Páginas

28/02/2022

Tradução de: Entrevista com spoilers de OS-Sword Art Online Brasil #036

 

Edu aqui. Bem, na verdade isso aqui é uma entrevista, não uma história. mas não importa. isso daqui é finalmente a tradução completa da entrevista com Spoilers do filme de Ordinal Scale. eu acabei deixando ela de lado por ser muita longa, e só retomei o projeto depois do lançamento da dublagem brasileira do filme. espero que todos curtam ela, mesmo sendo grande, tem muitas informações interessantes a respeito da produção e história dessa que eu considero, até então, a melhor produção animada de SAO.


Link: https://drive.google.com/file/d/1k05hYM3nrX3FlRp7ziyq1XDyKHkqjt3I/view?usp=sharing

Tradução Original: https://dreadfuldecoding.blogspot.com/2017/06/os-spoiler-book.html

25/02/2022

Todo o Conteúdo não Canon de SAO–Prologue-Sword Art Online Brasil #035

 Edu aqui. Ser um criador de conteúdo de SAO, hoje em dia, significa pra mim me frustrar com burrice e preguiça do público geral em entender a série ou falar com propriedade sobre ela, com muitos se achando no direito de tentar explicar SAO sem ao menos ler uma sinopse de Light Novel do Reki. o que é totalmente inaceitável. Então acho que uma vez que eu faça a lista de conteúdo não canônico, ou seja, tudo que não vale pra série. eventos filers, sem importância ou até mesmo universos paralelo, histórias que não adicionam na pra série, onde seus eventos por mais absurdos que sejam (ex: o Kirito ficar com outra garota) nunca vão ser seguidos pelo Reki, eu posso me sentir mais relaxado. 



Primeiramente vamos esclarecer o famigerado canon principal. que pra mim é a parte mais difícil. SAO começa em publicações em site chamado Word Gear, atualmente o site ainda existe, porém as publicações originais não existem mais. logo, o conteúdo seguinte é a Light Novel, uma série de livros que são o lançamento oficial da série. vale citar que aqui já temos diferenças em relação ao original, indo desde de coisas pequenas como o ano que a série se passa até eventos totalmente diferentes, como Asuna matar Kuradeel no lugar do Kirito. nessa, é valido citar que o autor da série fez algumas publicações independentes. elas começaram ainda antes da Light Novel e ocorreram até mais recentemente, em 2018. logo, as duas primeiras se encontram em um limbo estranho. já que é dito na Material Edition 01 que o SAO começou em 2012 e que haviam 50,000 players, porém, os eventos da ME01 são referenciados no anime, nos levando a pergunta: É canon? e a resposta é bem simples. 




Material Edition 01: The Progresers, é um mangá one shot doujihin escrito e desenhado por Fumio Kunori (alterego de Reki Kawahara) nele, vemos os jogadores presos em um andar, tendo que lidar com um Field Boss na qual eles não conseguiam vencer. o que importa é que a história nos trás um duelo entre Kirito e Asuna e também, obviamente, a vitória da vanguarda. devido a ter citações e designs antigos, referentes a Web Novel, atualmente a versão original dessa história não é mais canônica. com a versão de Yamada Koutaro, a substituindo. sendo essa totalmente canônica. 






Seguimos com a Material Edition 02, que é algo bem mais simples. já que aqui temos apenas alguns desgins de personagens e decrições de levels e Skills. atualmente esse também é considerado como não canônico. com, talvez, o Reki pretendendo um dia refazer isso atualizando as skills com Base em Progressive. e bem... já que eu falei dele.




Acho que a forma mais clara que eu posso passar a minha mensagem aqui é que se você

  • Não considera Progressive canon por causa dos volumes 1 e 8
  • Desconsidera ele por incompatibilidades
  • Ignora sua existência por fressura com Aincrad                                                              
Meus parabéns, porquê você leu SAO totalmente errado. De fato existem coisas que não fazem sentido, o Kirito diz uma coisa no volume 1, o 8 desmente e Progressive desmente mais ainda. porém o próprio criador é ciente dos erros e os admite. e não só isso, como está fazendo o possível para que o que vemos na série Progressive realmente leve ao Aincrad original e Alicization, com citações e personagens anteriores estando ali, como também disse que é uma besteira ficar se atentando nessas falhas e considerar que Progressive deveria ter mostrado outra garota ao lado de Kirito nos primeiros andares. isso apenas não faz sentido, e pensar que quando finalmente o autor deu o maldito deban para a favoritinha de fãs (e do autor desse post ;v) isso ser anulado por fãs, é apenas um atestado de burrice. 

Sério, eu realmente não consigo entender a repulsa de alguns fãs por erros tão bestas. posso até admitir que o estilo do Reki do Kirito sempre acompanhado por uma mina pode parecer chato, mas não só isso afasta de todas as dificuldades que o solo play teria, como também ajuda a desenvolver com o personagem. afinal, sem isso ele iria falar com quem? 

Nessa alguns devem se perguntar como é que fica o episódio 02 do anime, que omite e altera vários fatos (na verdade cronologicamente é Progressive novel que faz isso, já que foi lançado depois) e também o próprio filme de Progressive, que, como devem saber não tem a minha aprovação desde do seu anúncio. bem, eu poderia apenas descontar ainda a minha raiva nesse artigo, dizendo que o filme do Progressive é uma bosta não canônica e que a Mito é apenas mais um câncer no anime. porém, não farei isso por dois bons motivos:
  • Eu realmente não vi i filme ainda. quando comecei a escrever isso não tinha nem cheiro de quando isso seria lançado aqui no Brasil.
  • Já deu pra perceber que SAO ta pouco se fodendo pra um canon coeso, né? então não há motivos para me importar. o anime não é totalmente fiel a Light Novel e os mangás parecem que cada um segue o seu próprio canon. então, não. o anime, a Light Novel, o mangá (já falo dele), e o filme, não se complementam e cada um seque sua própria cronologia. mas uma vez que desde de sempre SAO parece gritar aos fãs que cada mídia tem o seu canon, e que É POSSÍVEL MAS NÃO OBRIGATÓRIO algumas coisas terem acontecido em ambos os universos, mas terem sido omitidas. Exemplo Ordinal Scale ser citado na novel de UR, em teoria isso não deveria acontecer, mas se você usa a perspectiva que tudo que não faz sentido com o canon da novel não existir, ou seja, uma suposta novelização do filme tentar fazer sentido com os livros principais, a coisa fica mais suave. claro que você terá que aceitar que simplesmente do nada todo mundo esqueceu de Augma e daqueles eventos durante Alicization. mas né, o que você espera? Alicization foi publicado entre 2012 e 2016, OS saiu em 2017. o anime pode até encaixar, mas na novel não tem como. não é um arco original, mas é um arco canon. com base nisso,  eu não vou anular o filme do Progressive. porém que fique claro, sim. Mito não existe no mangá, o mangá de Progressuve não representa a novel e o filme aparenta ser um novo canon animado. ou seja, não vão assistir o filme pensando que ele irá complementar a série de 2012, pode se dizer que ele é um universo paralelo. sim, temos um Kirigya Kazuto, uma Yuuki Asuna, porém não são os mesmos que vimos em Alicization. 


Mangá do Progressive: Eu poderia dizer que todos os mangás são assim, já que há eventos omitidos. como a parte em Jotunheim, em Fairy Dance, ou os momentos merda originais de Progressive. porém existem detalhes que precisam ser ditos aqui. o mangá de Aincrad ORIGINAL, foi feito antes do anime, logo, segue a Light Novel. Fairy Dance até segue algumas descrições da novel e acrescenta explicações, porém ainda sim faz cortes e parece mais uma adaptação do anime do que da novel. porém é melhor que nada. Phantom Bullet até Mother's Rosario diria que foi um montanha russa de emoções. já que a forma como Kirito revela pra Asuna que ele iria pra GGO no mangá, é fiel a novel, porém não só nele como nos outros existem toques que lembram as adaptações anime. logo, esses mangás de SAO, tal como Fairry Dance, são um canon mix. já que os desenhistas admitem que usaram o anime como base para algumas escolhas criativas. porém o mesmo não vale para Progressive mangá. já que esse é uma bela fanfic para quem realmente acha que o Kirito trai a Asuna ou a vê como a Dirty Whore. Progressive mangá  não tem anda haver com a novel e é a maior palhaçada já vista nessa série.


Vamos para o primeiro caso de ''Ah, vai tomar no cu, Reki'' com o primeiro e único arco original de SAO nos mangás, que do nada, virou spin off não canon. Girls Ops, a operação das garotinhas. uma forma de trazer mais deban para as garrotas que da noite pro dia foi anulada do canon da série por causa de uma declaração da personagem Argo em UR que anula os eventos do mangá.
Ué, mas ela pode ter mentido ou ser aquela parada de Retcon?
Sim, até pode. mas Girls Operations (que nome ridículo, Panini) não parece ter uma influência além do seu micro verso. ou seja, se fosse pra ser canon, era pra Lux já ter pelo menos uma citação. enquanto o Reki não se mexer, esse mangá é apenas mais uma perda de tempo que leva nada a lugar nenhum.








AGGO mangá, Anime e Light Novel: Aqui é mais um caso onde o Reki parece querer manter apenas o seu canon como o principal, com AGGO implicando várias histórias no Gun Gale Online, porém o arco de Unital Ring o desmentindo. se tornando impossível que ambas as histórias terrem acontecido. eu não cheguei a ler o mangá de AGGO, e sei que ele vai além do anime. porém eu não sei o quão fiel ambas as adaptações são, fora o fato que AGGO no anime é bem curto, e no meio tempo que ocorre, tudo aquilo pode realmente ter acontecido. com futuramente o GGO morrendo. Ah, Alternative Clover's Regret é tão irrelevante que eu não nem considerei explicar ele. 





4-Koma/Comic Antology: Temos um total de 3 séries, 4-Koma, Comic Antology e 4-Koma  Official Anthology.
em todos os casos temos mangás de SAO que foram feitos unicamente para diversão. nada visto aqui tem uma relevância ou importância, são histórias e piadas padrão criadas por outros artistas que apenas se utilizam dos personagens de SAO.












Cybersecurity Handbook: 
O Artista do mangá de Progressive volta, mas dessa vez com um mangá bônus que foi lançado na internet mesmo. entendam isso aqui da mesma forma que aquelas peças publicitárias onde os personagens da Turma da Mônica ensinam as crianças a como evitar que o mosquito da dengue se prolifere.  











Alternate Story - Kibaou-han!:
Isso daqui é o único mangá de SAO que não tem tradução em inglês. sendo uma total dúvida do que diabos acontece nele, já que existe apenas uma scan dele em japonês.


Versus:
Essa história é um caso interessante, ela é um crossover com Accel World, também de Reki Kawahara, e obviamente não é canon. a questão é que existe a versão novelização, um mangá e a Audio Drama. todas são a mesma história e não estão valendo para nenhuma das obras, que atualmente são um mesmo canon.



Dream Game -Crossover/Versus 2:
Croosover de SAO com a série Mahouka Koukou no Rettousei. obviamente nunca foi canon isso.


Material Edition 03:
Esse daqui é um caso semelhante as Material Editions anteriores, porém essa foi feita quando a Light Novel já existia, o único motivo pra essa versão não ser mais considerada canon é por ter a versão do Yamada Koutarou


Lisbeth Edition: Extraordinary Ordinary Days:
Além das Material Edition temos também as 3 character edition, pequenas históiras em mangá e novelizadas de personagens de SAO, infelizmente, o mangá da Lis não é canon. na verdade, ele nunca foi. não teria como ter tido tempo para essa história ocorrer




Pina Edition: Bonus Manga Theatre:
Semelhante ao caso citado antes, aqui temos pequenas tiras cômicas de Silica e Pina. sim, são divertidas e pegam bem a ideia da série e das personagens, mas não é como isso aqui fosse tão canônico quanto uma side story escrita pelo Reki.






Calibur SS:
Calibur nunca foi a minha história favorita no anime, ao menos o mangá disso foi bem divertido, porém para a minha surpresa a primeira vez que ela foi lançada havia um bad-ending nela. sendo esse obviamente não canônico. porém para os idiotas de plantão, CALIBUR É CANON. o arco serve para terminar a ponta deixada em FD e explicar da onde o Kirito tirou aquela espada dourada em MR. o que você viu no anime, leu na novel, ou no mangá, vale pra história. Ah, a personagem Marinca, até então, permanece como não canon. sendo a única personagem da novel que ganhou essa classificação. 





There is But One Ultimate Way: Um dos vários delírios do Reki foi essa história feita no puro deboche pros punheteiro de plantão que lê com a bunda as coisa. isso daqui é uma história nada com nada que nunca foi uma continuação séria de Alicization














Material Edition 22:
O cara não se cansa. é brincadeira meu outra sequência de Alicization que não deve ser considerada no canon. lembrando que a Alice Cait Sith, essa sim é canon. já que isso também acontece em MR.
















Cake Timeline + Primastic Colors:
Esse daqui é o primeiro universo paralelo de SAO reconhecido e criado pelo Reki. aparecendo nas Material Editions 28 e 29, nas Sides ''If you'' e no próprio Prismatic Colors, que é uma sequência não canon de uma side do Reki. 







Jogos




Esse daqui é um sub tópico já que considera uma quantidade enorme de conteúdo. já que os jogos de console de SAO são uma timeline paralela onde alguns eventos são semelhantes e outro totalmente novos. vale citar que mesmo com a aprovação do criador e ele dando ideias, essa daqui é mídia mais aleatória e não confiável da série. já que é praticamente fanfic mesmo. 






Gameverse
  • Infinite Moment/Hollow Fragment (O segundo é um remaster com mais conteúdo)
  • Lost Song
  • Hollow Realization
  • Fatal Bullet
  • Alicization Lycoris + Another Heroine Inverter (Roteiro)


Porém não são os únicos jogos de SAO, temos Accel World vs Sword Art Online, na qual utiliza do sistema e personagens dessa franquia de jogos, porém é como se fosse um spin off dream match mesmo. nem no universo dos jogos ele é canon. tem o seu micro verso próprio. 












      Sword Art Online: End World
     Code Register
      Progress Link
      Memory Defrag
       Integral Factor
       Alicization Blading
        The Black Swordsman


    Diferente do anterior, aqui os jogos não se conectam e são apenas coisas aleatórias para divertimento. quais conteúdo, personagens ou eventos, não podem ser considerados canon até segunda ordem. coisa que provavelmente NUNCA vai acontecer. 




Personagens não canon dos Jogos
  • Afasys
  • Baltazar Joe
  • Edith (Eyds)
  • Genesis
  • Honda Koharu
  • Hoshiyama Midoriko (Zeliska)
  • Nanairo Arshavin (Seven)
  • Premiere
  • Protagonista (Fatal Bullet)
  • Protagonista (Integral Factor)
  • Sai Yukitsugu (Itsuki)
  • Strea (Strea-MHCP002)
  • Sumeragi Youta
  • Kureha (Takamine Momiji)
  • Takemiya Kotone (Philia)
  • Tia


Mangás dos jogos
    Aincrad Night of Kirito
    Hollow Realization Mangá
    Kirito's Gun Gale Wars
    Alicization Lycoris
    Integral Factor

Até então, diferente de outras séries japas, SAO não tem novelização de seus jogos, mas sim 5 linhas de quadrinhos. com apenas a de HR e Lycoris sendo realmente sérias. tanto que foram feitas pelo mesmo artista.

    







Another Heroine Inverter Drama CD:
Isso aqui é a adaptação e dublagem do Another Heroine Inverter. onde mostra como as garotas originais dos jogos chegaram em Underworld. sim, ele é canônico para o Gameverse de SAO, mas obviamente não é pra linha principal. 












E ta, onde você quer chegar com esse artigo além de se proclamar como o pica das gálixas? Bem, fora isso... nada :v
A real é que tudo que citei aqui deve ser completamente ignorado pelo fandom de SAO devido a serem histórias que não adicionam nada ao lore. Você pode gostar? claro, mas obviamente tenha em mente que o que está aqui, e não foi citado na novel e anime, dificilmente será canon. quero apenas limpar minha consciência fazendo uma lista de todo o conteúdo de SAO que não deve ser levado em consideração, ou seja, tudo que não foi citado aqui DEVE ser levado em consideração para qualquer tipo de análise ou pesquisa de SAO. 


23/02/2022

Tradução de: SAO The Beginning –Prologue-Sword Art Online Brasil #034

 


Antes de criar comentários imbecis, deixar claro que a história a seguir foi distribuída gratuitamente (sei lá aonde) e serve meramente como um bônus para os fãs e uma forma de selar o acordo de Reki Kawahara com a IBM. lembrando novamente, é uma história pequena e que não parece ter grande relevância, já que nem foi relançada. vale citar que ela impõe que a IBM trabalhou junto de Kayaba na criação do SAO, logo, fica claro que essa história se passa antes mesmo do beta do SAO. sendo a história mais antiga no tempo até então,

Link: https://drive.google.com/file/d/14hcqGFN8zR6saegjxhGzcdpQvwJbnu65/view?usp=sharing