15/10/2023

Character Book Vol.1 Kirito-Sword Art Online Brasil #052

E Victor aqui pra mais outra tradução vinda direto do dreadful decoding, começando a série em 6 partes das Character Edition's. revistas onde o Reki responde uma série de perguntas sobre o processo de criação e desenvolvimento dos seus personagens, incluindo diversas curiosidades sobre eles. Já começamos no volume 1 com o protagonista da série, e é válido citar que o Reki, desde a WN, já fez esse processo diversas vezes. Claro, dado a situação, por exemplo, pra divulgar OS ele deu entrevistas onde falou sobre como foi o processo de escrita do roteiro ao lado do diretor Itou, mas ainda sim essa aqui de hoje tem muita coisa que ou ele nunca tinha dito, ou no mínimo são infos desconhecidas do grande público. além de ficar bem claro como ele estava confortável na ocasião, isso aqui já era 2017, quase 10 anos depois do início da LN, e uns bons 16 desde da criação da Web Novel, mas ele ainda fala dos personagens com a mesma empolgação de sempre, e tem coisas novas pra falar sobre eles. honestamente? Uma inspiração. quero ser que nem ele quando eu crescer!

Clique na imagem para ler em pdf

Entrevista Reki Kawahara: Sobre Kirito


A história secreta da criação de Kirito!!

——Como nasceu o nome «Kirito»?

Kawahara: Como eu disse em um tweet sobre esse tópico no Twitter outro dia, não sou tão bom em fazer nomes para meus personagens. Quanto mais eu defino os traços do personagem, mais o nome parece uma invenção... é por isso que eu prefiro não pensar demais em seus nomes. Mesmo em relação ao nome de Kirito, acredito que usei apenas o nome que surgiu enquanto eu batia no teclado ao escrever o manuscrito de «SAO».

——Então não há nenhuma origem especial para isso.

Kawahara: Bem, decidi fazer com algo que mais ou menos soasse como um nome de jogador de MMO, mas não tem padrões específicos para isso.

——O nome Kirigaya Kazuto foi criado baseado no nome Kirito?

Kawahara: Isso mesmo. Kirito deveria ter vindo primeiro, seguido por seu nome verdadeiro mais tarde. Achei que ele não escolheria um nome de jogador excessivamente elaborado.

——Mas ele parece ter uma obsessão incomum com a cor preta. Existe uma razão para a cor favorita dele ser preto?

Kawahara: Em Ultima Online, um jogo que eu tinha jogado antes, roupas pretas eram um tanto raras, então ver alguém vestido totalmente de preto provocava uma reação ‘‘Uau’’ em mim; essa é a base para isso. Além disso, como ele era chamado de beater desde os primeiros dias do jogo, o fato de ter se tornado segregado do grupo principal também serviu de motivo para o preto se tornar a cor de sua imagem.

——Como um herói sombrio.

Kawahara: Além disso, existe uma razão dentro do SAO, a cor preta oferece uma alta taxa de Hiding. Assim, jogadores solo, como Kirito, preferiam cores escuras.

——Entendo.

Kawahara: É por isso que outras pessoas, como os membros da Força de Libertação de Aincrad e a Aliança do Dragão Sagrado, também se abstiveram de usar equipamentos coloridos; em vez disso, eles escolheram usar algo que se misturasse com seu ambiente como as cores de sua guilda. No entanto, quando a «KoB» saiu pela primeira vez com suas cores de guilda branca e vermelha, eles devem ter realmente impressionado a todos, dado o contexto. Todos certamente sentiram sua determinação de provar que você poderia se envolver em uma batalha mesmo se vestido com cores tão visíveis... Mas bem, já que é assim que funciona o raciocínio dentro do universo, se chegasse, por exemplo, um momento em que uma ação secreta precisasse ser tomada em uma montanha nevada, acredito que até Kirito não teria escolha a não ser vestir equipamentos brancos (risos).

——Então, se tivermos um piso de neve em Progressive no futuro, ouso presumir que veremos Kirito recorrendo ao uso de equipamentos brancos?

Kawahara: Bem, ele provavelmente teria suas dúvidas sobre isso (risos).

——Parece bem provável que até o próprio Kirito tenha percebido: ‘‘Eu realmente sou um personagem sombrio’’, você não acha? Até suas roupas casuais são pretas.

Kawahara: Verdade. Eu acredito que especificamente por causa de sua experiência em «Aincrad», Kirito começou a usar mais roupas pretas.

——Então se tornou a cor da alma de Kirito.

Kawahara: No entanto, no filme «Ordinal Scale», sua roupa era cerca de 40% branca. Quando vi isso, claro, pensei que abec-san devia ter um objetivo em mente com tal design, mas também senti que Kirito tinha algumas reservas particulares sobre sua roupa também. Uma ‘‘fixação’’ na ideia de que ele não estaria jogando Ordinal Scale no mesmo nível de um jogo de VR. Que ele jogaria como «Espadachim Negro» em AR.

——O estilo de jogo do Espadachim Negro é «Dual Blades». Como surgiu essa ideia?

Kawahara: Enquanto planejava a batalha do Gleam Eyes, pensei: ‘‘Hmm, qual seria uma skill oculta legal para revelar durante uma batalha de chefe?’’; naquele momento, eu estava procurando por algo que me sentisse especial e considerei fazer com que ele trocasse sua espada por um machado... espere um momento, eu disse, não, uma segunda espada é o que eu realmente preciso... Pensando bem, a ideia de Dual Blades nem passou pela minha cabeça antes de escrever a batalha contra o Gleam Eyes. Quando eu considerei pela primeira vez, "Que skill oculta ele poderia ter?", enquanto escrevia aquela cena, o conceito de Dual Blades deve ter acabado de chegar a mim como uma coisa natural. Até mesmo o nome da habilidade Starburst Stream surgiu como resultado de eu seguir o fluxo; Acho que não tinha passado pela minha cabeça até aquele momento. 'Baa, dakadakadaka', eu estava em transe enquanto escrevia aquela cena.

——Como a skill de 16 hits de Kirito? (risos)

Kawahara: Sim (risos). A propósito, a «Espada Divina» de Heathcliff nasceu como sua antítese…… um foco na defesa, em contraste com o foco no ataque da Dual Blades.

——Apesar de ter uma super habilidade, Kirito não era muito autoconfiante. Ele era bastante tímido. Como surgiu esse traço de personalidade?

Kawahara: Eu decidi fazer do protagonista de SAO um jogador solo. E, aqueles que jogam sozinhos em MMOs são na maioria idiotas, ou pessoas anti-sociais como eu, eu acho... embora eu seja bastante tendencioso (risos). Então, ele acabou sendo uma pessoa distante que não gostava de se aproximar de outras pessoas. Além disso, em jogos online reais, é bastante improvável que alguém seja forte jogando sozinho. Afinal, você geralmente tem que lutar contra chefes com uma party ou raid. Quando cheguei a pensar no protagonista como tendo um certo charme para ele que, nesse sentido, só poderia ser encontrado na ficção, ele se tornou um personagem forte quando importava, apesar da solidão e liberdade de seu status como jogador solo.

——O termo jogador solo é a palavra-chave na criação do personagem de Kirito.

Kawahara: Embora ele tivesse suas razões para escolher ir sozinho nas circunstâncias incomuns do jogo da morte. Ele teria a responsabilidade pela vida dos outros e, por outro lado, havia também o risco de acabar morrendo por culpa de outra pessoa. Então, Kirito era um pouco realista. Ele teve certas experiências, como a do conto ‘‘First Day’’ que escrevi para o volume 8 das light novels, que, afinal, levaram a tais considerações.


O segredo da popularidade de Kirito como personagem

——Um jogador solo e um realista... Kirito começou com tal caracterização, mas que tipo de pessoa você o vê quando escreve suas histórias agora, Kawahara- san?

Kawahara: Eu disse uma vez em uma entrevista diferente, ‘‘Ele é a pessoa que eu tenho menos certeza de como escrever’’. Ao responder a essa pergunta… e bem, como antes, ainda não tenho certeza. Por exemplo, ao escrever o rascunho do filme, eu senti como se ele pensasse ‘‘Yahoo, um novo jogo!’’ e gostasse de Ordinal Scale, mas Itou-san (diretor da série de anime) então me disse: ‘‘Kirito não ficaria relutante em simplesmente mudar para um jogo de AR tão facilmente?’’ e então pensei: ‘‘Ah, você está certo’’; ele se tornou um personagem um tanto difícil de gerenciar, então não posso dizer que tenho uma compreensão de Kirito como personagem, sempre sinto que não tenho certeza do que se passa na cabeça dele.

——Ele tem alguns episódios bastante estranhos, como quando ele de repente gritou ‘‘Sim!’’ em Progressive.[¹]

Kawahara: No início de Progressive, Kirito tinha 14 anos e era um aluno da segunda série do ensino médio, mas ele vai quase até os 18 anos no filme, então vemos uma faixa etária bastante ampla dele em comparação com os protagonistas habituais. Ele também adquiriu uma quantidade razoável de experiência em vários lugares, portanto, é difícil manter a consistência com sua personalidade.

——E ele arrumou uma namorada.

Kawahara: Kirito em Progressive é infantil e ainda tem alguns momentos de palhaçada. Acho que se pode dizer que ele está crescendo, ou melhor, amadurecendo. Bem, quando ele se tornar um adulto de pleno direito, sinto que vamos vê-lo sendo muito tranquilo, um pouco bobo — como Klein (risos).

——‘‘Como Klein…’’ Parece que a Asuna-san não gostaria disso (risos).

Kawahara: (risos). Então, acredito que quanto mais ele coloca essa fachada de humor, mais rapidamente esse traço desaparece por dentro. Talvez isso o tornasse um personagem enigmático. No entanto, todas as pessoas não se tornam assim à medida que envelhecem?

——A propósito, falando dos traços de Kirito, permita-me perguntar ao contrário…… quais partes dele você acredita que ganharam a aprovação dos leitores?

Kawahara: Embora eu seja grato por ele ter obtido aprovação, isso é outra coisa que eu não consigo entender —— Ou melhor, na verdade, eu não sinto que poderia me tornar amigo de Kirito. Mesmo supondo que eu fosse amigo dele em um jogo online, eu realmente não gostaria de jogar com ele (risos).

——QUE!? Vendo como ele é gentil e atencioso, eu não acho que ele seria alguém com quem você não se divertiria jogando…

Kawahara: Verdade, mas ao mesmo tempo eu sinto que ‘‘Eu nunca seria capaz de me equiparar a ele em level’’. Embora eu ache que ele seria uma grande ajuda para mim, Kirito não seria capaz de confiar em mim. Eu sinto que seria unilateralmente recebendo ajuda tanto mentalmente quanto na prática…… Bem, eu acredito que isso seria o resultado de Kirito não se abrir para os outros.

——No final, a única pessoa em quem ele realmente podia confiar era Asuna, hein.

Kawahara: Para alguém que faz seu trabalho literário e compartilha suas informações na Internet como eu, isso soa muito bem; Kirito cumpre todas as suas interações humanas básicas através da Net, portanto acredito que, ao contrário da maioria das pessoas, reduz a sensação de distância entre ele e outras pessoas. Por outro lado, ele não precisa falar sobre seus problemas e não se sente pressionado. Colocado de outra forma, ele pode colocar uma bravata para ficar bem.

——Apesar de seus traços legais, bastante preocupado, você não pensa como o Kirito né?

Kawahara: Isso mesmo. O romance segue a perspectiva de Kirito, assim todos podem ver os pensamentos mais íntimos de Kirito expostos. Assim, embora ele não compartilhe suas preocupações com os outros, você pode dizer o quanto ele se preocupa lendo os livros. Não é falado no diálogo, mas na narração, ele se preocupa bastante com as coisas efeminadamente. Eu me pergunto se essa lacuna é apreciada.

——Legal, mas realista. Uma característica que o separa do superman? A propósito, uma pequena digressão do nosso tópico anterior, mas… como você se sente sobre as ilustrações de abec-san, bem como o desempenho de Yoshitsugu-san dando voz ao Kirito para o anime, ambos, se assim posso dizer, deram uma nova vida a Kirito como pessoa?

Kawahara: Hum. Em relação às ilustrações de abec-san…… enquanto eu fazia minhas próprias ilustrações, Kirito tinha um lado um pouco mais selvagem. Mas nas ilustrações de abec-san, sua infantilidade se tornou a peça central e eu acho isso ótimo.

——Graças ao seu estilo gentil, a efeminação acima mencionada de Kirito, ou impressão de ingenuidade é realmente bem transmitida.

Kawahara: Verdade. Essa delicadeza, ou melhor, sensibilidade não é tão fácil de desenhar, acredito eu. Embora, em séries de batalhas usuais, a masculinidade ou heroicidade do protagonista tende a ser um pouco mais destacada.

——E o Matsuoka-san?

Kawahara: Tive o prazer de participar das audições para o papel de Kirito e todos os Kiritos foram muito bons. Mas entre eles, senti sensibilidade além da frieza na voz do Kirito de Matsuoka-san. Tinha aquela efeminação interna mencionada acima, ou melhor, a ingenuidade de Kirito das ilustrações de abec-san. Além disso, quando ouvi sua atuação nas cenas humorísticas e no clímax da parte da batalha… também, quando ouvi seu grito de final de episódio no momento da pós-gravação do primeiro episódio do anime da TV, eu estava totalmente convencido, ‘‘É assim que Kirito tem que soar’’. Quando escrevo hoje em dia, leio as falas de Kirito na voz de Matsuoka-san em minha mente.

——Agora então, vamos misturar um pouco as coisas com a última pergunta... Qual seria a única coisa que você diria para Kirito agora?

Kawahara: Hmm... Bem, algo como ‘‘Você deveria dar uma resposta clara e conclusiva sobre seus relacionamentos femininos’’, eu acho (risos).

——(Risos).


O Melhor de Kirito de Kawahara-san

——Kawahara-san, por favor, conte-nos suas cenas favoritas de Kirito.

Kawahara: É mais impactante no episódio 1 do anime do que no romance, mas a cena em que Kirito se esgota primeiro após a conclusão do tutorial de Kayaba e incentiva Klein a ir com ele para os terrenos agrícolas vazios. Eu acredito que essa cena é uma boa representação do Kirito-ness (risos).

——‘‘Mesmo que fosse só mais um!’’, ele disse (risos). [²]

Kawahara: Isso mesmo. Enquanto ele tentou pelo menos ajudar Klein, no momento em que Klein disse que queria trazer seus amigos, a barreira solitária de Kirito foi acionada (risos), tornando as coisas estranhas. Eu acredito que também é tão parecido com Kirito.

Além disso, na história de Silica, no momento em que foram agredidos pela guilda PK de Rosalia. A cena em que Kirito ficou parado para absorver todos os seus ataques para fazê-los compreender a diferença de nível entre eles e seu inimigo. Parecia racional, ou melhor, conservacionista de energia. A inspiração para aquela cena veio do RO (Ragnarok Online) que eu estava jogando na época; o jogo tinha um cavaleiro do tipo VIT com uma força incrível. Além disso, eles geralmente tinham autocura instantânea —— quando você os atacava, o HP deles simplesmente se recuperava. Essa capacidade de receber muitas punições foi muito chocante; Senti vontade de escrever sobre esse sentimento e assim o fiz, assim me deixou uma impressão.[³]

Outro é do Arco Alicization. Para o aniversário da mentora de Kirito, Sortiliena-senpai, Kirito cultivou algumas flores para dar a ela, mas elas foram devastadas por alguns valentões, fazendo-o chorar. Essa parte realmente ficou na minha memória. Mesmo eu não quisesse ir tão longe, apenas acabou assim enquanto escrevia a história, me fazendo pensar, ‘‘Ah, isso vai fazer essa pessoa chorar’’. Essa é uma cena que eu gostei. Enquanto escrevia Kirito para o volume 1, eu não seria capaz de imaginar isso.

——A propósito, se você tivesse que escolher a melhor arte entre todas as ilustrações de abec-san qual delas seria?

Kawahara: Isso pode ser porquê é recente, mas seria a capa da light novel volume 19. O jeito que Kirito sorri lá parece muito travesso e eu adoro disso. Fiquei feliz por ele ter voltado a sorrir daquele jeito.

——Durante o Arco de Alicization, ele sempre se sentiu um pouco tenso.

Kawahara: Finalmente conseguimos ver Kirito em seu estado natural depois de tanto tempo.


Aguarde as futuras façanhas de Kirito!

——Por último…… Kawahara-san, já que você vai escrever mais sobre Kirito no futuro, você tem alguma ideia do que você quer escrever sobre Kirito?

Kawahara: Em relação à nova série do romance, acredito que a importância da parte do mundo real aumentará a partir de agora. E, embora tenha havido muitas garotas na série até agora, nenhuma das garotas além de Asuna poderia lutar no mesmo nível que a própria Asuna. E foi aí que Alice, uma pessoa cheia de vontade de lutar, apareceu.

——A guerra das waifus está finalmente começando!?

Kawahara: (Risos). Assim, gostaria de escrever sobre os problemas de Kirito de ser arrastado para tal batalha. Além do mais, Alice é um robô. Como será no final—— Além disso, isso não se limita a Kirito; Eu gostaria de escrever sobre as dificuldades da Robô Alice também, então eu também gostaria que Kirito ajudasse com a manutenção de Alice. Um corpo de robô com certeza parece ser difícil de manter.

——De fato. Parece que haveria muito mais coisas que precisariam de atenção do que com um corpo humano, como trocar o óleo do atuador.

Kawahara: As pessoas do Underworld consideram seus corpos de forma diferente das pessoas do mundo real; eles pensam neles como criações de deus e que você pode apenas curá-los com artes sagradas se eles se machucarem, então—— eu meio que acho que ela seria surpreendentemente rápida em se acostumar com seu corpo de robô…… De qualquer forma, espere ansiosamente por todos as novas interações no círculo de Kirito com a adição de Alice (risos)!

——Muito obrigado!

(Em um certo dia de janeiro de 2017: no departamento editorial)


Notas de Tradução

[¹]: Isso aqui é uma referência a primeira novel de Sword Art Online Progressive. Mais precisamente a história do segundo andar. E não, eu não vou explicar o que é esse ‘‘Sim’’.

[²]: Seguinte, eu não entendi nada do que foi dito aqui no original. Então eu adpatei muito a pergunta, colocando o final do pensamento do Kirito. Acreditando que seja isso que ele ta falando mais ou menos.

[³]: Eu admito que eu tenho o péssimo costume de usar tradutor automático, revisar o que ta estranho com base no meu conhecimento de inglês, e sempre deixar umas coisas pra depois pra ver no contexto, e só agora que eu entendi toda essa parte. No caso, obvio, Vit se refere a vitalidade, o Reki quis dizer que ele ficou tão admirado com esse cavaleiro que tinha habilidade de cura e um HP alto, que ele quis colocar isso no Kirito. Bem, no inglês nem tanto, mas traduzindo lliteralmente esse trecho ficou meio que um pleonasmo. Já que era uma auto cura automática, então aqui eu também tive que mudar um pouco do texto, talvez fazendo besteira, mas serve o proposito de vocês entenderem que o HP dele curava sozinho assim que ele perdia dano, já que isso é exatamente como ele descreve a skill Battle Healing.


Afterworld

E finalmente chegamos nas Character Books, revistas onde o Reki falou curiosidades sobre os seus personagens. Incluindo muita coisa ou inédita, ou que ele só tinha dito em situações muito especificas, então é bem possível que uma vez que esse conteúdo estiver todo traduzido e compilado, vão ter várias informações sobre esses personagens que muita gente não sabia. Indo desde da interpretação do Reki sobre eles, como aqui onde ele deixa claro como o Kirito NÃO É Self Insert, até da história deles mesmo. Enfim, não tem muito o que falar aqui, apenas ressaltar o fato de como é bom ver o Reki não sendo agredido por perguntas claramente ofensivas, e ver ele realmente de boa e querendo falar o máximo possível da obra. Vocês acham que o fã médio de SAO faz textão sobre a obra? Experimenta perguntas pro Reki uma coisa simples pra você ver ele puxando momentos de todos os arcos da série e dizendo como tava o mindset dela na época. É Incrível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário