elite Four, os habitantes do Underworld descobriram as mais básicas e as anotaram nesses tópicos já falados. E agora com isso explicado, vamos tentar entender como uma arte sagrada funcionam. 


Bem, o Comando de voz base para a criação de uma arte sagrada seria o ‘’System Call’’. 

e acreditem ou não, isso tem uma base. No caso uma Chamada de Sistema é o mecanismo programático pelo qual um programa de computador solicita um serviço do núcleo do sistema operacional sobre o qual ele está sendo executado. 


No caso, não é apenas o System Call que há. Nós podemos, por exemplo dizer logo após ele as palavras: 


Generate Luminous Element


No caso, isso vai criar uma luz. Isso pode ser feito em cada terminal, ou seja, os dedos. Dessa forma, é possível usar várias Artes Sagradas de uma só vez assim como combar mais de uma. Porém, se uma pessoa comete um vacilo e diz as palavras erradas isso pode se voltar contra a própria pessoa que pronunciou as palavras. Para utilizar as Artes Sagradas você não pode simplesmente recitar as palavras e boom. É necessário usar o Poder Sagrado Atmosférico, Recursos Espaciais, Energia Sagrada ou qualquer outra tradução. Esse poder viria de coisas como a luz do Sol (Solus), da Lua (Lunaria) ou até mesmo a própria terra (Terraria). Ou seja, as representações das Deusas. Podemos entender isso como, se por exemplo o cara quer fazer uma Arte Sagrada a noite quando está chovendo, é provável que não vai ser algo muito eficiente. Já que não vai haver muito poder ali para ele utilizar, porém se for feito no período da manhã com o sol de verão, a Arte Sagrada vai ser feita com toda a sua glória. Outra coisa ainda não explicada, é que existe mais de uma forma de liberar uma arte sagrada. Você pode dizer coisas como: 

  • Burst Element. Que vai simplesmente lançar essa magia e explodir o elemento. 

  • Fly Straight se você quiser isso seja um projetil reto.  

  • Fly Bend se você quiser que ele faça uma curva.  

  • Discharge E por fim, para liberar o elemento ao determinar sua função, exceto pelo Burst Element.

Pra finalizar é necessário dizer que quanto mais uma Arte Sagrada é utilizada, mais forte ela fica. Ou seja, método de grind aqui. E já que tocamos nesse assunto, mas falar de outras coisas que também funcionam assim. 


O Grind do Underworld: 


Perícia de Controle de Objeto é podemos dizer, o status que objetos, como espadas, tem para poderem ser utilizados corretamente. 

Ex: Existe uma espada nessa série chamada

Blue Rose ela tinha uma prioridade de 45. Logo, a partir de 45 pra frente uma pessoa poderia manejar essa espada, e quanto maior, mas leve ela fica. Uma pessoa com um número inferior acharia que a espada é pesada demais e obviamente, não iria conseguir usa-la corretamente. 


Em compensação nós temos a Autoridade de Controle do Sistema, semelhante a perícia de objeto, mas focado apenas nas Artes Sagradas e na autoridade de acesso ao sistema de comandos. Ou seja, seria o seu level de magias. Aumentando isso, fica capaz de realizar Artes Sagradas mais sofisticadas e também aumenta a sua taxa de sucesso. Tal como um RPG, você precisa de ‘’XP’’ que é ganho matando criaturas. E vale citar que, se vários humanos estiverem num lugar onde criaturas estão sendo mortas, o XP vai ser dividido como em uma raid. Logo, eles vão upar, mas se houver um pequeno número de pessoas ali, o XP obviamente será maior fazendo com que seja possível que eles melhorem suas artes sagradas bem mais rápido. 


Janela de Stacia: 

Isso tudo que eu falei é visto na Janela de Stacia. Acontece que cada objeto e ser vivo contém sua própria Janela de Status, com sua ID e também com suas habilidades e durabilidade, aqui chamada de Vida, logo, qualquer objeto se desgasta e quando sua Vida chega ao final ela desaparesse se estilhaçado, no caso dos objetos, e em meio a pequenas partículas de luz para seres vivos. Existem algumas propriedades do sistema de status invisíveis à Janela de stacia que podem determinar detalhes como posse de objetos ou em quais condições um objeto fica quando recebe grandes quantidades de dano.


Isso pode ocorrer tanto com um simples pedaço de tecido, como também com um agasalho ou até mesmo uma arma. Mas ai que ta, é impossível concertar coisas como Espadas. Logo, era possível manter uma espada se ela deixar de existir. Porém diferente do SAO, onde quando a espada quebrava ela deixava de existir.  Aqui os pedaços ainda representam aquela espada. Com eles sendo duas metades. Cada um contendo uma determinada quantidade do poder daquele objeto, embora exorbitantemente menor. E já que eu falei de Objeto. 


Objeto Divino: 


Um Objeto Divino é uma arma (ou mecanismo) feita a partir de algum material único, sejam seres vivos, plantas ou objetos de alta prioridade, que normalmente são associado como um item dos Deuses, criado por um Deus ou simplesmente que foi feito por alguém com um grande conhecimento em Artes Sagradas. Mas já que eu falei grego aqui, vamos com um exemplo: 

Blue Rose é uma espada conhecia por ter sido encontrada pelo lendário Bercouli, um espadachim que viveu 300 anos antes dos eventos que nós vemos na série, numa caverna das montanhas do fim, ele encontrou uma espada azul feita da única rosa azul que havia num bloco de gelo. O lugar onde essa rosa nasceu havia um gelo que não descongelava de maneira nenhuma tal rosa, que de alguma forma, floresceu ali e acabou sendo congelada por ele. 

Quando fora transformada numa espada, ficou destinada a ser usada por um Cavaleiro Dracônico, sendo de um conjunto de 4 espadas da mesma prioridade. Virando agora um Objeto Divino, ganhou duas habilidades com o Eugeo, mas antes, vamos entender ao Armament Full Control Art, e explicar quais são as duas habilidades que o usuário pode fazer com um Objeto Divino: 



Armament Full Control Art (Perícia Perfeita no Controle de Armas):


O Armament Full Control: é uma arte sagrada de alto escalão onde o usuário libera à verdadeira essência da arma. Ao obter uma grande conexão com a arma, a ponto de conseguir mentalizá-la perfeitamente com todos os detalhes, se torna possível alterar as Memórias da arma, ou seja, seus dados no Main Visualizer, pelo processo de reminiscência com um extenso comando de catalisador. O fenômeno de alteração momentânea das memórias é dividido em duas fases: 

A primeira fase é conhecida como Enhance Armament, que se baseia no fortalecimento da arma usando parte das memórias de seu material de origem. Embora haja um grande aprimoramento, uma grande quantidade da Vida da arma é gasta no processo, sendo limitada o número de vezes que pode ser utilizada no mesmo dia.


A segunda fase é o Release Recolection. Essa é feita após o EA, ou seja, ela aprimora ainda mais o poder já lançado além de liberar todo o poder das lembranças que essa arma tem de forma selvagem. Exigindo um nível exímio de conexão e Incarnation para dominar tal estado, o poder absoluto de um Objeto Divino.

Ok, o EA da Blue Rose se baseia em congelar uma área de em torno de 10 metros e após dizer ‘’Rosas Azuis desabrochem’’ gavinhas com espinhos vão cobrir os inimigos que estiverem na área e a Blue Rose pouco a pouco irá sugar a Vida deles, com o objetivo maior estando em conter o adversário. Nesse caso, pode se dizer que a espada tem habilidades muito mais para atordoar o inimigo do que mata-lo. 


Seu RR aprimora tudo isso, porém aqui o congelamento e o efeito de absorver a vida são monstruosamente maiores, com um congelamento instantâneo e a vida sendo sugada muito mais rapidamete, sendo uma habilidade fatal. Por mais que sejam habilidades boas, elas exigem muito de seu usuário, assim como da Vida da própria espada, logo, são ataques para quando não há mais o que fazer e devem ser feitos apenas seu o usuário estiver muito focado (embora isso se aplique apenas ao Eugeo, com o Kirito...)


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