27/10/2021

Por quê SAO recebe Hate gratuíto?-Sword Art Online Brasil #029

ATENÇÃO: Edu aqui, ou Victor Hugo se preferirem, só passando pra avisar que o texto a seguir não é minha autoria. é do Professor Pedro . como devem ter percebido, nas últimas semanas eu tive contribuições do Josué e do L.N.B, e mais delas estão por vir. o Pedro é mais uma pessoa que agora também vai publicar textos aqui no blog. Enfim, Boa Leitura. 


Sword Art Online é uma obra muito controversa no gosto popular, sempre existe a turma que reproduz comentários de ódio e raiva para cima dos fãs, que sempre vivem rebatendo e se defendendo, gerando uma situação interminável e por muitas vezes patética.

 asuna x kirito » Anime Xis

Não se sabe de onde surgiu este ódio e raiva pela obra, muitos dos argumentos são baseados somente na animação da A-1 onde existem diversas alterações e tomadas de decisões que mudam alguns entendimentos da obra, como a tentativa de forçar um harém no protagonista e algumas mudanças que obviamente fariam com que a obra fosse perdendo um pouco do sentido geral.

Todas as obras que têm uma adaptação em anime sofrem com estes problemas, onde é necessário fazer cortes para que haja um encaixe, porém ainda não existe uma obra na qual esses cortes mantenham a fluidez das cenas ou que as explicações possam ser feitas, gerando algumas interpretações errôneas ou dando uma sensação de descuido.

Junto destas questões, as empresas que criam as adaptações acabam por mexer na estrutura elaborada pelo autor, algumas adaptações parecem ser feitas sem o cuidado necessário para não mudar a situação, e o caso é SAO.

À primeira vista da obra muitas pessoas acabam achando que é um anime de ação feito para jovens onde o protagonista vive lutando e guerreando, sem ver o lado humano, mas com o desenrolar da trama vemos um personagem cheio de defeitos e quem uma psiquê bem mais trabalhada, mudando totalmente o conceito da obra.

Buscando analisar os comentários de haters*, muitos deles parecem nutrir também uma certa frustração pelo anime, achando que o protagonista começa a se aventurar com outras garotas deixando a Asuna de lado, tal produção é uma das adaptações feitas pela equipe responsável pelo anime, gerando uma falsa sensação de harém na trama.

Eu conversei com uma pessoa que nutre um ódio pelo anime, o texto completo dele ficará em baixo para análise:

“Minha primeira impressão foi de que seria um anime de "crescimento" e divertido, e até certo ponto estava realmente assim, com uma produção boa demais seja em animações, músicas etc. Mas aí eu notei como começava a se formar um harém por nenhum motivo, e isso já era algo que começava a me irritar principalmente por deixar explícito que iria ocorrer uma relação entre o Kirito e a Asuna”

Kayaba akihiko sword art online | lifeanimes.com

Fica claro que a obra não foi bem aceita neste aspecto no Brasil, apesar de ser apenas uma impressão individual, muitos dos haters usam este argumento para tentar denegrir a obra e tentar criar um sentimento de vitória automática em um debate, porém muitos fãs sabem bem como rebater cada argumento, os leitores da novel sempre auxiliam os fãs que só viram o anime nestas questões.

Eu tenho obras na qual eu nutro sentimentos negativos, porém eu tenho ciência de que é apenas a minha opinião e que eu não saio bancando o messias para tentar buscar seguidores, o ser humano sabe o quão bom é a sensação da sua opinião ser validada como correta, mas para o gosto pessoal, infelizmente opiniões erradas são questão de opinião.

Eu passei por uma situação assim, onde um fã de One Piece ao saber que eu era fã de SAO, me chamou de adolescente que não saiu das fraldas”, “crianção”, “pessoa com QI menor que 3 e outros xingamentos tentando denegrir a min ah pessoa, o hater expressava a sua opinião sobre Sword Art Online como se fosse uma verdade universal e forçava todos a concordarem com ele, utilizando argumentos sem lógica alguma como “ o autor fez somente o arco de Aincrad, os outros arcos ele só animou por dinheiro”.

Fica claro que os haters não fazem pesquisa nenhuma para propor seus argumentos, a frustração da obra não ter sido algo que ele queria e usar como base apenas ódio gratuito para fomentar os argumentos faz com que ele queira pertencer a um grupo, o de fãs de um pirata que estica que na minha opinião é uma obra fraca e tediosa.( ele pediu minha opinião sobre One Piece depois de me atacar e quando eu falei, ele printou minha fala e saiu soltando em grupos de pessoas com opiniões parecidas com a dele visando denegrir a minha imagem).

Sword art online alicization em hd - Page 2 | lifeanimes.com


O Renan, dono do twitter AincradArchive vive postando pérolas de haters, sendo algumas citações um pouco perturbadoras, em conversa com ele, debatemos o ponto de atuação de hater e ele me apresentou um texto de um filme, na qual é dito que o trabalho de um crítico é bem fácil, há poucos riscos e é um prazer avaliar com superioridade o trabalho alheio, mas uma simples besteira as vezes pode ser algo muito bom.

O que difere é, hater não fazem uma crítica, eles expressam seus sentimentos de frustração na obra pois queriam algo diferente na qual foi escrito, eu mesmo odeio algumas obras por isso, mas não externalizo esse ódio nem deixo ninguém saber, são motivos pessoais e que só competem a mim, buscar superar ou conviver com aquilo, coisa que todos os haters que não aguentam ver pessoas gostando da obra deveriam fazer.

 A grande realidade sobre SAO é que a obra recebe um hate exagerado, os haters vão continuar a existir por conta deste rito de passagem que é odiar para pertencer e se esconder na base do senso critico, o fã da obra vai continuar a sofrer, a vida do hater é buscar maneiras de se sentir bem com a falsa sensação de estar certo e tentar buscar o máximo de carneirinhos para o grupo na qual ele sempre sonhou em fazer parte.


ToT on Twitter: "Explicando porquê com #KiritoNaNota nós acabaremos com a  inflação e teremos um país melhor - A Thread… "

 Considerações finais: É galera, o hate sempre vai existir, opiniões divergem sempre e isso que é legal da vida humana, sempre vão existir pessoas que só aceitam que elas estão certas, é normal, então eu só peço, não entrem mais em brigas, isso é pelo bem da saúde mental de vocês.

Video a qual o Renan se baseou para diferenciar criticismo de ódio: youtu.be/wasHFSVP6vQ

Depoimento de alguém que odeia SAO:

(Lembre-se, esta pessoa autorizou para que eu utilizasse o depoimento dele, ele sabe o motivo pela qual vou escrever o texto e autorizou, eu não estou buscando expor nem criar ódio em cima do dono deste depoimento, estou disponibilizando isto para que vocês leiam e entendam que cada um é cada um, isto não representa uma verdade oficial, ele mesmo já constou que isso é apenas a visão dele, então caso este texto te faça pensar algo diferente disto, pare de ler imediatamente)

“Bom, os dois pontos principais para que eu odeie a obra é

1- Influência na indústria

2- A estrutura

Eu só assisti o anime.

 

Minhas primeiras impressões foi de que seria um anime de "crescimento" e divertido, e até certo ponto estava realmente assim, com uma produção boa demais seja em animações, músicas etc. Mas aí eu notei como começava a se formar um harém por nenhum motivo, e isso já era algo que começava a me irritar principalmente por deixar explícito que iria ocorrer uma relação entre o Kirito e a Asuna, outra coisa também é o anime tentando ser sério, tipo risco de morte ou vilões abusadores? Pelo menos na minha impressão, foi uma seriedade muito "edgy" sabe? Algo forçado e sem naturalidade, como se o editor obrigasse de última hora, talvez em novel seja diferente, mas no anime eu tive essa impressão.

É algo bem pessoal, mas eu definitivamente detesto todo o elenco de SAO, e acho absurdamente esquecível, coisa de dos de eu só lembrar de Leafa, Kirito e Asuna dos de assistir duas temporadas, especificamente os dois personagens são duas fórmulas querendo ou não genérica que você acha em qualquer shonen, protagonista corajoso que atraí todas as mulheres da obra e a heroína guardiã que o enredo é ficar em perigo para o seu cavaleiro a salvar. Não sou do tipo que acho que tudo tem que ser inovador, o genérico funciona na maioria das vezes, mas nesse caso me irrita por eu não ter achado um personagem legal com quem eu desse importância. De resto que eu poderia reclamar sobre sexualização, protagonismo em batalha ou passagem de tempo horrorosa, mas são coisas batidas que ficaríamos insistindo no mesmo assunto.

Sword Art Online não intencionalmente destruiu o mercado de animes e mangas, eu chamo SAO de um câncer, literalmente, ele cresce e apodrece tudo ao redor dele, até destruir completamente, é isso que SAO fez, obviamente o autor não escreveu pensando nisso, mas não posso deixar de odiar, hoje em dia só saí isekai, usando a mesma fórmula de SAO, literalmente toda temporada de animes, ou lançamento de novels tem mais de um isekai que usa a mesma fórmula de SAO, muitas vezes é o mesmo protagonista até (absurdo), criou um público alienado a esse tipo de obra, que faz com que MUITAS obras ( a maioria de novels ) não ganhem anime por não ser potencialmente um sucesso comercial (não ter um Kirito, não ser isekai e etc.) acabou com a indústria esse talvez é meu maior ódio.

No geral eu acho SAO uma obra ruim, baseado em duas temporadas do anime que eu assisti, não recomendo para ninguém, principalmente pelo constrangimento e para não contaminar com esse câncer”

 

Glossário:

Edgy=Algo que é tão forçado para ser daora, assustador etc. que chega a dar vergonha alheia

Hater= pessoa que nutre e espalha ódio por algo ou alguém, seja figura pública, obra ou qualquer coisa que possa gerar o sentimento de ódio.

Texto por : Professor Pedro Kawahara.


13/10/2021

Resumo completo de Sword Art Online Vol.023 Unital Ring Vol.2-Sword Art Online Brasil #028

Este post é parte da série de comentários sobre o arco Unital Ring de Sword art online. Mesmo que o arco tenha se iniciado no volume 21, tem-se que o volume 22 não é parte deste. Em vês disso, o volume 22 trata de uma coletânea de Side Stories. Dessa forma, o segundo volume do arco Unital Ring continua no 23 que é o assunto do post de hoje. O volume 23 confirmou definitivamente minhas expectativas que foram criadas no volume 21, ou seja, que unital ring irá funcionar como o ápice da série juntando todos os personagens e fatos relevantes dos últimos 4 arcos numa única (e possivelmente épica) história.  sem mais delongas vamos a Sword art online Unital ring – Resumo do volume 23.  Os próximos parágrafos irão conter spoilers da light novel e também alguns do arco alicization. Não leia caso não queira saber de detalhes. lembrando que o artigo é de autoria total do Josué, não de Edu Baccarin. sou meramente o editor do post.

Capítulo 1, parte 1 

O volume 23 se inicia mostrando como foi o início do jogo sob a Perspectiva da Sinon quando houve a mudança de sistema que iria transformar o gun gale online no unital ring. Sinon narra como ela estava engajada farmando itens no gun gale, quando de repente, o mundo do jogo mudou e ela foi parar numa cidade em ruínas no meio de um deserto. 

Após a mudança, Sinon se viu em meio a uma multidão de jogadores convertidos do gun gale. Intrigada com a situação, ela decide sair do meio da multidão e se refugiar num prédio próximo. Ela estava investigando o menu do unital ring, tentando descobrir o que estava acontecendo, quando de repente, vários monstros centopeia apareceram abaixo e começaram a matar os outros jogadores. Não querendo que eles morressem, sinon decidiu matar as centopeias usando sua pistola de mão.  

Ela mata todas as criaturas e recebe uma mensagem de sistema dizendo "você subiu para o nível 2". Nessa hora, ela percebe que houve alguma mudança séria, pois no gun gale, seu nível era 107. Logo em seguida, ela desce do prédio a fim de investigar os corpos dos monstros centopeia. Sinon os abre para pegar itens caídos, no entanto, é interrompida por um outro grupo de jogadores que entra em cena e a vê ao lado dos cadáveres dos jogadores mortos pelas centopeias. Eles imediatamente presumem que sinon é uma assassina de jogadores e partem para cima dela.  

Sinon estava se preparando para lutar, mesmo não achando que conseguiria sobreviver a uma luta com múltiplos oponentes. No entanto, o ataque é interrompido pela aparição de mais monstros centopeia que avançam contra os jogadores.  

Capítulo 1, parte 2 

Aproveitando-se da confusão, sinon decide fugir deixando seus oponentes ocupados com as centopeias. Ela corre por entre as ruas abandonadas da cidade em ruínas até alcançar um grande portão. Sinon decide então adentrar o deserto à procura de refúgio. Após uma longa caminhada pelo árido deserto, sinon encontra uma caverna numa formação rochosa e se abrigar lá.  

Ao entrar na caverna, sinon percebe que havia um baú de tesouro lá, no entanto ele estava trancado e precisaria ser aberto. É nessa hora que sinon lembra dos itens obtidos dos corpos das centopeias. Observando os itens, ela seleciona uma garra de centopeia qie poderia ser usada como chave para o baú. Sinon adquire a habilidade de arrombamento ao conseguir abrir o baú e la dentro, encontra uma moeda de prata e balas de mosquete.  

Sentindo o cansaço cair sobre si após um começo de jogo conturbado, sinon se deita no chão da caverna e adormece, no entanto, seu sono é interrompido por uma forte luz vinda de fora da caverna. Ela decide sair para investigar, e se depara com uma enorme aurora brilhando no céu. Nessa hora ela ouve uma voz vinda do céu dizendo:  

"As sementes foram espalhadas, os ramos cresceram tornando-se um anel e formando um portão. Ó pessoas convidadas à terra dos desejos em decadência, guardem a única vida, superem as várias dificuldades à frente e sobrevivam à todas as adversidades. À primeira pessoa que alcançar a terra apontada pela aurora, tudo lhe será dado".  

Logo após o fim dessa enigmática frase, a aurora some e sinon sente um peso enorme que a derruba no chão. Não entendendo o que estava ocorrendo, ela olha sua janea de status e percebe que estava acima do limite de peso. 

Capítulo 1, parte 3 

Percebendo que seus equipamentos atuais eram muito pesados, ela procura em seu inventário por algo que pudesse servir. Ela eventualmente percebe que os equipamentos encontrados nos cadáveres dos jogadores mortos pelas centopeias podia ser usados sem exceder o limite de peso. Ela equipa um item chamado <<roupa de atirador>>. 

Para um jogo de sobrevivência, ela ficou com um visual meio Sci-fi demais. 


Após haver se re-equipado, sinon começa a sentir sede e percebe uma barra de status intitulada TP (thrist point ou pontos de sede conforme explicado no volume 21), que estava abaixando rapidamente. Dessa forma, sinon decide se aventurar pelo deserto à procura de água. 

Capítulo 1, parte 4 

Após vários minutos andando à procura de água, sinon não havia conseguido encontrá-la e estava sendo assolada por uma forte sede. Sua barra de TP já estava em 20% e descendo. Sinon não sabia o que ocorreria quando ela chegasse em zero, mas provavelmente ela morreria.  

No entanto, em meio à escuridão da noite, sinon pôde perceber alguma coisa brilhando perto de um penhasco, ela pensa que talvez fosse água refletindo a luz da lua e das estrelas. Por isso ela decide se aproximar afim de confirmar se era ou não água.  

Entretanto, ao aproximar-se do brilho, ela começa a ouvir sons de passos e uma respiração soando alto. Sinon presume se algum tipo de monstro e por isso se esconde enquanto tenta descobrir a fonte dos sons. Usando a mira de sua sniper Hecate II, sinon consegue olhar 50 metros afrente e percebe a existência de um lago e de um grande monstro semelhante a um dinossauro.  

Sinon estava preparada para enfrentar se esgueirar o dinossauro afim de chegar na água, no entanto, seus pensamentos são interrompidos por barulho de armas de fogo disparando contra a fera. Após ser atingida pela saraivada de balas, o dinossauro se volta para o topo de um rochedo próximo e se lança numa investida contra ele. Enquanto observava a situação, sinon percebe que haviam seres humanoides sobre o rochedo que estavam atacando o dinossauro. Ela presume que são NPC's e decide ajudá-los.  

Ao se aproximar do rochedo, sinon percebe um NPC caindo e corre para salvá-lo da queda. Nesse momento, o dinossauro percebe sua presença e se prepara para investir. De forma a se salvar da fera, sinon saca sua pistola e mira diretamente no olho do monstro inimigo desnorteando-o, em seguida, ela escala o rochedo carregando o NPC caido consigo até o topo.  

Capítulo 1, parte 5 

Chegando em cima do rochedo, sinon se encontra com os outros NPCs e percebe que eles eram criaturas com aparência de pássaro e corpo humanoide. Ela tenta se comunicar com os NPCs mas não consegue pois eles não entendiam sua língua. Ao invés disso, as criaturas pássaro falavam num idioma ininteligível.  

Essa tentativa fracassada de comunicação é interrompida por um rugido do dinossauro que joga seu corpo contra o rochedo numa tentativa de derrubar sinon e os NPCs. Todos eles caem devido ao impacto e o rochedo como um todo dava indícios de que ia desmoronar se fosse atingido mais vezes. Ao tentar se levantar, sinon sente uma sende imensa e percebe que sua barra de TP estava em 3%, o que significava que sua única escolha era derrotar rapidamente o dinossauro ou morrer tentando.  

De forma a superar sua situação desesperadora, sinon decide equipar sua arma companheira a hecate II a fim de usá-la contra o inimigo. No entanto ao fazer isso, ela foi sobrecarregada pelo imenso peso da arma e não conseguia usá-la. Desesperada, sinon grita para os NPCs pedindo que eles a ajudassem a operar a sniper. Um deles aparentando perceber o esforço de sinon em tentar levantar a arma decide ajudá-la posicionando o cano da arma sobre seu ombro.  
Qual a lógica desse jogo em colocar inimigos tão fortes perto das áreas iniciais?  


Através da ajuda dos NPCs, sinon consegue superar a limitação de peso de sua sniper e se prepara para atirar. Mesmo assim, sua barra de TP já estava em 1%, o que significava que ela tinha que matar logo o dinossauro e correr para a água. 

Capítulo 1, parte 6

Sinon tenta mirar no peito do inimigo na esperança de acertar algum órgão vital e mata-lo com um único tiro. Enquanto isso, a fera rugia em direção ao alto se preparando para desferir uma nova investida contra o rochedo. É nessa hora que sinon percebe uma abertura na posição do dinossauro que concedia um caminho desobstruído para um tiro. Não deixando a oportunidade passar, ela dispara contra a fera acertando-a em cheio no peito. Logo em seguida, sinon recebe uma mensagem de sistema informando que ela havia subido para o nível 16 confirmando a morte do dinossauro. Entretanto, ela não tinha tempo a perder pois sua barra de TP ia chegar a 0% em questão de segundos. Dessa forma, sinon larga a hecate II e corre em direção à agua.  

Ela inicia uma corrida desesperada, no entanto poucos segundos após isso, sua barra de TP acaba e sinon é assolada por uma sede avassaladora. Parecia ser o fim mas em pouco tempo, sinon percebeu que mesmo com a barra em zero, não era o fim do jogo. Em vês disso, sinon percebeu seu HP abaixando continuamente. Ela deduz que sua vida ia continuar abaixando enquanto ela não bebesse água. Aliviada em não ter morrido, sinon desce do rochedo e consegue finalmente alcançar a preciosa água. Ela bebe até encher completamente a barra de TP e deita-se no chão aliviada de ter conseguido evitar por pouco a morte.

Capítulo 2, parte 1 

De volta ao mundo real, kirito estava em sua escola falando com a recém chegada argo que fora introduzida no volume 21. Kirito demonstra estar feliz por encontrar ela após mais de 2 anos desde o final do incidente sword art online, e pergunta o que ela fez durante esse período. Argo responde que estava num trabalho especial como jornalista escrevendo sobre VRMMOs para um famoso site. Nessa hora ela dá para kirito seu cartão profissional contendo seu nome verdadeiro <<hosaka tomo>>. Nessa hora, uma voz soa por trás dos dois dizendo "não acredito nisso, Argo...é você?". Nesse momento asuna chega no local e abraça argo. 

Eis uma regra importante sobre light novels. Se um personagem aparece numa ilustração colorida, então ele é importante

Após a introdução, kirito, asuna e argo (tomo) decidem almoçar juntos para conversarem e trocarem suas experiências. Durante o almoço, kirito pergunta para argo sobre o porque dela estar na escola deles mesmo não sendo uma aluna. Argo responde que havia se transferido para lá como parte de um projeto pessoal. Ao ouvir isso, kirito deduz que argo estava lá para cobrir o envolvimento dos sobreviventes dos SAO com o novo unital ring.  

Argo confirma a dedução de kirito e diz que ela havia sido encarregada de escrever artigos sobre a situação do misterioso unital ring. Além disse ela afirma que kirito e asuna podia ser ótimas fontes de informação. Ouvindo isso, kirito decide convidar argo para uma reunião que ele faria com asuna, alice, suguha e os outros para discutir o unital ring. Argo aceita o convite e marca encontrá-los após o final da aula.  

Capítulo 2, parte 2 

Após o final das aulas, kirito e asuna se dirigem para um laboratório de computação utilizado por alguns clubes. Chegando lá, eles se encontram com lizbeth e silica que os estavam esperando para começar a reunião e discutir o unital ring. Os quatro contactam suguha, sinon e alice que não eram estudantes da mesma escola e compartilham suas experiências no unital ring. No meio da reunião, argo aparece e se apresenta para todos. Ela de introduz dizendo "Eu também estava presa no SAO, lá eu era a onee-sama do kirito." 


Não entendi o propósito dessa ilustração, será que foi uma tentativa de piada? sei lá, o humor japonês é meio estranho às vezes. 

Durante a reunião, todos explicam sua situação atual e decidem que a prioridade número um agora, é encontrar sinon e levá-la em segurança para a casa de madeira que virou a base de operações. Dessa forma, todos marcam se entrarem no unital ring após chegarem em casa.  

Capítulo 3 

No caminho de volta para casa, asuna estava sentada no ônibus pensando sobre a estudante que ela havia conhecido anteriormente, kamura shikimi. Asuna diz que ela era filha do fundador da empresa rival de sua família. Mesmo com essa conexão, elas somente haviam se encontrado uma única vez durante uma festa a alguns anos e não possuíam experiências juntas. 

No entanto, asuna decidiu não pensar muito sobre essa pessoa de seu passado, pois haviam problemas urgentes a serem resolvidos devido à situação com o unital ring. Ela desvia seus pensamentos para o que faria quando chegasse em encontrasse seus amigos no jogo de sobrevivência.  

Capítulo 4, parte 1 

Após retornar da escola, kirito foi imediatamente ao quarto para entrar no unital ring. Ao acordar no mundo do jogo, ele se depara com yui e alice treinando combate com espadas.  

Bom saber que a yui vai ser mais presente na história 

Intrigado com isso, kirito observa as duas treinando e pergunta porque yui de repente estava se interessando por espadas. Yui reponde dizendo que ela havia perdido suas capacidades como AI e havia se tornado igual a um jogador. No entanto, em seu caso específico era provável que ela sumisse de vez caso morresse no unital ring. Por isso, ela queria desenvolver habilidades de combate para sobreviver. Algum tempo depois, asuna se junta ao grupo e eles começam a discutir suas prioridades. A lista de atividades era:  

  1. Melhorar as defesas da casa 
  2. criar equipamentos para todos 
  3. subir alguns níveis 
  4. encontrar sinon 
  5. alcançar a terra apontada pela aurora 

Ao observar essa lista, eles decidem focar primeiro em melhorar as defesas da casa. Isso porque após o ataque sofrido anteriormente, ficou claro que outros grupos de jogadores poderiam ser uma séria ameaça. Nesse espírito, asuna dá a ideia de fazer um muro ao redor da casa.  

Percebendo a importância do muro, todos se mobilizam para juntar os materiais necessários para contruí-lo. Kirito abre o menu de criação e seleciona um item chamado muro de pedra. Ao apertar o botão de criar, um bloco de pedra medindo 1,5 metros de altura se materializou. Kirito então pensa em empilhar duas camadas desses blocos de forma a circundar toda a casa formando uma muralha de pedra de 3 metros de altura.  

Após muito esforço, kirito, asuna, lizbeth, suguha, silica, alice e yui conseguem edificar a muralha. Dessa forma, tendo concluído um dos objetivos, eles se concentram agora em organizar uma expedição para encontrar sinon.  

Capítulo 4, parte 2 

Kirito, yui, silica e suguha se encarregaram de sair à procura de sinon enquanto que asuna, alice, lizbeth iriam ficar na casa e cuidar dos outros afazeres. Antes de sair, kirito deu sua espada black welt para lizbeth pediu que ela derretesse a arma para transformá-la em lingotes usáveis. Kirito fez isso pois a black welt era uma espada de alto nível que provavelmente não poderia ser usada até que todos subissem muito de nível. Por isso, ela seria mais útil como materias de craft por agora.  

Lizbeth pega a espada e coloca-a na fornalha para transforma-la em lingotes. Após alguns minutos, a espada derretida se transformou em dezenas de lingotes de metal de aço nível. Lizbeth diz que provavelmente seria possível fabricar equipamentos para alice e asuna utilizando eles. Kirito então diz que contava com ela durante a ausência.  

Capítulo 5, parte 1  

Sinon se encontrava em meio a uma celebração na tribo dos homens pássaro que estavam festejando a morte do dinossauro. Após haver derrotado a fera, sinon foi recebida com um banquete digno de uma rainha. No entanto, ela ainda não conseguia se comunicar com os homens pássaro e por isso não podia ter certeza.  

Em meio às festividades, uma criança da tribo veio perguntar alguma coisa mas sinon não conseguiu entender o que era. Nessa hora, ela ouve uma voz vinda de trás dizendo "ela quer saber se você deseja comer mais". Sinon fica surpresa ao ouvir algo compreensível e se vira em direção à voz e encontra um NPC idoso. Ela pergunta se ele era capaz de falar sua língua, ao que ele responde "sim, eu costumava viajar com humanos quando era mais novo". 

Sinon fica feliz em finalmente conseguir se comunicar com alguém e decide pedir ao idoso NPC que lhe ensine o idioma da tribo. Dessa forma, sinon passa horas aprendendo a língua dos NPCs. Nesse tempo, ela adquiriu uma habilidade chamada proficiência na língua orunito (esse é o nome da tribo) que a permitiu se comunicar. Até o final do banquete, sinon havia subido sua nova habilidade para o nível 16 o que a permitia entender por volta de 60% de tudo que ela ouvia. 

Capítulo 5, parte 2 

Munida de sua recém adquirida habilidade de comunicação, sinon decide rondar a tribo a procura de informações sobre o território. Ela queria procurar uma forma de localizar no mapa o local da casa de madeira de asuna e kirito afim de se juntar a eles. Enquanto andava por entre as casas, sinon se encontrou com um casal de NPCs que a informaram que a tribo dos bazin ficava a sudoeste da tribo dos orunito no final da planície de giyoru. Sinon agradece e informa que iria deixar a tribo ao amanhecer.  

Após o raiar da manhã, a tribo dos orunito havia organizado uma despedida para sinon e a agradecem por ter ajudado a matar o dinossauro que estava infernizando a vida deles. Além disso, eles a entregam uma mochila de provisões bem como um mosquete e munição. Sinon agradece os presentes e se despede dos NPCs afirmando que voltaria novamente para vê-los.  

Após haver deixado a tribo do orunito, sinon se lembra dos níveis ganhos ao matar o dinossauro e vai até o menu para verificar os bônus por subir de nível. Nessa hora, ela repara na árvore de habilidades e que havia recebido 15 pontos para serem distribuídos. Dessa forma, sinon começa a estudar as habilidades para escolher quais escolher. 

Capítulo 6, parte 1 

Kirito, suguha, lizbeth e yui estavam discutindo sobre a árvore de habilidades presentes no jogo e sobre quais seriam úteis. Ao ouvir essa conversa, kirito se lembrou de que ele ainda não havia alocado os pontos recebidos ao matar o urso e precisava fazê-lo. Por isso, ele abriu a janela de habilidades para ver o que havia lá. Nessa janela, haviam 4 habilidades iniciais: <<resistência>>,<<agilidade>>,<<intelecto>> e <<força>>. Além disso havia 2 habilidades ligadas às habilidades iniciais.  

Lendo as descrições, kirito descobre que <<força>> aumenta o dano com armas de curto alcance. Intelecto aumenta a regeneração de MP e o dano de magias. Agilidade fornece melhores reflexos e resistência aumenta o HP e as barras de SP e TP. Dessa forma, <<intelecto>> era a árvore de habilidades para magos, <<força>> era para guerreiros, <<resistência>>, resistência para tanques e <<agilidade>> para uso de armas de longa distância.

Aquele momento em que todos se perguntam, como é que eu farei minha build neste jogo?

Kirito pergunta às outras, que habilidades elas iriam escolher. Yui responde que escolheu intelecto e algumas habilidades do mesmo grupo porque queria se especializar em magia. Já lizbeth e suguha haviam escolhido <<resistência>> e <<força>> respectivamente. 

Após ouvir essas explicações, kirito opta por<<força>>, sobe essa habilidade para o nível 5 gastando 5 pontos. Além disso, ele escolhe outra habilidade da mesma árvore gastando 2 pontos. Satisfeito, com as novas habilidades, kirito decide retomar a expedição. 

Capítulo 6, parte 2 

Já haviam se passado duas horas desde que kirito havia deixado sua casa de madeira para ir até a tribo dos bazin. Enquanto avançavam pela planície, a noite caiu e com ela vieram ventos gélidos que penetravam a pele. Kirito percebe um ícone em seu campo de visão indicando que exposição a baixas temperaturas iria causar diminuição constante de HP. Por causa disso, kirito e companhia começam a procurar uma caverna para se protegerem dos ventos. Entretanto, sua busca foi interrompida pela súbita aparição de uma pantera negra que os observava de forma ameaçadora.  

Lizbeth e kirito se posicionaram para enfrentar a fera, no entanto, esta parecendo perceber uma ameaça maior, decide fugir. Mesmo estando aliviado por não precisar ter enfrentar a pantera, kirito percebe o motivo que a levou a fugir: uma enorme nevasca vindo no horizonte.  

Percebendo que não havia tempo a perder, kirito e companhia decidem correr na direção em que a pantera havia ido pois era provável que ela soubesse da localização de algum abrigo. O grupo inteiro começa a correr procurando um local para se abrigar da nevasca até que finalmente acham uma caverna. Kirito adentra a caverna instantes antes da nevasca o alcançar, mesmo assim seu HP ainda estava sendo drenada pelas baixas temperaturas. Devido a isso, o grupo adentra mais ainda a caverna e lá se deparam novamente com o pantera que haviam encontrado anteriormente. 

Capítulo 6, parte 3 

Encurralado entre a nevasca e a pantera, kirito precisava tomar ação rápido pois nevasca estava rapidamente drenando seu HP. Nessa hora, ele se lembra das porções de carne de urso que cada um deles carregava. Ele se lembra de como asuna havia conseguido domar o ornitorrinco dando comida para ele e pensa que seria possível fazer a mesma coisa com a pantera. Dessa forma, kirito joga pedaços de carne em direção à pantera afim de conseguir sua atenção e começar o processo de domesticação.  

A fera é atraída pela carne e começa a comê-la. Nesse momento, kirito percebe a aparição de um círculo em seu campo de visão que ele deduz ser o medidor de domesticação. Esse círculo vai se enchendo à medida que kirito joga mais e mais pedaços de carne em direção à pantera até que ele fica quase totalmente cheio. Nesse momento, kirito se aproxima da fera e acaricia sua cabeça dizendo "tudo bem, eu não irei de machucar".  
Me pergunto se dá para domesticar todos os animais desse jogo. Será que dava para fazer aquele dinossauro de bicho de estimação?  Nesse momento, o medidor de domesticação se enche por completo e a fera se torna mascote de kirito. Aliviado com seu feito, ele manda todos se deitarem encostados nela para se aquecerem com seu calor corporal 

Capítulo 7 

Sinon decidiu sair de seu saco de dormir após perceber que a nevasca havia se encerrado. Antes de sair da tribo dos orunito, ela havia sido avisada de que nevascas as vezes ocorrem nas planícies de gyoru. Por causa disso, ela havia recebido um saco de dormir feito de uma grossa pele de animal que servia para protegê-la de tal intempérie.  

Percebendo que podia retomar sua jornada, sinon continua a cruzar a grande planície enquanto tentava alcançar a tribo dos bazin para se reencontrar com seus amigos. Enquanto, andava, ela refletia sobre os pontos de habilidades que havia escolhido anteriormente. Sinon sempre gostou de armas de longo alcance, por isso, optou pelas habilidades da árvore de <<agilidade>> que melhorariam seu uso do mosquete que havia recebido dos NPCs pássaro.  

Após alguns minutos andando pelas planícies, sinon percebe uma grande silhueta se projetando no horizonte distante. Intrigada com a inusitada descoberta, ela decide se aproximar afim de saber do que se tratava. Ao se aproximar o suficiente, sinon percebeu que se tratava de um cordilheira de montanhas que se estendia até onde a vista alcançava cortando as planícies ao meio. Devido a isso, seria impossível continuar a jornada sem atravessá-la de alguma forma.  

Após observar a cordilheira por um bom tempo, sinon descobre uma caverna que levava cordilheira adentro. Assim, ela adentra a caverna esperando que pudesse sair do outro lado da cordilheira afim de continuar sua jornada. 

Capítulo 8, parte 1  

Após o final da nevasca, kirito e companhia continuavam sua expedição em direção à tribo dos bazin. Entretanto, no meio do caminho, suguha dá a idéia de contactar sinon no mundo real afim de perguntar se ela também havia se deparado com a nevasca. A ideia era confirmar se ela estava em algum lugar relativamente próximo afim de direcionar mais a busca. Aderindo à ideia, kirito saiu do unital ring e liga para o celular de sinon afim de perguntar sobre sua atual posição. 

Sinon recebe a ligação de kirito e o informa sobre sua posição atual. Ela fala que estava no momento no interior de uma grande cordilheira no meio das planícies de gyoru andando na direção sudoeste. Satisfeito com a informção recebida, kirito desliga dizendo que iria buscá-la. De volta ao unital ring, kirito relata o que havia ouvido de sinon e instrui seus amigos a mudarem de rumo e procurarem uma grande cordilheira.  

Munidos de uma nova direção, kirito, yui, lizbeth, suguha e a pantera domesticada à qual kirito havia chamado de kuro, partem a procura da cordilheira. Após um bom tempo caminhando, eles a acham e partem para procurar um caverna que levasse ao interior. Não demora muito tempo, e o grupo acha uma caverna e adentram a formação de relevo à procura de sinon.  

Capítulo 8, parte 2 

Uma vez dentro da cordilheira, suguha nota como aparentemente a caverna seguia cordilheira adentro sem se bifurcar ou acabar num beco sem saída. Além disso, ela também percebe a presença de veios de minério de ferro e de cobre. Dessa forma, todo o grupo passa a recolher o minério afim de levá-lo de volta para casa e fazer equipamentos com ele. Após mais alguns minutos andando na caverna, eles começam a ouvir um barulho de armas de fogo e explosões vindas do interior. Por isso, kirito pensa imediatamente, "Esse som pode ser a sinon, e parece que ela está em apuros". Dessa forma, kirito e companhia correm em direção ao som.  

Após correr por alguns instantes, kirito chega numa grande área aberta com um riacho correndo em seu centro. E em meio a esse riacho, havia uma grande pedra sobre a qual estava sinon empunhando seu mosquete. Kirito fica aliviado por haver encontrado sua amiga e vai na direção dela. Entretanto, ao se aproximar ele percebe várias criaturas humanoides com cabeça de rato atrás dela. Kirito pensa que sinon estava sendo emboscada e corre para salvá-la, entretanto, ao se aproximar mais, ele ouve sinon gritando "Não kirito, esses NPCs não são inimigos". Pego de surpresa pela afirmação, kirito responde com "Se eles não são inimigos, então porque aquele barulho de antes?". 

Quase que respondendo a essa pergunta, um grande tremor sacode todos no local. Pego de surpresa, kirito olha a direção de onde o tremor veio e percebe uma grande silhueta em meio à escuridão. No entanto, ele não teve tempo de investigar pois alguma coisa pegajosa semelhante a um tentáculo agarrou sua perna direita e o puxou pelo riacho. Kirito tentava desesperadamente se livrar do misterioso captor até que conseguiu agarrar sua espada e cortar o tentáculo.  

Capítulo 8, parte 3 

Após conseguir se livrar do tentáculo, kirito se voltou para a direção em que estava sendo arrastado e percebe que lá estava um enorme sapo vermelho. Percebendo seu tamanho, kirito deduz que a fera era o boss daquela área e seria preciso derrotá-lo para poder sair da caverna. Dessa forma, ele se prepara para enfrentar o enorme inimigo anfíbio.  

Determinados a lutar, Kirito e suguha montam um ataque frontal contra o sapo, entretanto, ele pula alto evitando a investida e se grudando na parede superior. No entanto, a fera não se manteve muito tempo por lá menos de dois segundos depois, se lançou num mergulho em direção ao chão. Observando a criatura, sinon grita mandando todos se esconderem atrás das rochas. Ela menciona que o padrão de ataque do sapo é pular para o alto, depois se atirar no chão e tentar engolir pessoas usando sua longa língua.  

Sabendo desse padrão previsível, sinon monta uma estratégia para todos atacarem o sapo logo após ele executar seu saltos enquanto ela o atacaria de longe com o mosquete. Além disso, os NPCs decidem se juntar à luta para derrotar o boss. Obedecendo a esse plano, kirito e companhia conseguem reduzir o HP do boss para 60%. A luta estava se encaminhando por um rumo bom com todo o grupo conseguindo reduzir progressivamente o HP do inimigo. Entretanto, após vários ataques bem sucedidos, o sapo que agora aparecia com o nome de Goraiasuraana, passou a brilhar com um luz vermelha e manifestava um círculo mágico em baixo de suas patas. Kirito deduz que o boss estava se preparando para usar um ataque mágico. Assustado ele manda todos correm para longe do monstro afim de evitar um ataque. Meros instantes depois, o Goraiasuraana liberou uma grande bola de fogo.  

Capítulo 8, parte 4 

Após perceber o poder do goraiasuraana, yui sugere subir na rampa localizada próximo à entrada da caverna e saltar de lá para desferir um poderoso golpe no sapo. Kirito concorda com o plano e decide protegê-la enquanto ela subia a rampa. O boss inimigo, quase que percebendo o plano de yui, preparou outra bola de fogo mirando na pequena espadachim. No entanto, seu ataque foi frustrado por yui que prontamente usou seu escudo para bloquear o ataque. Yui chega ao topo da rampa e salta sobre o goraiasuraana desferindo a sword skill <<vertical>>.  

Finalmente ela está tendo mais participação na história.

Ao observar a trajetória descendente de sua filha no ar, kirito se preocupava com o dano que ela iria receber no impacto com o chão. No entanto, ele houve uma voz familiar dizendo "Deixe que eu cuido da yui". Kirito fica intrigado sobre a identidade da voz misteriosa mas decide deixar para depois e se focar no goraiasuraana que estava atordoado após receber o vertical de yui. Ele, suguha, sinon e kuro partem para o boss e conseguem tirar os últimos pontos restantes de seu HP, matando a fera.  

Logo após haver derrotado o goraiasuraana, kirito voltou suas atenções para yui. Nesse momento, ele percebe yui laçada por uma corda sendo segurada por duas figuras. Ele tenta focar nelas para descobrir sua identidade quando ele descobre que se trata de seus amigos de SAO e ALO, klein e agil. Kirito fica aliviado e surpreso ao mesmo tempo ao ver seus amigos. Ele pergunta como eles chegaram na caverna e klein responde "Eu herdei minha habilidade de <<rastreamento>>, por isso só tive que seguir suas pegadas e rastros até aqui". Kirito fica feliz ao ouvir isso, e agora após haver juntado todo o grupo, decide retornar para sua casa. 

Capítulo 9, parte 1 

A comitiva formada por jogadores e pelos NPCs rato estava atravessando as planícies de gyoru a caminho de sua casa. Em meio a isso, sinon explica que os NPCs que estavam junto dela se chamavam de pateru e eles queriam matar o boss sapo para poderem sair da caverna e construir um vilarejo nas florestas ao sul. Dessa forma, a tribo pateru formado por 20 NPCs decide se aliar ao grupo de jogadores e todos eles seguiam juntos. Em meio a essa expedição, kirito estava examinando os itens recebidos ao derrotar o goraiasuraana quando ele percebe um estranho cristal em seu inventário. Intrigado com o achado, kirito verifica sua janela de propriedades e vê que o cristal era um cristal mágico. Ao ler sua descrição, ele descobre que ele poderia ser usado para aprender magia.  

Feliz com sua descoberta, kirito dá o cristal para yui e manda ela utilizá-lo. Atendendo ao pedido, yui quebra o cristal com suas mãos e recebe uma mensagem de sistema informando que ela havia apreendido a magia <<flecha flamejante>>. Ela fica animada com a nova habilidade e decide testa-la. Ao utilizar sua magia, yui conseguia realizar uma versão um pouco mais fraca da bola de fogo usada pelo goraiasuaana. kirito deduz que para aprender qualquer magia, era necessário consumir um cristal mágico oriundo de um boss.  

Após várias horas de caminhada, kirito e sua comitiva chegam finalmente à floresta onde sua casa estava localizada. No entanto, ele é surpreendido ao observar um grande incêndio na floresta e um grupo de jogadores atacando sua casa. Além disso, ele conseguia ver alice e asuna em cima do muro tentando repelir os atacantes. Percebendo o problema, kirito e sua comitiva se preparam para juntar-se à batalha. 
Não é que aquele muro de antes veio a ser bem conveniente?


Capítulo 9, parte 2 

Kirito, os NPCs e seus amigos se juntam à luta, no entanto o número de inimigos era grande demais e por isso, seria difícil virar o rumo da batalha. Nesse momento, ele pensa no urso que havia atacado sua casa no volume anterior e pensa que ainda deveriam haver tais monstros na floresta. Por isso, ele decide atrair um urso jogando a carne do goraiasuraana nas chamas que circundavam o muro.  

Alguns instantes depois o chão começa a tremer e outro urso enorme aparece causando o caos nas fileiras inimigas. Aproveitando-se da situação, kirito e amigos começam a dizimar os atacantes. Em meio à luta kirito se encontra com um jogador chamado schultz que era o líder do grupo. Kirito pergunta a ele porque estavam atacando sua casa e por qual motivo. Schultz apenas respondo com, "O sensei não nos avisou sobre isso, droga".  

Kirito fica intrigado enquanto se pergunta "quem é esse sensei, foi ele quem mandou esses jogadores inimigos?", mas antes de conseguir respostas, ele é atacado por schultz e tenta se defender. Kirito consegue vencer seu agressor mas não consegue mais respostas. Por isso ele o mata

Essa história do sensei foi a clássica tática literária de soltar uma informação que deixa o leitor curioso para continuar lendo afim de saber mais da história. 


Capítulo 9, parte 3 

Após a aparição do urso e a eliminação de seu líder, o grupo de atacantes perdeu sua organização e bateu em retirada. No entanto, isso fez com que o urso voltasse suas atenções para kirito e seus amigos. Ao observar isso, kirito se preparou para enfrentar a fera. Entretanto, silica se colocou na frente dos outros e mandou que eles não enfrentassem-na pois ela iria tentar a domesticação. Silica então passa a jogar vários pedaços de carne na direção do urso e vai progressivamente enchendo a barra de domesticação. Ela eventualmente consegue e o urso se torna seu mascote.  

Aliviados com o término da luta, asuna sugere que agora seria bom pensar em fortificar as defesas da casa ainda mais, pois segundo o que kirito ouviu de schultz, havia aguem querendo eliminá-los. Além disso seria preciso fazer algo para acomodar os pateru que estavam presentes. É nessa hora que kirito da a idéia de construir uma cidade ao redor da casa para acomodar os NPCs e usá-los como defesa. Dessa forma, todos começam a construir as fundações da cidade. 

Capítulo 10 

No dia seguinte, kirito tinha um encontro marcado com kikuoka sijirou numa cafeteria em shibuya para discutir "assuntos importantes". Ele havia decidido levar argo consigo pois certamente era algo relacionado ao unital ring e ela poderia adicionar muito à conversa. Enquanto se dirigia ao local marcado, ele se perguntava sobre o <<sensei>> que schultz havia mencionado. Ele parecia ser o responsável por enviar grupos de jogadores para atacar a ele e a seus amigos. No entanto ele não conseguia imaginar quais motivos levavam ele a fazer isso.  

Chegando lá, kirito encontra kikuoka e tenta apresenta-lo a argo. Entretanto, ele é surpreendido quando ela fala, "tudo bem, já nos conhecemos, não é mesmo chrysheight?".
Ela sempre sabe mais do que parece.


          Comentários do volume 

Nossa, sword art volume 23 superou minhas expectativas. Ele realmente fez jus à sua proposta de juntar todos os jogos num único, e aplicou isso até aos personagens. Nesse volume, tivemos a recriação do antigo grupo que se conheceu no SÃO, e ainda adicionaram a ele sinon, alice e suguha. Por isso agora temos todos os personagens relevantes juntos numa única história. Isso abre uma série de possibilidades para onde a história pode se desenvolver.  

Outro ponto que vale a pena ser destacado, é que esse volume introduziu uma ameaça na forma do sensei que aparenta ser um vilão desse arco. Vamos torcer para que ele não seja outra pessoa megalomaníaca (ou tarada), igual aos vilões anteriores. Esperarei ansiosamente pela continuação da história no volume 24. Por este (longo) post é isso, continuarei esta série após acabar de ler o próximo volume.  

Nota do volume 23: 4,3 / 5,0