Páginas

29/09/2021

Tradução completa de Sword Art Online: Bluish Memories--Sword Art Online Brasil #025


Edu aqui. E pois é, finalmente eu consegui traduzir uma história de SAO na época de lançamento. essa é a mais recente Side Story de Reki Kawahara, trazendo um pequeno momento inédito de Asuna e Yuuki.




Link: https://drive.google.com/file/d/1V06y3RMCZec194VUvzox8DZqoi73aoKS/view?usp=sharing

22/09/2021

Resumo completo de Sword Art Online Vol.021 Unital Ring-Sword Art Online Brasil #024

 ATENÇÃO: Edu aqui. O texto a seguir é de autoria total do Josué . como eu estou procurando aumentar cada vez mais os conteúdos publicados aqui no blog, ele veio com a ideia de postar resumos das Light Novels mais recentes de SAO. Ah, os próximos parágrafos irão conter spoilers da light novel e também alguns do arco alicization. Não leia caso não queira saber de detalhes.  


 Introdução 

Sword art online foi originalmente publicado como uma web novel no site oficial do escritor Reki Kawahara. Nela, a história se encerrava no arco alicization. Entretanto, ao converter a versão inicial da história para a atual versão light novel, o escritor decidiu que iria continua-la para além do que já existia. Dessa forma, no volume 21 da light novel iniciou-se um novo arco chamado Sword Art Online: Unital Ring. 

Ele promete ser tão grande quanto alicization (ou seja, no mínimo 10 volumes) além de juntar personagens de todos os arcos já lançados anteriormente. No entanto, provavelmente irá demorar um bom tempo até que essa parte da história receba uma adaptação em anime. Isso se dá pois, no momento em que este post está sendo escrito, só foram publicados 3 volumes da história. Dessa forma estou começando uma série de posts resumindo e comentando os acontecimentos de cada volume da light novel. Este provavelmente será o mais completo resumo escrito em português sobre essa parte da novel pois as traduções oficiais ainda estão longe de alcança-la. Enfim, sem mais delongas vamos a Sword art online Unital ring - Resumo do volume 21.


 Capa gringa desse volume
Prólogo 

O volume 21 se inicia com a seguinte enigmática conversa: 

<registro #7 2026─9─15 21:44─21:45> 

“Não importa quantas vezes eu experimente, isto continua impressionante. Poder falar dessa forma com você que já se tornou muito mais velho do que eu” 

“Para o você de agora, o tempo é um conceito que não mais existe, não é? Enquanto os recursos de hardware permitirem, é possível compactar sua cognição “ 

“Teoricamente sim, mas na prática, não é tão simples. Atualmente, quase todos os computadores dentro do país estão sobre sob a vigilância «Dela»'' 

“Entendo, isso é irônico. Você está encurralado por causa de um programa que você mesmo criou e abandonou” 

“Não, para min, isto é uma grande alegria. Uma pequena semente que brotou num canto da rede e está espalhando seus ramos. Só de imaginar o futuro disso eu fico com a sensação de que minhas emoções que sumiram junto com meu corpo físico renasceram.” 

“Mesmo tendo se tornado não humano, seu lado poético não mudou. Nesse caso, a outra semente que você confiou para min, não para «ele>>; o que você pretende fazer com os infinitos mundos que brotaram a partir dela?. Será que você ficará satisfeito somente observando?” 

“O futuro do «Nexus» está confiado à vontade dos próprios mundos e às escolhas daqueles que habitam neles. Será que eles irão se expandir desordenadamente ou então definhar? Ou então, será que eles irão avançar para o próximo estágio a «Unificação»? Nem eu sei a resposta para essa pergunta”  

«Unificação»? Talvez isso... não quero registrar o resto dessa conversa aqui. Por enquanto, vou te seguir e observar o desenrolar das coisas” 

Sem mais contexto, essa conversa se encerra e dá lugar ao capítulo 1.


Capítulo 1 

O capítulo 1 se inicia com kirito lembrando de que ele iria completar 18 anos em 10 dias. No entanto, ele sempre se sentia inquieto ao lembrar-se de seu aniversário pois isso o levava a pensar em seus pais biológicos. Kirito comenta que um dia, ao mexer nos documentos da família, descobriu que seus pais haviam morrido num acidente de carro e que ele fora adotado por seus tios maternos. Seu nome verdadeiro era Narusaka Kazuto mas que foi mudado para Kirigaya Kazuto após sua adoção. Seus tios fizeram isso para fazê-lo achar que ele era filho biológico. Continuando nessa reflexão, ele diz que se mantivesse o padrão de nomear seus personagens em jogos de acordo com seu nome verdadeiro, então ele teria que se chamar Naruto em vez de kirito. 

Kirito interrompe suas lembranças melancólicas ao perceber que não havia tempo a perder pois 1 semana antes dele completar 18 anos, era o aniversário de asuna. No entanto, Kirito estava indeciso sobre o que comprar de presente e por isso decide logar no ALO para pedir sugestões a Yui e a seus amigos.   

Capítulo 2, parte 1 

Ao chegar no ALO, Kirito se vê dentro da casa que ele dividia com asuna e os outros. Era uma casa de madeira localizada no andar 22 do castelo de aincrad flutuando sobre os céus de ALO. Kirito pretendia se encontrar com Lizbeth e Silica mas ao ler suas mensagens, descobre que elas estavam fora caçando monstros e subindo de nível. 

Kirito ouve alguém na porta e pensa ser Asuna, no entanto ele vê que na verdade era a Alice. Ele reflete sobre como alice está mais acostumada ao mundo de Alfheim Online do que ao mundo real devido ao fato dela ser uma inteligência artificial sem forma física. De fato, o mundo real é para ela, um mundo de fantasia principalmente porque ela precisa de um corpo de robô para interagir nele. 
Eis o visual da Alice dentro do ALO

Sua reflexão mental é interrompida pela chegada de asuna que entra dentro da casa. Kirito decide que seria melhor entrar no ALO em outra hora. No entanto, ele é interrompido quando de repente, um grande tremor ecoa pelo chão fazendo toda a casa tremer. Os três correm para fora da casa afim observar o que acontecia nos arredores e são surpreendidos por um céu vermelho que não devia existir no alfheim online. Kirito observa o céu e vê que ele era formado por hexágonos contendo a mensagem "Aviso, anúncio de sistema".

Capítulo 2, parte 2 

Logo após isso, o pedaço de terra contendo os três e a casa se despedaça e começa a cair. Kirito observa que era como se o próprio andar 22 de castelo flutuante aincrad estivesse se fragmentando. Como o castelo flutuava a uma enorme altura, a casa provavelmente seria destruída na queda. Por isso, ele, asuna e alice decidem usar suas asas para impulsionar o pedaço de terra em queda de forma a mudar seu curso. Assim, seria possível fazer a casa aterrissar num rio próximo afim de suavizar o impacto. O plano funciona e a casa cai num rio e avança em direção a uma floresta próxima. Kirito, alice e asuna também caem no mesmo rio conseguindo assim sobreviver à queda. 

Após saírem de lá, os três percebem que suas asas e orelhas de fada haviam sumido e que não podiam mais voar. Além disso, as árvores da floresta ao lado do rio não pareciam com nada que eles já haviam visto em alfheim. Intrigado com a situação, kirito decide abrir o menu, no entanto ele não conseguia. Após várias tentativas, uma mensagem de sistema aparece dizendo que era preciso girar o dedo em movimento circular. Kirito atende à mensagem e abre o menu e é nessa hora que ele vê que toda a interface de usuário estava diferente.  

Ele confirma a existência de um botão de sair do jogo, o que causa um grande alívio pois mostra que eles não estavam presos numa nova versão do Incidente SAO. Continuando a mexer no menu, ele vai até a janela de personagem e lá, percebe que ele havia retornado ao nível 1. Além disso, ao lado de sua barra de HP, haviam mais 3 barras intituladas: MP, SP e TP. Alice e Asuna também olham suas janelas e veem o mesmo padrão.  

Capítulo 2, parte 3 

Atônito com as mudanças ocorridas, ele deduz que houve uma alteração de sistema profunda. Não se tratava apenas de uma atualização surpresa, mas sim como se o alfheim online tivesse se tornado um jogo interativamente diferente. Intrigado com o que aconteceu, kirito decide observar seu inventário e assim descobre que suas espadas usuais ainda estavam lá. Ele pede para asuna e alice também checarem seus inventários e ambas confirmam a presença de seus equipamentos mais utilizados. Kirito fica intrigado e tenta equipar sua espada «Black Welt». Entretanto assim que sua espada se materializou em suas costas, ele começou a sentir um imenso peso colocado sobre suas costas que quase o derruba. Devido a isso, kirito instintivamente tentou se segurar em qualquer coisa para evitar sua queda e acaba agarrando os cintos de espada de alice e asuna.   


Isso foi alguma tentativa estranha de Fanservice?

Após ter evitado sua queda, kirito fica deitado no chão incapaz de se levantar. Ao olhar sua janela de status, ele percebe que havia excedido o limite de peso de seu personagem. Isso o leva à conclusão de que seus equipamentos de ALO foram convertidos durante a mudança de sistema e que eles não podiam ser equipados agora que os níveis haviam sido resetados para 1. Continuando a investigação sobre a mudança de sistema, asuna confirma que suas habilidades exceto as de uso de espada foram também resetadas. Kirito desequipa sua espada o que remove o peso instantaneamente fazendo-o poder se levantar de novo.  

Capítulo 2, parte 4 

Os três decidem parar temporariamente a investigação e procurar o local onde a casa deles havia caído. Os três se dirigem ao rio que viram do céu e chegando lá, percebem uma trilha de árvores derrubadas nos arredores. Ao seguir a trilha, eles encontram a casa que estava num estado bastante deteriorado devido aos danos causados pela queda. Investigando a casa, kirito consegue observar a janela de status da mesma a qual informava: durabilidade atual: [4713/12500]. Além disso, ao continuar observando a janela, ele percebeu que a durabilidade continuava a se deteriorar na taxa de 1 ponto a cada 10 segundos. Devido a esse fato, ele calculou que a durabilidade iria chegar em 0 na manhã do dia seguinte e caso isso acontecesse, sua casa iria desaparecer.  

Não querendo que sua preciosa casa sumisse, kirito inspeciona a janela de status e descobre a existência de 4 botões com os seguintes nomes: informações, trocar, reparar e desmontar. Ao apertar o botão de reparar, ele vê uma janela mostrando que eram necessários alguns materiais. Ou seja, o novo jogo era dotado de um sistema de craft inexistente em ALO. Observando os materiais necessários para realizar o concerto, ele percebeu que eram necessários «Troncos de Árvore Descascados». Estando numa floresta, seria fácil obter os troncos, no entanto para descascá-los seria necessário algum tipo de ferramenta como uma faca. Entretanto para obter essa faca, provavelmente seria preciso criá-la, oque era impossível no momento pois poderia exigir materiais tais como minério de ferro.  

Refletindo sobre a situação, kirito pensa em usar sua espada para descascar os troncos, no entanto ao sugerir isso para alice, ela o lembra do limite de peso. Kirito pensa em desequipar todos os seus equipamentos para liberar capacidade e então equipar sua espada novamente. Ele faz isso ficando somente com uma cueca box sobre seu corpo e equipa a black Welt. No entanto, mesmo assim, o peso da espada se mostrou grande demais para ele suportar.  

Capítulo 2, parte 5 

Tendo seu plano frustrado, kirito tenta reequipar sua roupa, no entanto ao fazer isso, seu limite de peso é ultrapassado e ele não consegue se levantar. Intrigado com a situação ele fala com asuna sobre sua experiência. Ela teoriza que após a mudança de sistema, os jogadores receberam um período de adaptação onde seria possível continuar com os equipamentos herdados do ALO mesmo ultrapassando-se o limite de peso.  

Agora incapaz de equipar nada e refletindo sobre a situação, kirito começa a formular teorias sobre o novo jogo. Ele pensa na mecânica de craft, nos limites de peso e por fim nas barras presentes na janela de status. É nesse momento que ele percebe que eles estavam agora num RPG de sobrevivência. Após chegar nessa conclusão, ele observa novamente sua janela de status e repara nas barras intituladas SP e TP embaixo de sua barra de HP. Ao fazer isso ele deduz que SP significa Starve points e TP significa Thirst points, ou seja, pontos de fome e de sede. Kirito então relata sua teoria para alice e asuna e diz que as barras ainda não haviam diminuído por causa do período de adaptação, entretanto se sua teoria estivesse certa, assim que esse período acabasse, seria preciso comer e beber água frequentemente para se manter vivo.  

Capítulo 3  

Kirito decide priorizar a confecção de equipamentos durante o período de adaptação. Dessa forma ele manda alice e asuna irem até o rio e procurarem por pedras. Elas voltam trazendo pedras tiradas do fundo do rio e as dão para kirito. Ele por sua vez, começa a bater as pedras de modo a afiá-las e formar uma lâmina. Com isso, ele vê uma mensagem de sistema mostrando que sua habilidade de artesanato com pedras subiu de nível. Ele presume que ao realizar diversas ações dentro do jogo, pode-se aprender habilidades e subi-las de nível. Ele decide fazer mais 2 facas e dá-las às garotas.  

Usando as facas recém criadas, kirito, alice e asuna descascam os troncos de árvore. No entanto ainda eram necessários mais itens para concertar a casa. Satisfeitos com o trabalho, kirito e asuna decidem deslogar. Ao apertar o botão de sair do jogo, kirito vê uma mensagem de sistema dizendo "você deseja sair de unital ring?". Dessa forma ele descobre que o nome do misterioso jogo de sobrevivência que ele estava jogando era unital ring.  

Após haver saído do jogo, kirito se vê em sua cama e logo percebe suguha sentada ao lado dele.  




Suguha diz que veio chamar kirito para o jantar e o convida para descer. Kirito aceita mas antes, decide olhar na internet para saber se outros jogadores de ALO também haviam se envolvido no incidente do unital ring. Ao acessar um site de notícias, ele fica surpreso ao ler que não somente o alfheim online, mas vários outros jogos também haviam se transformado no unital ring e seus jogadores agora estavam todos juntos no misterioso jogo de sobrevivência. Ou seja, os diversos VRMMO's feitos a partir da engine do antigo SAO haviam se fundido para formar o Unital ring. Dessa forma, ele havia se tornado um RPG universal que reunia jogadores dos mais diversos VRMMO's.  

Capítulo 4, parte 1 

De volta ao unital ring, silica, lizbeth e yui estavam se recuperando da queda do castelo de aincrad enquanto procuravam abrigo. Lizbeth reflete em sua mente sobre como yui aparentemente perdeu suas funções como I.A e agora era essencialmente igual a um jogador humano. No entanto, caso ela morresse dentro do jogo possivelmente ela iria realmente desaparecer.  

Os pensamentos de lizbeth são subitamente interrompidos pelos gritos de pina que também havia sido transportada para o Unital ring. Silica traduz a fala de seu pequeno dragão e informa que haviam várias criaturas não identificadas se aproximando. As três decidem então vigiar os arredores afim de identificar do que se tratava.

Bom saber que nesse arco, elas não serão mais só personagens que quase nunca aparecem.

No entanto, quanto mais as criaturas se aproximavam, mais era possível ouvir os sons que elas emitiam e mais era possível perceber que não se tratava de meros sons de monstros. Apesar de não conseguirem entender o significado, estava claro que se tratava de fala. Ao observá-las mais de perto, Silica percebe que as criaturas apresentavam aparência humana e que por causa disso, eles provavelmente eram NPCs.  

Capítulo 4, parte 2 

Intrigadas com a aparição dos NPCs, as três decidem tentar se comunicar com eles afim de obter alguma informação sobre o unital ring. Elas partem ao encontro deles enquanto tentam não demostrar intenção de lutar. Ao ficar frente à frente com os NPCs, silica tenta perguntar quem eles são mas não consegue obter uma resposta pois aparentemente eles não conseguem entender a linguagem humana. Isso se dava porque eles se comunicavam num idioma estranho que as três não eram capazes de entender.  

A impossibilidade de comunicação com os NPCs estava elevando o nível de tensão a ponto de levar a um conflito. No entanto, yui surpreende a todos ao falar o estranho idioma dos NPCs. Após uma fala inicial, ela diz que podia identificar que eles falavam usando o pacote de japonês instalada na engine the seed. No entanto, o unital ring estava aplicando diversos filtros de som sobre a fala deles para torna-la ininteligível. Mesmo assim, yui foi capaz de decifrar o idioma e agora conseguia se comunicar.  

Yui, agindo como intérprete, fala que os NPCs são parte de uma tribo que habita o norte da planície onde silica, lizbeth e Yui se encontravam. Eles haviam vindo para investigar a queda de aincrad e por causa disso as encontraram. Após esclarecida a situação, os NPCs as convidam para visitar sua tribo. 

Capítulo 5, parte 1 

Após acabar seu jantar, kirito explica a situação do unital ring para suguha e pede para ela entrar no jogo junto com ele. Ela confirma que não havia logado no ALO ultimamente mas que seu ponto de spawn deveria ser na casa de madeira. Entrando no jogo, kirito e suguha se encontram com alice e asuna.  

Estando reunidos, os quatro retomam os trabalhos de concerto da casa pois ainda eram necessários vários materiais. Kirito decide olhar o menu de craft e percebe a existência de itens feitos de pedra que poderiam ser usados para criar utensílios de metal. Ele decide criar uma fornalha de pedra e coloca-a ao lado da casa para quando fosse preciso usá-la. No entanto, o novo utensílio lembrou kirito de que seria necessário achar minério de ferro para concertar a casa e ele não fazia ideia de onde achá-lo. O fato deles estarem no meio de uma floresta também não ajudava, pois seria improvável achar o metal no meio das árvores. Kirito pensa que seria mais fácil procurar por ferro numa caverna.  

Os trabalhos de reconstrução são interrompidos por uma série de rugidos muito altos que vinham do interior da floresta. Os rugidos soaram 3 vezes e pareciam estar cada vez mais próximos. Após mais rugidos, asuna percebe uma figura enorme vinda da floresta em direção à casa. Os quatro observam à medida que a criatura se revela como sendo um enorme urso.  

Capítulo 5, parte 2 

O urso avança ameaçadoramente até que aparece um cursor vermelho sobre sua cabeça indicando que ele era uma criatura hostil. Determinados a sobreviver, os quatro decidem enfrentar a fera mesmo possuindo apenas equipamentos improvisados. Eles conseguem evadir os ataques furiosos do urso enquanto o atacam com suas facas de pedra e conseguem descer seu HP até por volta de 70%. Nesse momento, o urso recua e prepara um poderoso ataque. Ele se levanta ficando de pé sobre as patas traseiras e dispara uma saraivada de pelos tão afiados quanto espinhos.  

Esse urso parece aquele boss do começo do jogo que é muito mais forte que você. 

Kirito é atingido no ombro por um dos espinhos e perde 70% de seu HP. Alice, suguha e asuna também recebem danos consideráveis. Devido ao grande estrago causado pelo ataque da fera, os quatro decidem se abrigar na casa de madeira e torcer para o urso desistir do ataque. No entanto, não foi isso que aconteceu pois em pouco tempo a fera começou a bater raivosamente nas paredes. Ao abrir a janela de propriedades da casa, asuna percebeu que a durabilidade estava baixando rapidamente. Por causa disso, não seria possível se esconder para sempre pois uma hora, o urso iria destruir a casa.  


Capítulo 5, parte 3 

Pensando numa forma de derrotar o inimigo, kirito decide partir para a ação. Ele usa alice como degrau e sobe até o telhado passando por um buraco no teto. Uma vez em cima, ele pede para asuna transferir todos os troncos de árvore que estavam armazenadas no depósito da casa para o inventário e depois os desse a ele através do menu de trocas entre jogadores. Kirito deduz que isso seria possível pois na maior parte dos VRMMO's, a distância de trocas entre jogadores era de aproximadamente 2,5 metros. 

Asuna passa os troncos para o inventário de kirito, nessa hora ele sente um peso inimaginável sobre seus ombros que rapidamente o derruba. Kirito fica caído perto da borda do telhado o que chama a atenção do urso que se dirige para baixo dele. É nessa hora que kirito executa seu plano e no inventário, aperta o botão de jogar fora os troncos. Ao fazer isso, os troncos removidos do inventário se materializam nos arredores dele. Só que já que kirito estava na beirada do telhado, vários troncos apareceram em pleno ar e bem acima do urso.  

Dessa forma, o urso foi soterrado por uma chuva de toras de madeiras caindo sobre ele. Ele urrava a cada impacto até que enfim parou. Nessa hora, kirito recebeu uma mensagem de sistema informando que ele havia subido para o nível 13. Devido a isso, kirito confirma que o urso havia morrido e que seu plano havia funcionado.  

Após se encontrar novamente com as garotas, kirito é parabenizado por ter conseguido derrotar a fera. Ele também menciona que agora que haviam se livrado do problema, poderiam voltar à questão de como arranjar ferro. Nesse momento asuna fala, "podemos achar ferro numa caverna e é provável que foi de uma delas que esse urso veio". 

Capítulo 6, parte 1 

Nesse capítulo, a light novel volta a focar em lizbeth, silica e yui que agora se encontravam no meio da tribos dos bazin (os NPCs). Elas são convidadas pela tribo para comerem juntos e decidem aceitar pois ao estabelecer mais contato com os bazin, seria possível conseguir suprimentos e equipamentos.  

Yui conversa com um dos guerreiros da tribo e pergunta se eles teriam armaduras e armas para doar. O guerreiro responde que eles até tinham mas sua falta seria sentida. No entanto, ele comenta que poderia ser feita uma troca. Ele menciona que a tribo estava investigando a queda de fragmentos do castelo de aincrad pelas redondezas mas que havia falta de mão de obra para o serviço. Ele propõe para yui que ela, silica e lizbeth os auxiliem na expedição e como pagamento, a tribo poderiam ceder alguns equipamentos.  

Capítulo 6, parte 2 

Yui decide aceitar o acordo e o guerreiro logo se retira do local dizendo que ia chamar a responsável pela expedição. Logo após isso, uma mulher musculosa e de grande estatura entra em cena e se apresenta como izeruma. Ela diz que precisa ter certeza de que as três estão aptas para participar da expedição. Yui conversa com silica e diz que isso era provavelmente um teste de combate e que ela deveria enfrentar ireruma devido às suas melhores habilidades de combate. 

É uma pena que ilustrações coloridas como essa são tão raras em light novels.


Izeruma entra em posição de começar o duelo e agarra um pedaço de madeira em brasa da fogueira enquanto focava em silica. Ocorre uma rápida conversa entre a mulher bazin e yui a qual traduz para silica. Ela explica que izeruma não queria testar as habilidades de combate e sim os reflexos. Ela continua explicando que o teste consistia em arremessar uma brasa e cortá-la pela metade enquanto estivesse em pleno ar  

Após haver entendido o conteúdo do teste, silica entra em posição com sua adaga e espera o arremesso. Izeruma joga a madeira em brasa com toda a sua força em sua direção. No entanto, silica estava pronta a rapidamente ativa uma sword skill que facilmente fatia a madeira em brasa em 5 pedaços. Os bazin gritam impressionados com a façanha e izeruma diz que as três podiam participar da expedição.  

Capítulo 7, parte 1 

Cerca de quatro horas após a mudança de sistema que transformou diversos VRMMOs no unital ring, acabou o período de adaptação dos jogadores. Isso ocorreu enquanto kirito, asuna, sugura e alice estavam trabalhando nos concertos da casa de madeira. Nesse momento, uma aurora apareceu sobre o céu noturno juntamente com uma voz proclamando as seguintes palavras:  

"As sementes foram espalhadas, os ramos cresceram tornando-se um anel e formando um portão. Ó pessoas convidadas à terra dos desejos em decadência, guardem a única vida, superem as várias dificuldades à frente e sobrevivam à todas as adversidades. À primeira pessoa que alcançar a terra apontada pela aurora, tudo lhe será dado". 

Kirito ficou intrigado acerca do ocorrido, no entanto, seus pensamentos foram interrompidos pelos gritos das garotas que estavam trabalhando em outro lugar. Ele vai na direção dos gritos e observa asuna, alice e suguha caídas no chão. Ele deduz que agora que o período de adaptação havia se encerrado, suas armaduras haviam se tornado pesadas demais e elas não podiam mais suportar o peso. Alice manda kirito se retirar enquanto elas pensam numa forma de confeccionar roupas para substituir as armaduras.  

Enquanto ele esperava as garotas se arrumarem, kirito decide inspecionar a fornalha. Ele relata que após matarem o urso, sugura foi até a caverna de onde ele provavelmente veio e lá achou alguns veios de ferro e os trouxe de volta. No entanto, seria preciso trabalhar esse ferro afim de produzir armas e as ferramentas necessárias para concertar a casa.  

Nesse momento, kirito ouve a voz de asuna dizendo que elas já haviam se trocado. Ele volta para a casa e avista as garotas usando vestidos feitos a partir de fibras vegetais trançadas. 


SAO é bem light no fanservice mas nunca se esquece de usá-lo

Capítulo 7, parte 2 

Após haverem se reunido, os quatro relatam estar sentido uma sensação de sede e um aparto na garganta. Kirito abre sua janela de status e percebe que as barras de SP e TP estavam se esvaziando. Ele deduz que agora que o período de adaptação havia se encerrado,seria preciso se manter comendo e bebendo água frequentemente para manter-se vivo. Felizmente eles tinham água em abundância devido ao rio próximo e também tenham a carne do urso que poderia mantê-los alimentados por alguns dias.  

Os quatro se dirigem para o rio afim de beber água e conseguem se saciar. No entanto, não muito tempo depois de haverem acabado de beber, eles ouvem um som vindo de dentro da água. Kirito fica vigilante para a possibilidade de outro monstro hostil aparecer. Logo em seguida eles percebem um ornitorrinco gigante saindo da água. A sensação de ameaça era clara e kirito já ia se preparando para o combate. No entanto ele é surpreendido por um pedaço de carne voando na direção do ornitorrinco. Ele olha ao redor e percebe que foi asuna que jogou a carne para a fera afim de acalmá-la e evitar um confronto.  

Kirito diz a asuna que enquanto o ornitorrinco estivesse comendo a carne, seria uma boa hora de fugir. Entretanto, asuna afirma que estava vendo um medidor em frente à figura do ornitorrinco que se enchia toda dez que ele comia. Asuna deduz que o medidor era parte de um sistema de domesticação e que ela estava tentando domar o monstro. Após jogar mais um pedaço de carne, asuna se aproxima da criatura e acaricia seu bico. Nessa hora o medidor se enche e asuna vê uma mensagem de sistema dizendo "você adquiriu a habilidade de domesticação de animais selvagens".  

Capítulo 7, parte 3 

Após resolvida a situação com o ornitorrinco, kirito decide que era hora de começar a trabalhar o ferro. Ele insere o minério de ferro e madeira combustível dentro da fornalha de pedra obtendo assim, lingotes de metal. Depois disso, ele cria um molde de metalurgia na fornalha e usa ele em combinação com os lingotes para produzir uma <<bigorna de ferreiro>>. Checando os itens necessários para produzir os materiais de concerto da casa de madeira, ele percebe que ia precisar criar um <<martelo de ferreiro>>, para usar junto da bigorna. Dessa forma ele fabrica o martelo e se prepara para produzir os itens de metal necessários para concertar a sua casa.  

Kirito, feliz em dar uma de ferreiro, consegue produzir uma série de utensílios de metal necessários para concertar a sua casa. No entanto, seu trabalho é interrompido quando ele percebe uma série de luzes de tocha se aproximando. Kirito avisa asuna, alice e suguha sobre as luzes e juntos, os quatro vão ver o que se trata. Quando as luzes se aproximam o suficiente, kirito percebe que se trata de jogadores. Um deles se apresenta como sendo o líder do grupo e pede por um lugar para passar a noite. Kirito aceita deixá-los dormir em sua casa em troca de informações.  

O grupo de jogadores passa a noite conversando com kirito companhia sobre o que eles haviam aprendido sobre o unital ring até agora. Eles falam que ao sair do jogo, o avatar é deixado num estado indefeso e pode ser morto enquanto o jogador está fora. Dessa forma é preciso achar um local seguro antes de sair. Além disso, eles falam que ao morrer no unital ring, torna-se impossível logar de novo, ou seja, não há como reviver e cada jogador só possui uma vida.  

Capítulo 8, parte 1 

Após uma alguns minutos de troca de informações, kirito decide voltar ao trabalho e continuar produzindo utensílios de metal. Entretanto, ele é interrompido por um de seus hóspedes que pergunta se ele era também um jogador de ALO. Kirito responde que sim e começa uma conversa. E então, subitamente no meio do diálogo, ele sente uma sensação de dor em seu estômago e percebe que havia sido esfaqueado.


É assim que você agradece pelo abrigo? 

Kirito percebe que perdeu 50% de seu HP e entra em posição de combate. Na sua frente, aparece um cursor vermelho sobre a cabeça do jogador que o havia esfaqueado mostrando o nome mokuri. 

Mokuri que agora era marcado como um inimigo, falou para o líder do grupo chamado boran que seria uma boa ideia matar kirito afim de roubar os itens de ferro em sua posse. Dessa forma, o grupo de kirito e seus hóspedes traiçoeiros entram em confronto.  

Capítulo 8, parte 2 

Os 8 jogadores hostis se dividem em duplas para cada uma matar um membro do grupo de kirito. Eles travam uma dura batalha pois os inimigos estavam muito mais bem equipados e em maior número. No entanto, pouco tempo após o começo da luta uma grupo de silhuetas humanoides emergiu da floresta enquanto se dirigia para o local do batalha. Ao se aproximarem, kirito percebeu que se tratava de um grupo de NPCs que falavam numa língua desconhecida. No entanto, em meio à toda a comoção, kirito pode identificar uma voz conhecida afirmando, "papai, pegue isso". 

Nesse momento, kirito se vira na direção da voz e percebe que era a yui. Ela instantaneamente abre uma janela de troca e passa um conjunto completo de armadura e uma espada de aço. Kirito aceita a troca e imediatamente equipa os itens de forma a ficar pronto para o combate. 

mexeram com cachorro grande, agora aguentem a mordida. 

Capítulo 8, parte 3
 Munido de seus novos equipamentos e desejando vingança, kirito parte para cima de mokuri e rapidamente o derrota usando uma sword skill.



Apesar de ter matado um dos inimigos, ainda restavam 7 e ele era a única pessoa do grupo com poder de luta. Os 7 restantes ao observar a morte de seu líder, começam a cercar kirito. Nesse momento, duas figuras emergem em meio aos NPCs e se dirigem para o lado de kirito. Nessa hora, ele percebe que se tratava de silica e lizbeth que vieram prestar socorro.  

Estando agora junto de suas duas amigas em condições de lutar, kirito consegue derrotar os atacantes e eliminar sua ameaça. Após o término do confronto ele agradece à yui, silica, lizbeth e aos NPCs por terem vindo prestar socorro. Lizbeth explica que elas aceitaram vir na expedição dos bazin para conseguirem equipamentos e para encontrar com outros jogadores que acabaram envolvidos no incidente do unital ring. Agora com o grupo todo reunido, kirito explica a situação da casa e pede ajuda a lizbeth para produzir todos os materiais necessários pois a durabilidade da casa iria chegar em 0 em poucas horas.  

Capítulo 9, parte 1 

De volta ao mundo real, asuna estava se sentindo muito sonolenta durante as aulas da escola. Isso estava ocorrendo pois ela havia passado quase toda a noite no unital ring e não conseguiu dormir muito. Apesar desse infortúnio, ela comenta que valeu à pena pois graças á ajuda de lizbeth e dos bazin, conseguiram concertar a casa a tempo.  

Asuna se lembra que durante o intervalo da aulas, ela tinha que falar com sinon pois ela havia enviado uma mesagem dizendo que sua conta do Gun gale online também havia sido convertida para o unital ring.  

No entanto, os pensamentos de asuna são interrompidos quando uma garota que ela não conhecia se aproximou para conversar. Ela se apresenta como sendo kamura shikimi e diz que queria falar com asuna. 

Essa garota traz algumas possibilidades interessantes que eu mencionarei depois. 

Capítulo 9, parte 2 

Kirito também estava lutando contra o pesado sono que o atormentava durante a escola. Ele estava bocejando pesadamente quando ouve alguém falando com ele por trás. Ele se vira para ver quem era e percebe uma garota de quem ele não se lembrava. Kirito pergunta, "há, quem é você?". A garota responde dizendo "quer dizer que você não lembra da sua melhor fonte de informação?". 

Ao ouvir essa frase, kirito se lembra instantaneamente de seu tempo preso no antigo SAO quando ele frequentemente ia pedir informações para uma negociadora de informações chamada argo o rato. Ele então se vira para a garota e diz "então é você argo"

Essa é uma personagem que aparece em sword art online progressive.

Comentários do volume.  

Pontos inovadores 

Nossa que volume, esse arco é uma renovação tão grande em relação aos arcos anteriores, que terei que dividir meu argumento para poder explicá-lo melhor.  

Primeiramente, ele quebra o padrão dos arcos anteriores que sempre envolviam kirito se envolvendo com um novo jogo sozinho e encontrando novos personagens nele. Ao contrário disso, em unital ring o autor decidiu desde o começo juntar os personagens dos vários arcos até agora. Isso é bom pois mostra que Sword art não é uma série que gira somente ao redor de seu protagonista. Agora pode-se ter muito mais espaço para outros personagens. 

Além disso, agora teremos kirito e asuna juntos quase o tempo todo. Isso era uma das críticas mais frequentes feitas à serie pois apesar da asuna ser estabelecida como o único interesse romântico do kirito desde o primeiro arco, o anime sempre colocava ele em contato com outras heroínas. Tenho certeza de que os fãs irão apreciar muito. 

Um outro fator positivo a favor do arco unital ring é o mundo do jogo e seu funcionamento. Um RPG de sobrevivência onde cada jogador só tem uma única vida é uma ideia muito legal que pode render ótimos momentos. De fato, esse jogo parece uma mistura de minecraft com à prova de tudo (é um seriado de sobrevivência estrelado por bear grills). As mecânicas de craft mesmo parecem ser bem detalhadas. Eu tenho certeza que gostaria de jogar um jogo baseado em unital ring.  

Adições ao elenco 

Por fim, é preciso fazer alguns comentários sobre as novas personagens apresentadas nesse volume. Primeiramente, temos a kamura shikimi. Essa é uma personagem inteiramente nova na série. No entanto esse nome, kamura é conhecido pelos leitores de accel world (outra light novel do mesmo autor de SAO). Ele é o sobrenome de kuroyukihime que é uma das protagonistas da história. Como accel world se passa no futuro de SAO, é razoável especular que shikimi seja mãe ou no mínimo parente de kuroyukihime.  

Já a argo é uma personagem que aparece em sword art online progressive (é uma série de light novels detalhando mais o primeiro arco). Ela era uma mercadora de informações que ajudava kirito a enfrentar os bosses de cada andar dando informações a ele. Fico curioso para saber qual papel ela irá desempenhar na história. Por este (longo) post é isso. A partir de agora, irei fazer resumos e comentários sobre cada novo volume à medida que forem sendo lançados.  

Nota do volume 21: 4,0 / 5,0 Comentários do volume.


Opinião do Editor (Victor/Edu):

Eu não vou esconder meu descontentamento em finalmente saber o que é UR.                                    Ok... o que vimos hoje é um resumo de um livro enorme. e eu agradeço e muito ao Josué pelo texto. ele está incrível e eu praticamente não alterei nada. nem mesmo revisão ortográfica se fez necessário.

É claro que na novel talvez tudo isso funcione melhor, afinal, dizer o contrário seria o mesmo que pagar pau para os meus textos de Alicization e também aos vídeos do canal que resumem histórias. o que não é mesmo meu objetivo.

A real, é que eu não gostei e não consegui criar hype para a sequência.

É fato que eu não consigo gostar de nadar relacionado a SAO após Alicization PT1, mas não adianta eu mentir pra vocês.

Eu achei tudo isso extremamente fraco e desinteressante. parecendo, até então, a coisa mais pouca inspirada feita pelo Reki. fora a quantidade de Fanservice. coisa que Ok, já existia nas Light Novel's mais recentes, sendo culpa dele ou do Miki, é fato que tem, não é legal e só tirou o meu foco.

Por fim, se foi isso que veio no lugar de Moon Cradle, que supostamente é tão ruim que o povo japonês chiou até o Reki dropar, eu nem quero ler ele. prefiro apenas imaginar o que foram os tais 200 anos, ou meramente acreditar que o OS foi o final de SAO.

19/09/2021

Soul Translator Explicado-Sword Art Online Brasil #023

Obs: Edu aqui. É requisitado que o leitor tenha pelo menos um breve conhecimento sobre o que é a Fluctilight, ou poderá ficar muito confuso. Lembrando que o Artigo a seguir é de autoria do L.N.B. servindo como uma explicação mais aprofundada do STL em específico. ou seja, esse artigo de hoje complementa os meus artigos de Alicization, é recomendado a leitura de ambos. assim, tendo uma melhor compreensão do tema.

 Soul Translator

Soul Translator, abreviando, STL, a máquina da 4°Geração de Fulldive, com o visual base inspirado no Medicuboid, consegue traduzir o Fluctilight e fazer dezenas de outras coisas simples e complexas. Tentaremos ser o mais prático possível aqui, expondo os fatos da melhor maneira, ou seja, não daremos uma de Kirito perguntando onde fica a alma humana, e sim como ele trabalha com a Fluctilight e em mundos VR. 

O STL realiza um scan de nível quântico no cérebro, alcançando a Fluctlight e por fim registrando um fóton de luz dentro de microtúbulos em uma unidade Qubit, com base no seu spin e vetor. Assim, o STL consegue traduzir os bilhões de Qubits que a Fluctilight possui para palavras que a mente humana possa conceber e retraduz as informações contidas em nossas palavras de volta e as registra, assim permitindo a imersão completa além do fato de conseguir analisar completamente e replicar a Fluctlight, mas isso é conversa para outro artigo.

Os mundos virtuais renderizados no STL possuem uma grande diferença das demais plataformas, ao
invés de polígonos, eles renderizam Mnemonic Visual Data (ou Dados Visuais Mnemônicos). Que em suma, são registros do processamento dos dados visuais na Fluctilight. Ao olhar para algo ou alguém, isso é refletido e captado nas retinas e convertido em sinais nervosos que são mandados para o cérebro, chegam aos neurônios e enfim ao Fluctilight, permitindo enxergar e compreender esse algo ou alguém como real. Também podemos chamar esse fenômeno de memórias. Dessa maneira o STL cria um mundo virtual indistinguível do real. 

Se usarmos a lógica acima pensamos que o STL só consegue criar mundos baseados nas memórias da pessoa em que está usando a máquina, mas não é bem assim. A estrutura do processamento de dados visuais já havia sido analisada completamente antes do início do arco Project Alicization, ou seja, eles já podiam criar mundos virtuais independentemente de usar memórias de outras pessoas para isso. 

Assim sendo, eles traduzem e enviam dados visuais mnemônicos, ou memórias se preferir, de curto prazo para a Fluctilight e o STL gera uma experiência em VR muito parecida com um sonho. Um sonho faz parte do subproduto do processamento de memória, por isso é inconsistente, o que justifica a confusão que eles são e como o processo é semelhante ao de usar o STL. Mas já pararam para pensar o motivo dos sonhos terem uma duração diferente do mundo real? De acordo com SAO, a Fluctilight ativa o “thought clock control signal” em momentos de adrenalina ou quando se está aproveitando muito algo, ou algum momento, e acelera o raciocínio, ou deixa um momento tedioso terrivelmente lento, isso também se aplica aos sonhos. 

E por que estamos falando de sonhos? Porque é aí que entra a maior das peculiaridades do STL. Durante a Imersão, o STL consegue manipular o thought clock control signal estando conectado nas partículas quânticas da consciência, o STL envia sinais elétricos diretamente aos neurônios e neurotransmissores resultando em uma série de fenômenos biológicos, assim permitindo acelerar a mente assumindo que, teoricamente, o tempo da sinapse seja menor, não causando danos ao cérebro, ou seja, não existe um limite para a aceleração. Em resultado, o mundo virtual também é acelerado em sincronia, deixando a experiência de Imersão Completa aumentada em várias vezes. Um limite para a aceleração é gerada através da capacidade máxima da estrutura do servidor que o mundo VR está rodando, por exemplo, a capacidade máxima da estrutura do servidor de Underworld é superior a 5 milhões de vezes a do mundo real, ou seja, um minuto no mundo real são 10 anos dentro do Underworld nessa escala. Essa função foi chamada de Fluctilight Acceleration, abreviando, FLA.

Bom, acredito que com isso todos entenderam como o STL funciona. Sendo muito superior a qualquer outro aparelho VR FullDive, isso daqui é a base o entendimento de Alicization.é recomendada agora não só a leitura dos volumes 9-18 de Sword Art Online, atualmente publicados pela editora Panini, como também assistir o anime Sword Art Online: Alicization, adaptação dos livros citados anteriormente, e que utiliza de tudo que foi explicado hoje para ser a base de sua história. para mais explicações de Alicizatiom clique no link e desbrave mais conteúdo da série.


16/09/2021

Como SAO Progressive surgiu?-Sword Art Online Brasil #022 #ProgressivenoBrasil

Edu aqui. Para evitar decepções, aviso desde de já que o artigo a seguir é uma versão beta do roteiro do meu vídeo dessa semana. tem coisa nova aqui? Tem! a versão vídeo é mais resumida, logo, faltaram informações que vocês veram aqui. mas a estrutura é parecida. recomendo assistir o vídeo e depois ler o artigo como um complemento. 

Lembrando que esse artigo pertence a #ProgressivenoBrasil. apoie todos os parceiros:

Animes in Japan , World Dubbing & News , SAO BRA, PORTAL SAO Brasil , Sword Art Online BR

Central Sword Art Online, Roda Pop, Kirinoji

Como SAO Progressive surgiu?

Em 2012 surgiu uma obra que pegaria até os não fãs de anime de surpresa. Sword Art Online, o anime que se passa dentro de um jogo da morte. O primeiro episódio até hoje é um show de adaptação e de como criar hype. Só uma pena que a partir do segundo não só o termo adaptação é uma palavra muito forte como também tivemos um pequeno problema de comunicação. Acontece que o anime de 2012 adapta os 4 primeiros livros da série, sendo que o primeiro é uma história fechada que mostra o início e fim da Aincrad, parte do meio disso veio no segundo livro através das histórias que hoje são criticadas por terem criado o suposto harém da série. Sendo que o próprio protagonista demonstra interesse zero nelas '-', diferente da Asuna, que é o par dele na Light Novel e anime de Aincrad até o arco mais recente, Unital Ring. Os dois livros seguintes compõe o que já foi erroneamente associado como temporada 2, sendo que na verdade seria o segundo arco, Fairy Dance, um arco intencionalmente feito para não se parecer em nada com o anterior. Já que como dito O Arco Aincrad nunca tinha sido feito com a proposta de ser uma história a longo prazo. Era uma história que acontecia naquele mundo, não um mundo com aquela história.  

Mas, o povo é chato e clamaram por mais, e a grande questão é '‘Por que não?’’ e assim surgem mais Side Stories, com o surgimento dele... Sword Art Online: Progressive

Antes que você venha com hur durs que SAO poderia sim ter se focado na Aincrad e não joguinho de fadinhas, armas de fogo ou até mesmo cópia de Fate. Calma, eu explico. 

SAO, assim como qualquer outra obra de um iniciante, precisou de um concurso. Problema? ele foi escrito no início dos anos 2000 mas só foi publicado em 2009 junto da nova série do criador, Accel World, sendo essa a vencedora do concurso do ano de 2008, sendo que não só ambas as séries ainda estão de pé, como também SAO foi publicado devido ao interesse do editor de Reki pela obra, demostrando sua total confiança no novato, que saiu de um total desconhecido para a pessoa em que a Dengeki estava confiando ao menos duas obras ao mesmo tempo. 

                                                              

Mas a questão é: 

Se SAO foi escrito quase 10 anos antes de ser publicado, o que aconteceu nesses 10 anos pra justificar essa demora? 

Bem, acho que todos sabemos uma coisa, para uma obra passar nisso ela passa por um peneira, vários bons caras perdem a chance junto de outros ótimos criadores.  Mas o essencial é o cara saber apresentar a história dele, tanto que vocês podem ver que normalmente o primeiro arco ou ao menos o primeiro episódio do anime adaptação da obra em questão, é uma história que pode acabar ali mesmo. FMA,One Piece, Dragon Ball,Naruto. Tudo isso foi desse jeito, e independente de como foi no mangá, quantos capítulos levou pra introduzir a história. O importante é vocês entenderem, não adianta a história ser boa, se ela for enorme.  Você pode sim criar algo legal em 50 páginas, tal como em 500. Mas mandar um projeto de iniciante de 500 páginas é zoado também E foi nessa que o Reki vacilou, o primeiro rascunho de SAO era enorme e de um escritor amador. Que nem tinha trabalhado com isso antes. ele tinha um limite de 120 páginas para apresentar sua história e ter a chance de publicação, acontece que a Light Novel 1 de Aincrad (que sim, foi editada. mas ainda sim é o mais perto que temos do rascunho original) contém  360 PÁGNAS. considerando que as edições forram mínimas, temos 3 vezes mais material. e mesmo que apenas as 120 páginas fossem apresentadas, a história não teria final. logo, seria descartada pela Dengeki. Fazendo com que fosse impossível SAO ser inscrito na época. Sendo que o mesmo quase ocorreu com AW anos depois. por pouco Reki conseguiu uma versão de 120 páginas para apresentar sua história. 

Logo, o Reki  publicou SAO em seu site,  o Word Gear, surgindo assim a Web Novel. 

Vale citar que isso é meio incerto, a Web Novel não existe mais. Mas o que podemos ter 97% de certeza que o que era o rascunho original era o que chamamos hoje de novel 1, com várias mudanças indo de um Kirito de cabelo espetado que usava capacete até uma Asuna que mata Kuradeel, uma das 40.000 vítimas do castelo flutuante Aincrad, o jogo que funciona no sistema Nerdles. 

E ta? Qual é a sinopse?

Bem, no ano de 2011 era lançado o NerveGear, um aparelho capaz de fazer as pessoas entrarem dentro do jogo, mas sem o lado do isekai. Apenas a mente delas entrava. E dizer que ela entrava é meio forçado. Mas enfim. 

Em 2012 era lançado o SAO, o primeiro jogo AAA desse aparelho, mas ele era uma armadilha. Os jogadores não poderiam sair e teriam que vencer todos os chefes para fazer o logout. 

  • Ok, é isso a proposta de mundo tal como: 
  • Um garoto que come uma fruta do tinhoso 
  • Um moleque órfão que tem um capeta de 9 caudas no próprio bucho 
  • Ou até mesmo um garoto que vê gente morta mas não é esse aqui, que pistola pra tudo e agora que virou um Shinigami, mas ao invés de ser isso ta mais pra isso.

Podemos ver aqui como One Piece é péssimo. Afinal, o Luffy já começa foda no início do anime, e nós nem ao menos vemos com ele desenvolveu as suas habilidades de Gommu goomu pistol ou Gommu gomumu no cannon. Naruto e DBZ nem se dão ao trabalho de mostrar como essas crianças conseguiram sobreviver sozinhas. Assim como Bleach começa e você não faz a menor ideia como esse moleque ta vendo gente morta. 

Piadas a parte, com essa proposta apresenta, SAO segue com Kirito, um jovem de atualmente 16 anos que joga solo, quer dizer, por um breve período ele jogou em party com uma guilda, mas atualmente todos, menos o Kirrito obviamente, estão mortos. A grande questão é quando uma jogadora de alto nível aparece e sua relação com Kirito começa a se tornar cada vez mais íntima. Chegando ao ponto onde fica claro como um se importa com o outro. E a questão é, será que o Kirito merece amar de novo alguém? E se ele perder ela...? 

Bem, como podem ver o anime aperfeiçoou isso por mostrar a personalidade de Kirito com outras garotas. Justificando assim sua segunda espada, a bondade dele, mostrando que ele é capaz de se sacrificar pelos outros, justificar que sim, se você upa você fica forte, coisa que aparentemente é culta dms pros supostos criticuzinho dos anime por ai entra outras coisas que ocorrem entre os ep 3 ao 7 da primeira temporada. O problema é que nem todo mundo vê as coisas assim, acreditando que com base no ep2 a história seria aquilo. Cada ep, um chefe. 

Mas e seu eu disser pra vocês que essa história é um baita filer? Ela é parcialmente baseada numa história que foi escrita em algum momento entre os anos de 2002 a 2008. Nela, Kirito ainda está no andar um.  Kawahara ou melhor Fumio Kunori desenvolveu um estilo particular de sempre dar um foco para personagens femininas fortes. Sendo essas duetranoistas. O problema que após criar tantas personagens ele se viu num problema, ela precisava de alguém forte para estar ao lado de Kirito no início de tudo. Assim justificando haver tantas explicações de mundo.  afinal, a narrativa onde Kirito ''conversa com o leitor'' até funciona, mas isso podia ser expandido. e ter alguém ao lado do Kirito ajudaria a deixar as explicações mais atreladas a história, tal como mais interessantes. 

O Kirito não estaria falando com o leitor toda hora, e sim com alguém. Assim ficaria expositivo, mas pra livro funciona, e seria divertido. Afinal seria uma noob e um pro naquele assunto, algo que começaria a mudar com o passar da história, com aquela noob se torando uma real pro no jogo da morte. O problema era, Sachi só viria após andar 25, então. Um furo teve que ser criado, mostrando que Kirito e Asuna se conheciam desde do início. que fique bem claro, esse furo não tem muita relevância se você não é leitor da Light Novel, e é exatamente por isso que APENAS PESSOAS QUE LERAM A NOVEL 1 FALA DELE, se você está supresso em ver que os haters nunca dizem ''Nem era pra Progressive existir, é devido ao fato que como eles passam tempo e mais no soltão da mãe deles, eles não se deram ao trabalho de ler a Light Novel para saber como a escrita é. e caso esteja em dúvida, segue ai o famigerado trecho onde Kirito afirma que não conhecia Asuna profundamente, criando assim o furo em Progressive

O Furo existe e é assumido pelo próprio Reki, mas das palavras dele:                  

Como colocar alguém alguém assim que não fosse a própria Asuna? 

Afinal, ela sempre foi a escolha dele como par romântico.  Sachi pode até ter sido seu primeiro amor, mas Asuna sempre foi a prioridade na sua vida. 

Tanto que: 

  • Em Aincrad ele pensou em abadonar tudo, e isso inclui todos os jogadores ainda vivos do SAO, pra viver com ela no jogo 
  • Em FD ele foi com tudo parra tirar ela do ALO e impedir que Sugou case com ela. Afinal, Sugou deixou clarro que ele não tinha boas itenções com essa união com os Yuuki 
  • PB ele de proposito esconde o que estava fazendo para não por ela em risco. Afinal nem mesmo o Kirito de início conseguiu pensar em como Death Gun matava suas vitimas. E lembrando que, Sinon está auqi pq ela foi envolvida, mas asuna não está pq era o Kirito que o Kikuoka queria. Tanto que isso volta em Alicization 
  • Onde Kirito foi uma peça fundamental pro Projeto Alicization, o Kikuoka sabia que ele poderia manipular o Kirito, mas a Asuna não. Kirito desconfiava de suas intenções mas ele tinha uma divida eterna por Kikuoka ter dito em que hospital Asuna estava e lembrando que, foi o Kirito que zerrou o SAO. Logo, não faria sentido ela ser a beta teaster do Projeto Alicization 

Por fim, vale citar que Progressive inicialmente estava na mesma colocação que as histórias da Sachi,Silica e Lis estão. Era uma Side Story. Tal como Calibur e Mothers Rosario tbm são. O problema é que o Reki não parou por ai, ele escreveu toda a história do primeiro andar, que que fique bem claro é mais coisa do que o anime do ep 2, e ele seguiu com histórias dos andares seguintes. Ele compilou essas história e criou a categoria SAO Progressive. 

''Mas a questão é, pq não começar por ele?''

Bem, SAO Progressive foi lançado após o anime iniciar. E a frequência dele não é das melhores. Enquanto as LN normais saem por volta de 3 por ano, Progressive é uma média de 1 ao ano.

Sendo que só o andar 6 levou duas novels para ser completo, sendo que novel 1 de SAOP é andar 1 e 2. uma baita diferença mostrando como as subtramas evoluíram. O que antes era um complemento ou histórias bobas, agora conseguem compor um livro inteiro aliado a própria história de zeramento do andar, lembrando que tudo isso está amarrado numa mesma teia, com Progressive complementando Hopeful Chant, que complementa O.S, mas essas precisam do Arco Aincrad original para fazerem sentido, o que compõe não só a novel 1 , como também a história da Sachi, que é pós Progressive, e seus eventos finais se passam depois da morte de Yuna. ou seja, é tudo a mesma coisa, mas são histórias diferentes que necessitam de tempo para se alinharem. ver na cronologia até faz sentido, mas a narrativa não cronologia é mais recomendada por ela querer ser contada assim por plots e surpresas que seriam mais impactantes depois. Com isso, entendam que Progressive complementa a série principal. Existe deixas em progressive que complementam Alicization, assim como um evento numa história que existe na novel 8 que continua a novel 1 antecede progressive e é referenciada em Alicizaton. ou seja, na cronologia da Novel nós vemos:

  • Aincrad [2 livros]
  • Fairy Dance [2 livros]
  • Phantom Bullet [2 livros]
  • Mother's Rosario (voltando com forte importância da Asuna) [Volume único]
  • Early And Late (deixando tudo mais suave. explicando assim Kirisuna,A Calibur e a tal pessoa que Kirito encontra pós deixa o Klein). [Volume único]
  • Início de Alicization [2 livros]
  • Linha progressive intercalando com Alicization [Em torno de 12 livros] 

E ai sim, quando chegamos no sonho de Kirito, veremos como foi melhor ver aquela história pouco antes de Alicization, já que chegar aqui quase tomou 10 livros (só de Alicization) se a narrativa fosse cronologia, além de ser quebrada dada ao fato de Progressive ainda está sendo publicado, e está série ficou num hiato entre os anos de 2018 e 2021 , enquanto a linha principal seguiu em frente. Eu tenho noção que existem muitos mangás que entram direto em hiatos, como HxH e Berserk, infelizmente com esse último, como sabem, sendo definitivo dado a morte prematura de seu criador. Kentato Miura morreu aos 54 anos antes de finalizar sua obra. Deus me livre cogitar isso pra SAO ou qualquer outra obra, mas o ponto eu quero colocar aqui é que Reki Kawahara é um ser humano como qualquer outro, e infelizmente ele teve que pausar Progressive, o que em teoria, tronaria impossível de nós prosseguirmos a acompanhar sua série, não?

Mas é claro que não.

Como qualquer outro fã de SAO eu quero sim que ele complete tudo, indo até ao andar 73, mando um baita cliffhangerr pra novel 1 de Aincrad. mas temos que ser realistas, seu estilo estilo de escrita é muito complexo, o que dificulta cogitar ler SAO. Logo, entendam que Progressive, mesmo que bom, ainda sim depende de você conhecer aqueles personagens, mesmo que estamos vendo uma versão de 2 anos no passado, se o anime fosse feito com os rascunhos do Reki de Aria,Rondo,Concerto e Baracole  mal chegaria a 2014 e A-1 não teria mais material pra adaptar. Enquanto a série principal iria render no mínimo 3 temporadas. Tanto que isso foi feito e durou entre 2012 a 2020. Quase 10 anos mostrando aquela história, com só agora a adaptação de SAOP iniciando, aparentemente feita em filmes. Com agora sim, tem um certo material, por mais que eu ainda ache pouco pra iniciar adaptação. E outra coisa, Aria é legal? é. 

Mas ele não é uma história fechada. Ele começa já no andar 1, ou seja, sem o ep do Klein aquilo não faz sentido. O que obriga a A-1 a adaptar aquilo também ou trocar aquilo pelo ponto de vista da Asuna. Sendo que o protagonista da série e personagem mais bem desenvolvido, é o Kirito. Afinal até então ele tem por volta de 32 livros livros de desenvolvimento. 

Enquanto o anime mal deve ter pego 30% de UM livro. Essa é a diferença, de um personagem que para leigos é unilateral pra um cara teve uma evolução muito perceptível isso só nos 3 primeiros arcos.  Aria demonstra ainda um personagem um pouco imaturo, fazendo coisas que hoje em dia ela não faria. Um pouco sem foco ainda no que ele vai fazer, sem ter criado o compromisso de proteger aquela pessoa e digo mais, com suas habilidades ainda muito iniciais. ou seja, não esperem ele o filme todo com o visual clássico, ou tão pouco ele tão forte quanto era na linha principal.

Logo, vocês finalmente entenderam o que SAO Progressive ele não é reboot. Ele é uma prequel, tem furo? tem. Mas ele é fácil de aceitar até pq história grande uma hora ou outra vai ter furo. 

Ele é bom? isso vai de cada um. Ele é uma escrita depois de anos de treinamento e experimentação do Reki.  Mas a questão é que ele é uma história SIM pensada a longa prazo, isso vai no sentido que tudo ainda está sendo feito, desenvolvimento real dos personagens tem que ser visto quando mais material estiver em nossas mãos. Então, com isso você está pronto parra Progressive